Conecte-se conosco

header-top



 




 

13/05/2024
 

Educação

GREVE DE SERVIDORES: Campus Canoas do IFRS suspende aulas a partir de segunda-feira

Redação

Publicado

em

O campus Canoas do IFRS foi notificado sobre a deflagração de greve por tempo indeterminado dos servidores do campus nesta sexta-feira, 26.

Em âmbito estadual, a paralisação já ocorre desde o dia 22 de abril. Entretanto, as aulas ainda seguiam ocorrendo de forma oficial na sede da instituição no município, mesmo com significativa adesão da categoria na cidade.

A direção-geral do campus optou então por suspender as atividades a partir da segunda-feira, 29. O Conselho de Campus foi convocado para deliberar sobre a suspensão do calendário acadêmico de 2024 durante o movimento no campus.

Tanto o SINDOIF, que representa os professores do IFRS na Região Metropolitana, quando a direção já se propuseram a fazer a devida reposição das aulas assim que a greve terminar.

Reivindicações

Em assembleia na última quarta-feira, 24, os professores das instituições federais de ensino superior rejeitaram por unanimidade a atual proposta do governo federal para acabar com a paralisação.

Em contraproposta aprovada e enviada ao Comando Nacional da Greve, que regra a greve nos Institutos Federais nos Estados brasileiros, os docentes apontaram o que consideram ser as oito principais reivindicações do movimento:

  1. Recomposição do orçamento 2024 das instituições federais de ensino aos valores executados em 2023, inclusive no que se refere à assistência estudantil.
  2. Revogação imediata da Portaria MEC 983/2020.
  3. Somar os valores de vencimento básico (VB) e de retribuição por titulação (RT), em 2024, formando um único valor de remuneração docente.
  4. Aplicação linear de 3,5% na remuneração docente a partir de junho de 2024.
  5. Concordância com a proposta do governo referente a janeiro de 2025: reajuste de 9% e ampliação dos steps de 4% para 4,5% para progressão entre os níveis 2 até 4 das classes Adjunto e Associado (MS) e das classes DIII e DIV (EBTT).
  6. Aplicação de 8,8% de reposição em maio de 2026 e ampliação dos steps de 4,5% para 5% para progressão entre os níveis 2 até 4 das classes Adjunto e Associado (MS) e das classes DIII e DIV (EBTT).
  7. Aceitar a proposta de benefícios para maio de 2024 e exigir equiparação com os valores do judiciário e do legislativo até 2026.
  8. Apoiar a pauta de reposição salarial dos colegas técnico-administrativos em educação.

Educação

Enem dos Concursos é adiado em todo o Brasil por conta do desastre ambiental no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Enem dos Concursos é adiado em todo o Brasil por conta do desastre ambiental no Rio Grande do Sul

A ministra da Gestão, Esther Dweck, disse nesta sexta-feira, 3, que seria “impossível” a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) no Rio Grande do Sul que seria realizado domingo, 5.

A declaração da Ministra foi dada logo após a aplicação das provas do “Enem dos Concursos” serem adiadas pelo Governo federal por conta do estado de calamidade em que o estado do Rio Grande do Sul se encontra neste momento, após fortes chuvas assolarem os municípios, causando deslizamentos de terra, bloqueios de vias, enchentes, paralisação dos serviços e das aulas nas escolas municipais e estaduais, além de mais de 30 mortos e 60 desaparecidos.

As provas seriam realizada em 288 cidades do país.

Continuar a ler

Educação

Canoas suspende aulas na rede municipal na manhã de quinta-feira

Redação

Publicado

em

Canoas suspende aulas na rede municipal na manhã de quinta-feira

A Prefeitura de Canoas informou na tarde desta quarta-feira, 1º, que, por conta da previsão de continuidade da chuva e dos ventos fortes, as aulas em toda a rede municipal estão suspensas na manhã da quinta-feira, 2.

Ainda, que pela manhã será feita uma nova avaliação para definir sobre o turno da tarde. A sede da SME seguirá aberta normalmente.

Continuar a ler

Educação

Ulbra e Uniritter promovem aulas virtuais por conta da chuva; Unilasalle mantém comparecimento presencial

Redação

Publicado

em

O volume de chuvas previsto até o final da semana pelos institutos meteorológicos também afeta as atividades em universidades de Canoas. Nesta terça-feira, duas instituições de ensino superior anunciaram que, no turno da noite desta terça-feira, 30, haverá alterações nas aulas previstas.

A Ulbra anunciou que as aulas ocorrem em formato virtual através do software Google Meet. Os professores da universidade enviarão os links aos alunos através da Plataforma Aula, utilizada para diversas atividades virtuais na instituição. A medida atinge não apenas o campus de Canoas, mas também as sedes em Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo e Torres.

A Uniritter também virtualizou as aulas nesta terça. Também haverá a distribuição de links para as aulas por parte dos docentes, tanto em plataforma online dedicada ou por e-mail aos universitários.

Por fim, a Unilasalle publicou comunicado em que afirma que irá manter as aulas presenciais durante a noite. Entretanto, alunos tanto do presencial como do EaD poderão justificar suas ausências caso tenham problemas de deslocamento. Todas as avaliações previstas para esta terça-feira na instituição ficam adiadas para a próxima semana, no dia 7 de maio.

O campus canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) continua com o calendário de aulas suspenso por conta da greve nacional dos servidores desde a segunda-feira, 29.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm