Conecte-se conosco

header-top


 






 

05/11/2024
 

Saúde

Hospital Universitário de Canoas paga salários e regulariza situação com fornecedores

Redação

Publicado

em

Hospital Universitário de Canoas paga salários e regulariza situação com fornecedores

A direção hospitalar a Prefeitura de Canoas, interventora do Hospital Universitário (HU) informam que conseguiram finalizar e promover a regularização das pendências financeiras. Apesar de assegurar a normalidade dos serviços sem prejuízos para o atendimento assistencial, o Executivo afirma estar empenhado em desbloquear a conta financeira do HU.

De acordo com a atual gestão, os atrasos com fornecedores resultaram do bloqueio da conta corrente da instituição de saúde desde o dia 19 de fevereiro. O entrave resulta de problemas relacionados à antiga gestora do hospital, a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam), que se tornou ré em uma ação trabalhista no Espírito Santo.

Desde maio de 2022, a Prefeitura realiza a gestão do HU, enquanto faz nova licitação para a seleção de empresa gestora.

“As ações, que estão tramitando na justiça por parte do hospital pedindo o desbloqueio, objetivam a devolução de cerca de 1,5 milhão retido, e para que não haja mais a indisponibilização da conta”, explica o secretário da Fazenda de Canoas, Luis Davi Vicensi.

Ele salienta que a Prefeitura, através da Procuradoria Geral do Município, continua trabalhando para liberar a conta e, assim, restabelecer de forma definitiva a situação financeira do HU.

“Esse bloqueio ainda é consequência da desastrosa gestão da Funam, que trouxe prejuízos assistenciais e financeiros para o hospital e para Administração Pública. Agradecemos a compreensão dos funcionários e reafirmamos o compromisso em ter no Hospital Universitário de Canoas uma gestão comprometida com aqueles que mais necessitam: a população”, completa o secretário.

Luis Davi enfatiza ainda que, diante dos desafios impostos pela situação, o Executivo adotou medidas administrativas cabíveis para regularizar os compromissos financeiros e garantir a quitação da folha mensal dos funcionários, que habitualmente ocorre no quinto dia útil.

Saúde

Bebês da UTI Neo do Divina são vestidos de Super Prematuros para marcar o início do mês da prematuridade

Redação

Publicado

em

Bebês da UTI Neo do Divina são vestidos de Super Prematuros para marcar o início do mês da prematuridade

Os 12 pequenos pacientes da UTI Neonatal do Hospital Divina participaram de uma linda ação organizada pela equipe multidisciplinar da área. Seus pais foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira, 1º, com os bebês vestidos de Super Prematuros, e claro, a emoção veio à tona.

Fotos do Vini Luz/RSDP

Todos bebês usando máscara e bracelete. As meninas de tutu e top, e, os meninos de capinha, confeccionados na cor roxa para marcar o início do Novembro Roxo na instituição.

Fotos do Vini Luz/RSDP

Atividades lúdicas buscam trazer boas lembranças aos pais, por mais que estejam passando pelos problemas característicos que envolvem a prematuridade. As roupinhas foram feitas por uma das colaboradoras da UTI.

Os 12 pequenos pacientes da UTI Neonatal do Hospital Divina participaram de uma linda ação organizada pela equipe multidisciplinar da área

Fotos do Vini Luz/RSDP

Campanha internacional

A campanha internacional sensibiliza sobre a prematuridade e conscientiza sobre os enormes desafios e mudanças que passam os bebês prematuros e suas famílias no caminho até a alta hospitalar.

Segundo a pediatra e neonatologista Cristina Rosa Medina de Melo, coordenadora Médica do Centro Materno Infantil do HD, propiciar o contato pele a pele logo após o nascimento, se o estado de saúde permitir; ofertar o leite materno o mais precocemente possível; incluir a família nos cuidados com o bebê, preservando o vínculo, e o apoio psicológico são fundamentais.

“As medidas permitem que esta caminhada, longa e exaustiva, garanta aos pais uma preparação e conhecimento para continuar com segurança os cuidados futuros, ajudando no desenvolvimento integral e saudável do bebê prematuro”, explica a profissional

Continuar a ler

Saúde

DIA MUNDIAL DO AVC – 29 DE OUTUBRO: Você sabe reconhecer os sinais do Acidente Vascular Cerebral?

Redação

Publicado

em

DIA MUNDIAL DO AVC - 29 DE OUTUBRO: Você sabe reconhecer os sinais do Acidente Vascular Cerebral?

Em 29 de outubro, o Brasil se une ao restante do mundo para realizar um alerta internacional para os fatores de riscos do AVC – uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo.

Reconhecer os sinais do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é fundamental para a procura imediata por um local preparado para o atendimento. De acordo com o neurologista do Hospital Divina, Marcus Vinícius Brandão, a recuperação da doença está, diretamente, relacionada à rapidez no atendimento adequado à vítima.

O profissional alerta para que sejam observados o início súbito de qualquer um dos sintomas abaixo:

– Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
– Confusão, alteração da fala ou compreensão;
– Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
– Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
– Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

“As pessoas, ao perceberem estes sinais em um familiar ou, até mesmo, em si, devem procurar, imediatamente, o serviço de emergência. Este primeiro atendimento após o AVC é imprescindível para a melhora do paciente e para uma recuperação com o mínimo de sequelas”, explica Marcus.

O AVC acontece quando os vasos que levam o sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a morte da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

“Nem todos os episódios são iguais. Portanto, as reações e sequelas estão relacionadas a cada pessoa atingida. Mas é certo que o atendimento rápido e eficaz é essencial”, observa o neurologista.

Outro recado importante do médico é em relação aos bons hábitos como:

– Praticar atividade física regularmente;
– Manter um peso adequado;
– Controlar a pressão arterial, colesterol e diabetes;
– Ter uma alimentação saudável;
– Beber bastante água;
– Não fumar;
– Não abusar de álcool e outras substâncias;
– Dormir bem;
– Gerir o estresse;
– Fazer acompanhamento médico regular.

“A prevenção é o melhor remédio para o AVC, pois mais de 80% dos casos podem ser evitados”, orienta Marcus.

AVC mata

O Acidente Vascular Cerebral é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Entre janeiro e setembro de 2024, foram registrados 39.345 óbitos por AVC no Brasil, segundo dados do Portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela ARPEN Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais). Esse número equivale a seis mortes por hora.

Com base nos dados do Sistema de Internações Hospitalares/DataSUS, o Conselho Federal de Medicina (CFM) analisou os números da doença no Brasil entre 2014 e 2023. Nesse período, houve pouco mais de 2 milhões de internações, com aumento de 28% entre o primeiro e o último anos avaliados.

Apesar de ser prevenível e tratável, os casos de AVC aumentaram 70% globalmente entre 1990 e 2021, segundo um estudo da revista The Lancet Neurology. Além disso, as mortes por AVC cresceram 44% no mesmo período, com um aumento de 32% na deterioração da saúde relacionada à doença.

Continuar a ler

Saúde

Diretor do HU rebate denúncia de falta de insumos e atraso de salários

Redação

Publicado

em

Diretor do HU rebate denúncia de falta de insumos e atraso de salários

Na manhã desta quinta-feira, 24, o Dr. Carlos Humberto Cereser, cardiologista e atualmente Diretor do Hospital Universitário de Canoas (HU), desmentiu a falta de insumos e atraso de salários na instituição, denunciada na tarde de quarta-feira, 23, pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

“A minha vida toda a prioridade foi com o paciente, e quando eu assumi a Direção-Geral eu reuni minha equipe e comuniquei isso a eles. A medicina nasceu para atender os interesses do doente. Há pouco tempo fizemos uma pesquisa de satisfação junto às famílias dos pacientes e 80% responderam que o atendimento é muito bom”, destacou.

Insumos

Sobre a falta de insumos, Cereser disse que não há falta e citou as cirurgias cardíacas que são realizadas no hospital, com volume maior do que o Instituto de Cardiologista, e que, neste momento, as mais de 500 pessoas internadas na instituição estão sem nenhuma reclamação.

Pagamentos

Em relação aos pagamentos, o Diretor afirmou que os médicos que trabalham sob regime CLT estão rigorosamente em dia com seus salários e explicou que os demais funcionários que tem contrato com o hospital via CNPJ serão pagos no final de outubro, conforme acordado anteriormente com os profissionais.

Assista ao vídeo

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm