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16/01/2025
 

Cultura

O que esperar dos desfiles do grupo especial do Rio?

Redação

Publicado

em

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli 

Quem acompanha os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro pela televisão, redes sociais ou no sambódromo certamente já tem suas favoritas ao título de campeã do carnaval, seja pela torcida ou pelo samba. Antes das 12 escolas desfilarem, tudo pode acontecer: desfiles que surpreendem e favoritas que não correspondem à expectativa. Ainda assim, considerando os enredos, estrutura e preparação de cada escola, é possível fazer alguns prognósticos.

São noves quesitos de julgamento, cujas notas serão divulgadas na quarta-feira de cinzas: enredo, samba-enredo, bateria, harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, fantasias, alegorias e comissão de frente.

Os desfiles ocorrem no domingo e na segunda, dias 11 e 12/02, com a seguinte ordem: no domingo, Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Tijuca e Imperatriz; na segunda-feira, Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Tuiuti e Viradouro.

Listamos alguns pontos fortes e fracos de cada escola e o que merece grande atenção em cada escola:

Porto da Pedra – Campeã do grupo de acesso – série ouro – em 2023, está voltando ao grupo especial após 10 anos. Sua missão de se manter no especial é, como sempre, bem difícil. Pontos fortes: carnavalesco (manteve o campeão Mauro Quintaes), enredo (Lunário Perpétuo: a profética do saber popular), samba e intérprete (Wantuir). Pontos fracos: ser a primeira escola a desfilar, não ter a estrutura das demais.

Beija-Flor – A supercampeã do século XXI encara a difícil tarefa de fazer uma grande apresentação sendo a segunda a desfilar no domingo. Vem de um quarto lugar no ano passado, mas tem novo carnavalesco: João Vitor Araújo – pupilo de Rosa Magalhães. O enredo sobre os delírios de Rás Gonguila (para falar do carnaval de Maceió e da realeza africana) é interessante, mas uma incógnita sobre como será representado. Pontos fortes: o casal de mestre-sala e porta-bandeira (Claudinho e Selminha Sorriso), o canto das alas, a estrutura para desenvolver boas alegorias e fantasias. Ponto fraco: o samba.

Salgueiro – Uma das escolas mais fortes do carnaval carioca, nos últimos anos esteve um pouco longe do título e no ano passado ficou em sétimo lugar. Apesar de perder pontos em enredo em 2023, manteve o carnavalesco, Edson Pereira, reconhecido pela qualidade das alegorias. Pontos fortes: o apelo político do enredo (Hutukara, sobre os yanomami), o samba, o canto das alas, a bateria. Pontos fracos: as dificuldades recorrentes na evolução.

Grande Rio – Campeã em 2022 com um desfile antológico, obteve um sexto lugar morno em 2023. Porém, os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora estudam e planejam há bastante tempo o enredo sobre a cosmovisão tupinambá e o imaginário da onça. As imagens do barracão indicam um belo conjunto alegórico e a escola pode surpreender em 2024. Pontos fortes: o enredo (Nosso destino é ser onça), o samba melodioso com a bateria mais cadenciada, as fantasias (conforme os protótipos divulgados). Pontos fracos: precisa superar as dificuldades de harmonia e evolução do ano passado.

Tijuca – A escola não tem realizado bons desfiles desde 2020, ficando três vezes em nono lugar. Dessa vez aposta na experiência do carnavalesco Alexandre Louzada (que estava na Beija-Flor). Os spoilers do barracão indicam que a escola deve apresentar uma plástica muito superior à dos últimos anos. Pontos fortes: a experiência do carnavalesco, a bateria, um bom conjunto estético (conforme o que já foi divulgado). Pontos fracos: o enredo duvidoso sobre os mitos de Portugal (Um conto de fados), o samba (talvez o pior do ano).

Imperatriz – Campeã de 2023 e forte candidata ao bicampeonato. Deve fechar com chave de ouro a primeira noite de desfiles, com um enredo lúdico (O testamento da cigana Esmeralda) e a estrela do carnavalesco Leandro Vieira. Pontos fortes: o enredo, o samba, o carnavalesco, o conjunto alegórico (pela expectativa conforme o que já foi divulgado), a gestão e organização da escola. Pontos fracos: nada consta.

Mocidade – Penúltima colocada em 2023, já vinha de um desfile desastrado em 2022. Houve quem apostasse no rebaixamento da escola, mas fala-se em novo aporte de recursos nos bastidores. O samba divide opiniões, mas tem sido um dos mais escutados e cantados. Pontos fortes: a empolgação gerada pelo samba, a bateria, os jovens Diogo Jesus e Bruna Santos (mestre-sala e porta-bandeira). Pontos fracos: ser a primeira escola de segunda, a necessidade de superar as dificuldades de evolução e harmonia dos últimos anos, o enredo não convincente sobre o caju.

Portela – Quem viu o decepcionante desfile sobre o centenário da escola em 2023 não reconhecerá a Portela em 2024. Os novos carnavalescos, André Rodrigues e Antônio Gonzaga, deram nova cara ao barracão da escola, indicando a aposta em uma renovação de estilo. À frente da escola, outra novidade: o retorno da porta-bandeira Squel Jorge, que estava na Mangueira até 2022 e chegou a anunciar uma aposentadoria precoce. Pontos fortes: o apelo emotivo do enredo (Um defeito de cor), o samba, a bateria, a nova proposta estética dos carnavalescos, o casal Marlon Lamar e Squel. Ponto fraco: a dúvida sobre a estrutura da escola para superar as dificuldades do ano passado.

Vila Isabel – Já quem viu o desfile da Vila no ano passado, quando foi terceira colocada, não pode deixar de considerá-la uma das favoritas ao título. Há, no entanto, certa incógnita no ar. Será novamente um bom ano para o carnavalesco Paulo Barros? A reedição de um clássico (Gbala, viagem ao templo da criação – de 1993) vai funcionar? Pontos fortes: a criatividade do carnavalesco e equipe (para comissão de frente e alegorias), a boa condução da evolução, a bateria. Pontos fracos: não há propriamente, mas dúvidas. O samba, embora um lindo clássico, talvez não favoreça o desfile, talvez não empolgue as alas. Não se sabe se a escola vem com o mesmo aporte e estrutura do ano passado.

Mangueira – Quinta colocada no ano passado, vem com o enredo há muito tempo esperado: a homenagem ao ícone Alcione. A força do enredo, por si, não faz da verde e rosa uma das favoritas ao título, mas candidata a uma posição no desfile das campeãs. A ser observado o desempenho dos novos coreógrafos da comissão de frente, quesito que decepcionou no último ano. Pontos fortes: o apelo de Alcione e da própria escola, a evolução do desempenho da bateria, as fantasias no seu conjunto (conforme os protótipos divulgados). Pontos fracos: se esperava muito mais do samba e pelos elementos alegóricos que já apareceram será surpreendente se a escola apresentar uma plástica nota 10.

Tuiuti – Fez um desfile surpreendente e que merecia retornar nas campeãs em 2023, mas ficou em oitavo. Logo após o carnaval, perdeu o carnavalesco, os coreógrafos e o intérprete para outras escolas. A ela retorna o carnavalesco Jack Vasconcelos, do vice-campeonato de 2018, mas que na Tijuca não concebeu bons desfiles. Pontos fortes: o enredo sobre João Cândido e a Revolta da Chibata (Glória ao almirante negro), o samba que conta muito bem o enredo, a impecável bateria. Pontos fracos: falta de estrutura para um conjunto equilibrado de alegorias e fantasias.

Viradouro – Até a última escola desfilar, nada estará definido, pois se trata da vice-campeã de 2023. Ano passado, fez um desfile primoroso que perdeu o título por detalhes. Não há como esperar pouco dessa escola. Somou-se ao time o intérprete Wander Pires, uma das mais belas vozes do carnaval. Pontos fortes: o carnavalesco (Tarcísio Zanon), o enredo (Arroboboi, Dangbé), o samba, o intérprete, a bateria do mestre Ciça, a organização da escola. Pontos fracos: difícil achar.

Em tempo: haverá quem não concorde com os prognósticos, haverá surpresas e decepções, haverá beleza mesmo na imperfeição, aura mesmo nas dificuldades. Esse é o encanto da ópera popular da Marquês de Sapucaí.

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Cultura

Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas foram prorrogadas até 17 de janeiro

Redação

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Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas foram prorrogadas até 17 de janeiro

Artistas, grupos artísticos e produtores culturais possuem prazo estendido até 17 de janeiro, às 18 horas, para realizar inscrição no Programa Microcrédito Cultural.

Os interessados devem demonstrar o interesse por meio do e-mail projetosculturais@canoas.rs.gov.br, apresentando documentos e informações previstas no edital disponível no site oficial da Prefeitura de Canoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), a iniciativa busca fomentar a economia da cultura local, por meio da diversidade cultural e o incentivo ao desenvolvimento da cidadania com o apoio a esse segmento.

“Nós temos uma visão muito clara sobre a importância e a função principal do Poder Público nessa questão de fomento da cultura. Nós temos que estimular, principalmente, os artistas que estão iniciando. É importante que a gente tenha um olhar mais atencioso para aqueles que estão começando”, disse o secretário da SMCT, Pinheiro Neto.

Sobre o edital

O edital é voltado para artistas e produtores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes em Canoas. Os projetos selecionados deverão ser realizados de forma presencial, respeitando a legislação vigente e os critérios definidos no Termo de Referência do edital.

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Cultura

Secretaria da Cultura abre edital Ocupa LabMultipalco para selecionar coletivos gaúchos de teatro

Redação

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Secretaria da Cultura abre edital Ocupa LabMultipalco para selecionar coletivos gaúchos de teatro

Com aposta na criação, na investigação e na renovação da cena artística gaúcha, a Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e da Fundação Theatro São Pedro, lança, nesta quarta-feira, 8, oportunidade inédita para coletivos gaúchos de teatro com trajetória.

Trata-se do edital “Ocupa LabMultipalco: formativo, residência e intercâmbio”, realizado em parceria com a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo, e o Sesc/RS. Grupos interessados devem inscrever-se até 25 de fevereiro, por meio de formulário que estará disponível, junto com a íntegra do edital, na página do Ieacen no Instagram.

A oportunidade inédita visa selecionar nove grupos para realizarem ações organizadas em três eixos: o formativo, no qual cada coletivo contemplado ministrará quatro oficinas livres em cidades distribuídas pelas regiões funcionais do Estado, em unidades do Sesc/RS; um programa de residência artística presencial, com quatro vagas divididas por períodos no Multipalco e as demais vagas para grupos que já tenham sede própria, com acompanhamento remoto de profissionais da Adaap; e um período de sete dias de intercâmbio na sede da SP Escola de Teatro, gerida pela Adaap.

“O Ocupa LabMultipalco é resultado de uma política pública que ganha maturidade nesta segunda gestão. O governo Eduardo Leite investiu na conclusão do Multipalco e agora investe para um uso amplo e enriquecedor desse espaço, que é tão nobre e que é da comunidade gaúcha. Além disso, estamos olhando para o interior e possibilitando o desenvolvimento das artes cênicas nos municípios”, pontua o secretário da Cultura em exercício, Benhur Bortolotto.

No total, a Sedac irá investir R$ 2,6 milhões no projeto ao longo de três anos, contemplando 27 coletivos (sendo nove por ano). Nessa primeira fase, a ser realizada em 2025, serão destinados R$ 876 mil para a execução do edital.

Cada proponente contemplado receberá pela residência um total de R$ 40 mil, a ser pago em quatro parcelas mensais de R$ 10 mil. As demais ações terão as despesas operacionais custeadas pelo projeto. Os selecionados desenvolverão suas atividades durante quatro meses, podendo optar por realizá-las de maio a agosto ou de agosto a novembro.

No encerramento do projeto, ocorrerá a Mostra OcupaLab, em que um espetáculo, investigação ou pesquisa dos contemplados será apresentado em espaços do Multipalco, nas últimas semanas de agosto e novembro.

O edital busca criar oportunidades para que o Multipalco – cuja conclusão das obras está prevista para 27 de março – esteja ocupado e acessível, atendendo à demanda da classe artística e contribuindo para a formação e a fidelização de público.

A iniciativa dá continuidade ao eixo formativo das artes cênicas – um dos pilares trabalhados desde o início do programa LabMultipalco, em 2023 –, fomenta experimentações artísticas por meio de residência e promove intercâmbio e articulação com artistas da SP Escola de Teatro, uma referência no ensino de artes cênicas no país.

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Cultura

Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12

Redação

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Inscrições para o Programa Microcrédito Cultural em Canoas encerram no domingo, 12

Artistas, grupos artísticos e produtores culturais possuem prazo até domingo, 12, às 18 horas, para realizar inscrição no Programa Microcrédito Cultural.

Os interessados devem demonstrar o interesse por meio do e-mail projetosculturais@canoas.rs.gov.br, apresentando documentos e informações previstas no edital disponível no site oficial da Prefeitura de Canoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), a iniciativa busca fomentar a economia da cultura local, por meio da diversidade cultural e o incentivo ao desenvolvimento da cidadania com o apoio a esse segmento.

“Nós temos uma visão muito clara sobre a importância e a função principal do Poder Público nessa questão de fomento da cultura. Nós temos que estimular, principalmente, os artistas que estão iniciando. É importante que a gente tenha um olhar mais atencioso para aqueles que estão começando”, disse o secretário da SMCT, Pinheiro Neto.

Sobre o edital

O edital é voltado para artistas e produtores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes em Canoas. Os projetos selecionados deverão ser realizados de forma presencial, respeitando a legislação vigente e os critérios definidos no Termo de Referência do edital.

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