Conecte-se conosco

header-top


 






 

26/01/2025
 

Enchente 2024 Canoas

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ do RS com 126 casas em Canoas

Redação

Publicado

em

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ do RS com126 casas em Canoas - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O governo do Estado inaugurou na manhã desta quinta-feira, 4, o primeiro Centro Humanitário de Acolhimento (CHA), em Canoas. O local foi denominado Recomeço, e planejado para garantir atendimento humanizado a famílias que perderam suas casas nas enchentes de abril e maio no Rio Grande do Sul.

Onde fica

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ com tem 126 casas em Canoas

Foto Joel VargasAscom GVG

Localizado na avenida Guilherme Schell, nº 10.470, próximo à passarela da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), o Centro, que receberá cerca de 630 pessoas, conta com 126 casas modulares, banheiros, refeitório, lavanderia coletiva, berçário, fraldário, posto médico, policiamento 24h, ambientes multiuso e espaços para crianças e para animais de estimação.

Serviços

Tem, ainda, serviços de água, saneamento, energia elétrica e wi-fi gratuita. Também haverá assistência médica e social e atividades de integração. Além disso, as crianças receberão apoio psicológico e acompanhamento por psicopedagogos e pediatras especializados em desenvolvimento infantil.

Plano Rio Grande

O governo do Estado é o responsável pelo planejamento, com o Gabinete do Vice-Governador (GVG) à frente da coordenação do projeto, cujo período entre o início das obras e a entrega do espaço durou apenas um mês.

A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.

Colaboradores do projeto

Diversos atores contribuíram na realização do espaço. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac financiou a instalação de estruturas provisórias e a gestão do Centro, que será realizada pela Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM). A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) doou as casas modulares, e o Exército Brasileiro auxiliou na montagem dessas unidades.

Prefeitura de Canoas

A Prefeitura de Canoas auxiliará na prestação de diversos serviços, além de ter providenciado as instalações hidrossanitárias e a distribuição de pontos de luz para os ambientes externos. O Centro recebeu também doações de empresas privadas e organizações, como a Oi S.A., Whirlpool Corporation, Cordeiro Kids e Movimento União BR.

Durante a cerimônia, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, ressaltou todo o esforço do Poder Público e dos voluntários, desde a madrugada de 4 de maio, quando a cidade e o Estado foram assolados pela catástrofe climática histórica.

“Todos nós, desde lá, estamos empenhados em um conjunto de tarefas. Foram 66 mil pedidos de socorro. Foi um trabalho de milhares de voluntários, pessoas humildes, que, às vezes, pegaram bote, organizaram algo para salvar vidas. Se não fosse eles, essa tragédia já seria muito maior”, disse.

Cerimônia de inauguração

Presente na cerimônia de entrega do Centro, o governador  Eduardo Leite destacou os principais passos para garantir assistência ao povo gaúcho atingido pela catástrofe climática.

“O primeiro passo, resgatar; o segundo, abrigar imediatamente ainda que não nas condições ideais; e o terceiro é buscar a melhor dignidade, mais carinho, mais atenção, mais estrutura, para que estejam em melhores condições. Nós vamos perseguir cada um dos passos até que tenhamos as casas definitivas, como cada uma das famílias merece”, disse.

“Dignidade é a palavra”

Responsável pelas ações de construção do centro, o vice-governador Gabriel Souza fez um agradecimento aos parceiros que contribuíram com doações de equipamentos e serviços para que o CHA Recomeço se tornasse realidade.

“Dignidade é a palavra que nos moveu na construção do espaço em apenas 30 dias. Estruturas como esta costumam levar meses para ficarem prontas, mas, graças ao apoio de muitas mãos, estamos abrindo o centro com rapidez para receber famílias que dormiam em ginásios. Nosso objetivo é não ter mais nenhuma pessoa vivendo em lugares sem as devidas condições”, disse Gabriel Souza.

Informações gerais

Área total do Centro Recomeço: 30 mil metros quadrados

A preparação do terreno começou em 4 de junho, e a montagem das unidades habitacionais pelo Exército, em 17 de junho. Em um mês, o espaço foi entregue.

Tamanho das unidades habitacionais: 17 metros quadrados cada

São 126 casas com capacidade máxima para receber 630 pessoas. Cada unidade habitacional pode receber até cinco pessoas. Elas estão equipadas com beliches, cama de casal e berços, conforme a necessidade de cada família.

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ com tem 126 casas em Canoas- Foto Joel VargasAscom GVG

Foto Joel VargasAscom GVG

Total de banheiros

  • 28 containers, que incluem sanitários e chuveiros

Sanitários

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ com tem 126 casas em Canoas- Foto Joel VargasAscom GVG

Foto Joel VargasAscom GVG

  • 76 sanitários comuns, entre feminino e masculino
  • 15 sanitários para pessoas com deficiência (PcD)

Chuveiros

  • 48 chuveiros comuns
  • 6 chuveiros para PcD
  • A OIM recomenda um banheiro a cada 20 pessoas. No Centro Recomeço, há um banheiro a cada 7 pessoas.

Montagem das unidades 

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ com tem 126 casas em Canoas- Foto Joel VargasAscom GVG

Foto Joel VargasAscom GVG

Os militares da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, da cidade de Ponta Grossa, no Paraná, realizaram a montagem das 126 casas modulares doadas pela Acnur. A ação foi realizada por cerca de 50 militares.

Lavanderia coletiva 

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ com tem 126 casas em Canoas- Foto Joel VargasAscom GVG

Foto Joel VargasAscom GVG

Oito máquinas de lavar e oito máquinas de secar estão disponíveis. As máquinas foram doadas pela empresa Whirlpool Corporation e poderão ser utilizadas pelas famílias, que terão também um espaço de varal para estender as roupas.

Refeitório

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ com tem 126 casas em Canoas- Foto Joel VargasAscom GVG

Foto Joel VargasAscom GVG

O refeitório tem capacidade para 450 pessoas. A alimentação será fornecida por uma empresa contratada pela OIM. Serão oferecidas três refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar.

Lactário e fraldário

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ com tem 126 casas em Canoas- Foto Joel VargasAscom GVG

Foto Joel VargasAscom GVG

Terá uma sala equipada com berços, cadeiras de amamentação, espaço de trocador, geladeiras, torneiras de água quente, bebedouros e micro-ondas para esquentar mamadeiras.

Segurança

O Centro contará com um posto da Brigada Militar 24h/dia. Além disso, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) de Canoas será a responsável pelas câmeras do circuito interno de monitoramento conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e também pela vigilância privada.

O local dispõe também do serviço da Guarda Municipal (GM) para resposta imediata às demandas de emergência pelo telefone 153.

Transporte

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) de Canoas, a linha de ônibus Morart atenderá o Centro Recomeço, no bairro São Luís. Em Canoas, o passe livre nas linhas municipais permanece em vigor.

Posto médico

Haverá dois consultórios, uma sala de atendimento e uma sala de recuperação. Os atendimentos serão realizados por equipes das secretarias de saúde e de assistência social do Estado e do município.

Espaço das crianças

Inaugurada primeira ‘Cidade provisória’ com tem 126 casas em Canoas- Foto Joel VargasAscom GVG

Foto Joel VargasAscom GVG

O Espaço Kids, organizado pela Associação Resgate Cordeiro, oferece uma ampla variedade de brinquedos e serviços para crianças. O espaço conta com tatame, mini móveis, brinquedos educacionais, livros e materiais escolares.

Serão oferecidos apoio psicológico para lidar com estresse pós-traumático e acompanhamento por psicopedagogos e pediatras especializados em desenvolvimento infantil.

Espaço Multiuso

O local será equipado com TV e cadeiras para oferecer aos acolhidos um espaço de entretenimento e onde também poderão ocorrer atividades informativas.

Espaço para animais

Ponto de apoio para que as famílias possam deixar os seus animais de estimação durante a noite e também quando estiverem fora do Centro. Seguindo orientações técnicas, o local tem divisórias de madeira para evitar que os cães fiquem estressados ou latindo ao verem uns aos outros.

Além disso, terá uma área ao ar livre, com cercamento, para que os animais possam brincar e passear com seus tutores durante o dia.

Gestão do Centro

Com larga experiência em desastres em todo o mundo, a OIM foi contratada para ser a gestora do espaço.

A instituição será a responsável pelo estabelecimento de regras de convivência, monitoramento de serviços, atividades de saúde mental e garantia de alimentação aos acolhidos, entre outras ações.

A OIM contará com uma equipe de cerca de 250 profissionais para gerir os três Centros que estão sendo implantados pelo Estado.

Triagem e entrada das famílias

No Centro Recomeço, as famílias entrarão de maneira gradativa, já a partir do primeiro dia. Os primeiros 500 acolhidos, que também incluirão mães solo e homens solteiros, chegarão até 10 de julho. Sua lotação total, com 630 pessoas, deve estar completa até 15 de julho.

Esse processo gradativo permite um acolhimento mais próximo e atento da população.

Critérios adotados para adesão das primeiras famílias

  • Se a família é monoparental (se possui filhos e apenas um dos pais);
  • Se há idosos na família;
  • Se há pessoas com deficiência (PcD);
  • Se há gestantes na família;
  • Se há pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na família;
  • Número de membros da família;
  • Especificidades de cada família, a fim de assegurar o acolhimento adequado às mais vulneráveis.

