Conecte-se conosco

header-top


 






 

21/03/2025
 

Cultura

Biblioteca Pública inaugura exposição “Gatos nas Letras”

Redação

Publicado

em

Os frequentadores da Biblioteca Pública João Palmo da Silva (Rua Ipiranga, nº 105), podem acompanhar a exposição “Gatos nas Letras”, que apresenta 19 obras que tem esses bichos de estimação como tema.

A mostra segue até dia 1º de março. Segundo a bibliotecária Andréia Knob, os livros estão disponíveis para leitura e empréstimo. Entre os títulos estão “O gato malhado e a senhora Sinhá”, de Jorge Amado, “Garfield”, de Jim Davis, e “Bob, um gato fora do normal”, de James Bowen.

Escritores e seus gatos

É antiga a relação de grandes escritores com esses animais domésticos, sendo que alguns deles dedicaram obras inteiras aos felinos. De Julio Cortázar a Ernest Hemingway, de Ferreira Gullar a Carlos Drummond de Andrade. Jorge Luís Borges, Ezra Pound, Truman Capote, Tchecov, Yeats e Lewis Carroll também viveram cercados por eles. Mestre das histórias de mistério e suspense, Edgar Allan Poe utilizou-os como personagens de seus contos. T. S. Elliot escreveu um livro sobre os gatos.

A Biblioteca fica no térreo da Secretaria da Cultura, na Rua Ipiranga, 105, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Documentos para o cadastro:

  • Identidade com foto
  • Comprovante de residência atual no próprio nome ou dos pais (se o endereço estiver no nome de terceiros, é preciso apresentar declaração).

Cultura

Desfiles de Carnaval de Esteio serão no dia 28 de março

Redação

Publicado

em

Desfiles de Carnaval de Esteio serão no dia 28 de março

Cinco escolas de samba e quatro blocos carnavalescos vão participar dos desfiles do Carnaval esteiense. Promovido pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o evento será realizado no próximo dia 28 no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. A Passarela do Samba será montada junto ao Portão 9 (Avenida Celina Kroeff – Novo Esteio).

A festa começa às 20h, com a entrega das chaves da cidade para a Corte do Carnaval e o desfile do bloco formado por integrantes e convidados do Gabinete da Primeira-dama e do núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa).

Às 21h30min, começam os desfiles dos blocos Filhos de Mandela, Império do Samba e Princesa Africana, agremiações que receberão R$ 3 mil pela participação. Depois, será a vez das cinco escolas de samba da cidade disputarem os troféus.

A primeira a entrar na passarela, às 23h45min, será a Negritude, que falará sobre Ogum, um orixá guerreiro da Umbanda. Logo em seguida, será a vez da Acadêmicos de Esteio, que vai exaltar o sangue.

Os desfiles seguem com a Salgueiro, que terá como seu enredo a marcha das mulheres negras, com a Unidos do Viradouro, que falará sobre Maria Bonita, a rainha do Cangaço, e com a Mocidade Independente do Jardim Planalto, que fecha as apresentações falando sobre o destino.

As escolas serão avaliadas em nove quesitos diferentes, todos eles valendo troféus individuais: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria e comissão de frente. As três primeiras colocadas receberão troféus.

Cada agremiação receberá R$ 40 mil para a sua apresentação.  O valor será repassado através de projeto cultural da Cufa/Esteio. O Desfile de Carnaval será produzido pela Veveta Produções, com incentivo da Lei Rouanet do Governo Federal e patrocínio da Elo.

A entrada e o estacionamento, que devem ser feitos junto aos portões 9 e 10, respectivamente, (Avenida Celina Kroeff), são gratuitos.

Desfiles de Carnaval de Esteio

  • Quando: 28 de março, a partir das 20h
  • Onde: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (Portão 9 – Av. Celina Kroeff)
  • Quanto: Entrada e estacionamento gratuitos
  • Blocos: Gabinete da Primeira-dama/Cufa Esteio, Filhos de Mandela, Império do Samba e Princesa Africana

Escolas de samba:

Negritude
Enredo: Negritude, na fé, exalta Ogum! Cavaleiro de Umbanda, vencedor de demandas

Acadêmicos de Esteio
Enredo: Sangue, a essência da vida no pulsar da verde e rosa

Salgueiro
Enredo: Salgueiro é ébano da cor e essência. De punho cerrado, exalta a marcha das mulheres negras

Unidos do Viradouro
Enredo: A Viradouro hoje exalta Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, a força de uma mulher!

Mocidade Independente do Jardim Planalto
Enredo: O Destino é traçado na Palma da Mão

Continuar a ler

Cultura

Praia de Belas Shopping recebe “Chaves: A Exposição”

Redação

Publicado

em

Praia de Belas Shopping recebe Chaves A Exposição

Desembarca no Praia de Belas Shopping, “Chaves: A Exposição”, uma experiência única para fãs de um dos seriados mais amados de toda a América Latina. A mostra, que é inédita na região, celebra os 40 anos da estreia do programa no Brasil.

O evento leva os visitantes a uma verdadeira viagem ao universo de Chaves e Chapolin, além de relembrar personagens singulares criados e interpretados pelo saudoso Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito. Realizada em um espaço com 550m², distribuídos em nove ambientes, a exposição recria cenários fiéis como as casas de Seu Madruga e Dona Florinda, a clássica Vila, o segundo “pátio” e, é claro, o barril mais famoso de todos os tempos.

Para matar a saudade e reviver memórias, os visitantes podem se divertir nos recintos interativos, reproduzindo as peripécias de Chaves e seus amigos. Além de explorar todos os cantos da vila em tamanho real, o público tem a chance de tirar fotos em diversos pontos característicos da série, tornando a experiência ainda mais imersiva e nostálgica.

Outro destaque da atração, é a sala dedicada à vida e obra de Chespirito. O espaço é ambientado com itens replicados do autor, como a sua escrivaninha, suas paixões e o icônico quadro do Rei Pelé, um de seus ídolos, abraçando o personagem mais famoso de Bolaños.

Referência em lazer e entretenimento, o Praia de Belas Shopping é o primeiro shopping center do Sul do país a receber a atração.

“Este é mais um evento que reforça nosso compromisso em oferecer entretenimento de qualidade para a região. Chaves é um marco cultural para diversas gerações, e proporcionar essa experiência aos nossos visitantes é algo que nos enche de alegria. Esperamos que todos aproveitem essa viagem ao universo do seriado que conquistou tantos corações”, afirma Diego Rassier, gerente de marketing do Shopping.

Ingressos

Os ingressos custam 25,00 reais inteira, 12,50 reais meia, e podem ser adquiridos antecipadamente no site www.expochaves.com.br. A classificação da exposição é livre.

Continuar a ler

Cultura

Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado

Redação

Publicado

em

Documentário Mulheres Visíveis Kaingang Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado

No dia 26 de março, às 19 horas, a Câmara de Vereadores de Lajeado será palco do lançamento do documentário de curta-metragem “Mulheres Visíveis Kaingang”. A obra, gravada na aldeia Coqueiro, em Estrela, surge como um importante instrumento de reflexão sobre a visibilidade dos povos indígenas, com foco especial nas mulheres e sua incessante luta por direitos e reconhecimento.

O projeto é uma realização da Outside Audiovisual, com gestão cultural da Imago Produtora, e foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do Edital 274 Audiovisual Lajeado, promovido pela Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).

Com roteiro e direção de Monique Mendes, descendente indígena com mais de dez anos de experiência no cinema e pós-graduanda em Cinema e Audiovisual, este é seu primeiro filme assinado tanto no roteiro quanto na direção. A produção busca trazer ao público um retrato da luta feminina indígena, abordando as dificuldades enfrentadas para conquistar espaço e reconhecimento.

Documentário Mulheres Visíveis Kaingang Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado

Documentário Mulheres Visíveis Kaingang Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado

Documentário

O documentário traz um relato sobre a história de Maria Antônia Soares, uma das primeiras caciques da região e uma figura inspiradora para as mulheres da aldeia Jamâ Ty Tânh, em Estrela. Sua trajetória de liderança e resistência serviu de referência para as mulheres de sua família, que seguem na defesa dos direitos indígenas e da preservação da cultura Kaingang. A cacique Márcia Soares dá voz à narrativa e nos faz refletir sobre a forma que são percebidos.

O filme evidencia a falta de respeito que ainda persiste contra os povos originários e destaca a urgência de um debate mais amplo sobre o tema. Ao dar voz às mulheres que seguem lutando por espaço e dignidade, “Mulheres Visíveis Kaingang” se torna uma ferramenta essencial para abrir discussões sobre direitos indígenas, igualdade e reconhecimento histórico.

O lançamento do documentário na Câmara de Vereadores de Lajeado promete ser um momento marcante para a cultura e para a luta indígena, reforçando a importância da representatividade feminina nos processos de resistência e valorização da identidade Kaingang.

Ficha Técnica:

  • Direção e roteiro : Monique Mendes
  • Direção Assistente: Taisa Ennes
  • Montagem: Taisa Ennes
  • Direção de Fotografia: Rafael Duarte
  • Finalização: Rafael Duarte
  • Direção de Produção: Jeferson Silva
  • Trilha Original: Lucas Brolese
  • Captação de Áudio: Amiel Scheid
  • Desenho de Som: Amiel Scheid
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques