Geral
Expoulbra Xperience apresenta palestra sobre construção de carreira
A Expoulbra Xperience 2023 segue até sexta-feira, 10, aberta à comunidade na sede da Ulbratech. O evento oferece oportunidades aos participantes a oportunidade de experimentar o conhecimento de diversas formas.
Nesta edição, quem chega no prédio da Ulbratech encontra logo na entrada um ambiente que simula uma sala de embarque de aeroporto e, logo após chega ao auditório no qual ocorrem as palestras.
Ele foi montado e customizado para se parecer com o ambiente interno de um avião e, é passando por ele, que os visitantes podem chegar nos demais ambientes.
Uma das principais atrações do evento, a palestra ‘Decolando em sua Vida e Carreira’, marcou a noite de inauguração do evento na segunda-feira, 6.
Qualificação e inovação
Na ocasião, o diretor de relações internacionais do Centro Europeu-Canadense de Inovação, Manfred Zeuch, falou aos presentes por videoconferência, diretamente do Canadá, e abordou as necessidades de um profissional para se destacar no mercado de trabalho ou empreender.
Logo após a introdução, na qual elogiou o tema da Expoulbra Xperience, que em 2023 é Explore o Mundo da Inovação, Zeuch falou sobre a relevância de se ter uma mente empreendedora.
O palestrante pontuou que o foco em inovação é o que faz um empreendedor se destacar no mercado e ressaltou a importância de pontos que podem ser cruciais para o sucesso de um profissional.
Para Zeuch, aprender idiomas e desenvolver uma consciência global são passos fundamentais que os empreendedores precisam trabalhar para maximizar suas chances de sucesso.
Reflexão e apresentação
Aproveitando o ambiente do auditório customizado como um avião, o capelão universitário André Cardoso fez uma reflexão na noite de abertura, no qual traçou um paralelo entre a Ulbra e um avião.
Cardoso pontuou que a universidade é como um avião pilotado por Deus e que, não importa quais sejam as turbulências, ela se mantém focada e firme onde quer estar.
Logo após a reflexão, a pró-reitora Adriana Ziemer Gallert e o reitor Thomas Heimann falaram aos presentes sobre a experiência da Expoulbra.
“Este evento reúne muitos aspectos da proposta pedagógica da universidade, que nos orgulhamos e batalhamos para construir. São sete espaços que foram pensados pelos coordenadores e professores para que este evento se concretizasse”, apresentou a pró-reitora.
O reitor, por sua vez, ressaltou também que a temática de viagem aérea foi escolhida justamente no ano em que se comemora 150 anos do nascimento de Santos Dumont, o pai da aviação.
“Santos Dumont é um exemplo para nós, pois sempre continuou seguindo em frente até atingir seu objetivo. Antes de ser um aviador, ele foi um empreendedor que usou da arte, da ciência e da criatividade. Não saiu do chão por acaso, assim como este evento, ele acabou decolando para o sucesso”, explicou.
Heimann disse ainda que o exemplo de Dumont provoca a construir o futuro e não esperar que ele venha até nós.
“Precisamos ser protagonistas das nossas vidas, é o que a Ulbra acredita. Este evento busca trazer não apenas conhecimento, mas também valorizar a experiência de cada um que passa por aqui. Se você não sabe para onde ir, venha para a Ulbra. Juntos podemos descobrir. Oferecemos é uma formação com propósito para uma vida com propósito”, concluiu.
SERVIÇO
Evento: Expoulbra Xperience 2023
Data: dias 6 a 10 de novembro de 2023
Local: Ulbra Canoas – Prédio da Ulbratech
Site com a programação: www.ulbra.br/expoulbra
Geral
Papai Noel dos Correios: campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul
Como adotar uma cartinha:
- Agência Moinhos de Vento (rua Coronel Bordini, 555)
- Agência Ipanema (avenida Eduardo Prado, 2165)
- Agência São João (rua Vinte e Cinco de Julho, 46)
- Agência Vila Jardim (avenida Protásio Alves, 5718)
- Agência Correios Empresa (avenida Sertório, 4222)
Municípios participantes no RS em 2024:
Campanha acontece em todo o Brasil
Geral
Prefeitura de Canoas alerta empreendedores da cidade contra tentativa de golpe
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) de Canoas recebeu diversas denúncias recentes sobre uma tentativa de golpe direcionada a empreendedores da cidade. As vítimas têm sido abordadas por meio de mensagens fraudulentas, nas quais são informadas de que seus alvarás estão irregulares e são convocadas a entrar em contato urgentemente para resolver a situação.
Esclarecimentos e orientações
A SMDETI esclarece que todas as comunicações oficiais são realizadas apenas por canais verificados, e que a notificação sobre irregularidades de alvará é feita pessoalmente por fiscais devidamente identificados. A secretaria reforça que essa é uma clara tentativa de estelionato e orienta os empresários a desconfiarem de qualquer mensagem suspeita.
Uma força-tarefa está sendo montada para apurar os casos e identificar os responsáveis. Caso receba esse tipo de mensagem, a SMDETI orienta que entre em contato diretamente pelo telefone ou e-mail disponíveis no site oficial da Prefeitura de Canoas.
Geral
Inclusão e acessibilidade são temas de seminário no Teatro do Sesc Canoas
O VII Seminário de Inclusão e Acessibilidade de Canoas tratou, na terça-feira, 3, da avaliação biopsicossocial e a efetivação de direitos; da avaliação pedagógica e a inclusão escolar de alunos com deficiência; e da acessibilidade como premissa para a inclusão.
O evento, promovido pela Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social da Prefeitura e por entidades e instituições do setor, reuniu dezenas de pessoas no Teatro de Sesc. A atividade foi alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia Nacional da Acessibilidade, comemorado na data.
Avaliação biopsicossocial
A avaliação biopsicossocial foi o tema abordado pelo diretor de Diversidade e Inclusão da Secretaria Estadual de Cidadania e Direitos Humanos, Moisés Bauer Luiz. O objetivo é verificar e avaliar os direitos de pessoas com deficiência, de forma a identificar, individualmente, de que modo ela desabilita ou prejudica a autonomia plena na vida cotidiana e profissional.
“A regulamentação da avaliação da deficiência numa perspectiva biopsicossocial ou numa perspectiva de direitos humanos é fundamental para que o Brasil implemente efetivamente a convenção da ONU, que trata de um conceito de deficiência”, afirmou.
Segundo a diretora da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social de Canoas, Xênia Portilho, o seminário é uma atividade tradicional para o segmento das pessoas com deficiência.
“Embora todos os percalços causados pela tragédia climática de maio, precisamos manter em pauta a inclusão e a acessibilidade, compartilhando conhecimentos e experiências”, completa.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdip), Dirceu Malaquias, acrescentou que é importante estimular e propor ações por uma sociedade mais acessível, para garantir a efetivação dos direitos.
- Economia1 semana atrás
Sorteio de novembro do Nota Fiscal Gaúcha no 1º Seminário de Educação Fiscal realizado em Canoas
- Enchente 2024 Canoas4 dias atrás
Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias
- Comunidade3 dias atrás
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
- Feira do Livro 20241 semana atrás
Feira do Livro recebe centenas de estudantes canoenses durante a semana
- Cultura3 dias atrás
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos
- Economia4 dias atrás
Pagamento antecipado do IPTU em cota única garante desconto de até 15%
- Geral1 semana atrás
Marcelo Matias é eleito presidente do Simers para o triênio 25/27
- Estado3 dias atrás
Programa Partiu Futuro Reconstrução dá boas-vindas a jovens de Canoas