De quais abrigos virão as famílias 

As famílias desta etapa estavam abrigadas nas dependências da Universidade Ulbra, Clube Fênix e Sesi Cachoeirinha.

 

Enchente 2024 Canoas

Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução

Redação

Publicado

em

Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Canoas, o edital para convocação complementar de beneficiários do Programa Aluguel Social Canoense Reconstrução. O programa foi criado para contemplar 5 mil pessoas com R$ 2 mil, em parcelas de R$ 400, para auxílio no pagamento de aluguéis, após os alagamentos de 2024.

A lista com os nomes dos 889 convocados pode ser acessada aqui. Os beneficiados devem comparecer até o dia 24 de janeiro de 2025 na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, na Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças, das 8 às 18 horas.

O que precisa levar

É necessário levar cópia autenticada do contrato de aluguel com assinaturas reconhecidas em cartório (ou assinaturas digitais mediante comprovação) e cópias comuns das identidades do locador e do locatário. O imóvel a ser locado precisa estar situado na Região Metropolitana de Porto Alegre e não pode estar em área de risco ou interditado.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Prefeitura de Canoas prorroga estado de calamidade pública até 10 de março de 2025

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas prorroga estado de calamidade pública até 10 de março de 2025

Na segunda-feira, 23, a Prefeitura de Canoas publicou no Diário Oficial do Município o decreto 541/2024, que prorroga o Estado de Calamidade Pública até o dia 10 de março de 2025. O texto, assinado pelo prefeito Jairo Jorge, determina a extensão da vigência do Decreto 176, de 6 de maio de 2024.

A decisão tem como base o Decreto Legislativo Estadual nº 57.905, de 11 de dezembro, e visa dar continuidade às ações emergenciais e de recuperação necessárias para mitigar os danos causados pela maior enchente da história de Canoas.

A manutenção do decreto assinado é necessária, entre outros pontos, em função da intensidade dos eventos climáticos, da permanência dos efeitos decorrentes, com danos materiais, ambientais, humanitários, econômicos e sociais.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Divulgada lista com mais de 889 beneficiários do Aluguel Social em Canoas

Redação

Publicado

em

Divulgada lista com mais de 889 mil beneficiários do Aluguel Social em Canoas

A Prefeitura de Canoas divulgou nesta quarta-feira, 18, a lista com o nome de mais 889 beneficiários do programa Aluguel Social, que destina R$ 1 mil por até 12 meses para quem aguarda os imóveis definitivos serem adquiridos ou construídos pelo governo federal.

A lista completa dos canoenses incluídos na ação pode ser conferida no Diário Oficial do Município (DOMC). Outras 1.069 pessoas já vêm recebendo o benefício, chegando a 1.958 o número de famílias contempladas na iniciativa, um aumento de 83% no número de contemplados.

Os abrigados nos Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs) ainda não estão nesta relação. O teto de pessoas que podem ser incluídas no programa é 2.500, sem abertura de novo prazo para inscrições.

Segundo o prefeito Jairo Jorge, o aumento do número de beneficiários reflete o impacto prolongado das enchentes e a necessidade de oferecer suporte às famílias que ainda enfrentam dificuldades para se restabelecer.

“Estamos ampliando o programa, prevendo também que moradores de áreas de risco, onde obras emergenciais como a construção de diques e casas de bombas estão em andamento, tenham prioridade, mesmo sem inscrição prévia. Também estendemos as inscrições para as famílias que estão nos Centros de Humanitários de Acolhimento (CHAs)”, informou o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo da Silva, acrescentou que a Prefeitura recebeu a inscrição de mais de 15 mil famílias. Mais de mil já estão recebendo o benefício, e outras estão em processo de finalização de vistorias e apresentação de documentação.

Em função do estado de calamidade, a reconstrução da cidade, como as obras do sistema de proteção às cheias, demanda o reassentamento de algumas famílias, sendo necessário indicá-las a programas habitacionais futuros.

Benefício

As 542 vagas deverão ser preenchidas por pessoas que estejam nos CHAs, residam nas  áreas dos diques e por demais inscritos da classificação geral.

O benefício é concedido mensalmente e pago via Pix, mediante apresentação de contrato de locação e recibos mensais. Caso os comprovantes não sejam entregues até o dia 10, o pagamento pode ser suspenso no mês seguinte. A iniciativa foi criada em junho deste ano para atender às vítimas das enchentes.

Confira a lista dos novos contemplados no Aluguel Social

Aluguel Social_18122024

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques