Cultura
Canoas recebe 4ª edição do Dia Internacional da Animação, que completa 20 anos no Brasil

Nesta semana, nos dias 27 e 28 de outubro, acontece a 4ª edição da Mostra Dia Internacional da Animação (Dia) em Canoas. No Brasil, o evento comemora 20 anos em 2023.
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais para crianças e adultos. A Mostra Oficial é exibida simultaneamente em centenas de cidades brasileiras, no dia 28 de outubro, com entrada franca.
Mostra oficial simultânea
Em Canoas, além da tradicional Mostra oficial simultânea, que acontecerá no sábado, 28, às 17h30, na Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270, Bairro Centro), ainda teremos duas Mostras Paralelas especialmente para as crianças.
Na sexta-feira, 27, às 14h, será a exibição da Mostra Infantil, Mostra Paralela ( Mostra Infantil): na Escola Guanabara (Rua Alegrete, 1359 – Niterói), e no sábado, 28, às 15h, teremos mais uma sessão para crianças, desta vez na Associação Getúlio Vargas (Rua Erechim 565, Bairro Mathias Velho, Canoas).
O evento tem entrada gratuita e é aberto a toda comunidade.
Animação em Canoas
Desde 2018, o evento é realizado na cidade pela produtora audiovisual e coordenadora do Dia da Animação na cidade, a canoense Monique Leotte Mendes, que considera o evento uma grande oportunidade para o público da cidade ter acesso de forma gratuita a excelentes obras de animação do Brasil e Exterior.
“O Dia da Animação é um dos maiores eventos simultâneos da área no Brasil, e em Canoas, temos essa excelente oportunidade de prestigiar essas obras. O cinema de animação já passou por importantes progressos técnicos ao longo dos anos, e não atinge apenas o público infantil, mas jovens e adultos também. A mostra do Dia Internacional da Animação sempre seleciona filmes de excelente qualidade, temáticas atuais, e a maioria deles são premiados no Brasil e exterior. Tudo pode ser criado no universo de animação, que ganha cada dia mais o gosto popular e mexe com nosso imaginário, nos levando a viajar para onde quisermos com suas obras”.
Nesta edição, o evento conta com o apoio do Instituto Social Malvado Favorito em Parceria com a Ong Gotas de Esperança, com Fabíola da Silva e Irna Pires da Silva; da presidente da Associação Getúlio Vargas, Carmen Reis; do vereador Alexandre Gonçalves; da Leila Silveira e Alexandre produções; Cristiana Hermann e da Secretaria de Cultura de Canoas.
Para a presidente do Instituto Social Malvado Favorito, Fabíola da Silva “é uma grande alegria apoiar o evento na cidade, pois traz o cinema pra perto das crianças.”
Para o vereador Alexandre Gonçalves, que mantém o espaço Cultural Niterói e tem atuação voltada para as crianças, abraçou o evento por acreditar que o acesso à cultura é essencial e grande aliada da educação.
“O acesso ao cinema e outras formas de cultura, não é fácil para muitas crianças e jovens, e poder proporcionar essa experiência pra eles, contribuindo para a reflexão sobre temas diversos, além de ajudar na construção da sua identidade, tem valor imensurável”, comenta Alexandre.
20 anos de Dia da Animação no Brasil
Em 2023 o evento comemora 20 anos. A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores.
Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 100 cidades em todas as regiões do Brasil!
A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França.
Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.
Neste ano foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados pelo júri, 12 filmes para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e 8 para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). A Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos) foi montada através de curadoria com 5 filmes vindos da Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá.
No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas.
Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.
Serviço Dia Internacional da Animação Canoas:
Mostra oficial:
Dia: 28 de outubro (Mostra Oficial)
Público: Comunidade Geral
Local: Villa Mimosa
(Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro)
Horário: a partir das 17h30 – Mostra Nacional e Internacional
Mostra Paralela (Mostra Infantil):
Mostra Paralela ( Mostra Infantil):
Dia: 27 de outubro
Público: Infantil
Local: Escola Guanabara
( Rua Alegrete, 1359 – Niterói)
Horário: 14h – Mostra Infantil
Mostra Paralela (Mostra Infantil):
Dia: 28 de outubro
Público: Infantil
Local Associação Getúlio Vargas
(Rua Erechim 565 – Mathias Velho)
Horário: 15h – Mostra Infantil
Mais informações: Facebook Dia em Canoas: www.facebook.com/diainternacionaldaanimacaocanoas/
Classificação Indicativa:
Mostra Infantil: Livre.
Mostra Nacional: Não recomendado para menores de 14 anos.
Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 12 anos.
Mais Informações:
Site: www.diadaanimacao.com.br
Cultura
Educação de mãos dadas com a dança: Cultura para o Mundo vai reunir apresentações, oficinas e bate-papo

Canoas mais uma vez vai ser palco da dança com participações nacionais e convidado internacional. Vem aí o projeto Cultura para o Mundo, que traz diferentes linguagens coreográficas nos dias 5 e 6 de abril, no Colégio Estadual Marechal Rondon, o conhecido Colégio Rondon.
Iniciativa do Círculo de Pais e Mestre (CPM) da instituição de ensino, a programação cultural vai reunir dez bailarinos, oito deles são ex-alunos do Rondon: Alice Sales, Alisson Goularte, Carol Fossá, Cecília Diez, Gabriela Santos, Nicolas Velleda, Tay Mendes, e Renann Fontoura, que atualmente mora na França e participará como um dos três profissionais convidados.
Estudante do Colégio Marechal Rondon da pré-escola até o fim do Ensino Médio, Renann Fontoura aprendeu a enxergar a dança de uma forma diferente com a professora Tina Colares.
“No Rondon, em 2007, tive o primeiro contato com a dança, como informação organizada e não apenas como expressão popular”, contou o bailarino que foi criado no bairro Guajuviras, em Canoas, e atualmente mora em Montpellier, na França.
Profissional de danças urbanas, em especial, o hip hop dance, atualmente o canoense trabalha com a Cia Malka e cursa mestrado.
Ao participar do Cultura para o Mundo, a minha expectativa é conhecer e incentivar a nova geração de artistas de Canoas. Também mostrar que é possível viver a arte e viver de arte, de dança, e que com muita dedicação e trabalho você pode alcançar espaços que parecem inalcançáveis”, salienta Renann.
Ele ainda acrescenta: “a arte muda vidas, constrói cidadãos melhores, e o hip hop em especial tem um poder de alterar não só a perspectiva com que vemos o mundo, mas de alterar a realidade em si”.
Brian Soares, canoense que está se formando em ballet clássico na Escola Bolshoi em Joinville, e Kristian Galvão, profissional de dançar árabes canoense que reside atualmente em Salvador, na Bahia, fazem parte do elenco de bailarinos convidados ao lado de Renann Fontoura.
Com 25 anos de experiência em aulas de dança no Colégio Rondon, a professora Tina Colares, adianta que é uma alegria participar deste momento de celebração da dança na escola.
“Receber ex-alunos, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente pelo seu talento, é oportunizar a vivência e a reflexão da arte da dança no contexto escolar”, salienta.
Para Tina é fundamental fortalecer essa história para não deixar cair no esquecimento cada trajetória destes jovens profissionais.
“Vai ser um super encontrão de artistas de diferentes linguagens, com apresentações, oficinas gratuitas e bate-papo”, adianta uma das organizadoras.
Financiado pelo Edital 282/2023 do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) de Canoas, o Cultura para o Mundo conta com a produção e coordenação artística da bailarina Carini Pereira, que também foi aluna do Colégio Rondon, e de Rosane Brasil, presidenta do CPM e também ex-aluna.
Inscrições abertas para oficinas de ballet clássico, danças orientais e urbanas
Alunos do Colégio Rondon e comunidade interessada podem participar das oficinas do evento Cultura para o Mundo. A programação está agendada para o dia 5 de abril, a partir das 9h, com as modalidades de Ballet Clássico, Danças Orientais e de Danças Urbanas.
As inscrições são gratuitas e limitadas, 20 vagas cada. Interessados devem reservar a sua participação formulário na bio @dancarondon Mais informações no perfil do Instagram: @dancarondon e pelo fone: 51- 98419-3993.
Reflexões sobre perspectivas e alcance da dança
Além de apresentações de dança e oficinas com bailarinos convidados, o Cultura para o Mundo do Rondon prevê também uma rodada de bate-papo. No dia 6 abril, às 15 horas, acontece uma roda de conversa que vai refletir sobre Carreira na Dança: perspectivas e alcance. Toda a programação é gratuita e abre as celebrações alusivas ao mês da dança, antecipando a 13ª Semana da Dança de Canoas, que acontece de 24 a 29 de abril.
Cronograma do Cultura Para o Mundo:
Sábado 5/04
9h – Oficina de Ballet Clássico o profissional Brian Soares
10h30 – Oficina de Danças Orientais com o profissional Kristian Galvão
12h – Oficina de Danças Urbanas com o profissional Renann Fontoura
19h – Início das apresentações
Local: pavilhão do colégio Rondon (Rua Santini Longoni, 147, bairro Marechal Rondon, em Canoas). Capacidade para um público de até 400 pessoas, por ordem de chegada. Entrada gratuita.
Domingo – 6 de abril
15h – Bate-papo/roda de conversas: Carreira na Dança: Perspectivas e Alcances.
16h30 – Encerramento
Conheça três bailarinos convidados participantes:
Brian dos Santos
Brian Gilson Soares dos Santos começou a dançar no Studio Attitude Canoas (bairro Rio Branco). Dançou nos espetáculos: 2016 – Volta ao Mundo / Dom Quixote / Mostra de Dança; 2017 Floresta encantada/ Mostra de Dança e na Escola Bolshoi em Joinville dançou: Dom Quixote Valsa das Flores, Ciganos, Cinderella e Quebra nozes. E neste momento estuda em Joinville -SC.
Kristian Galvão
Kristian Galvão é bailarino, coreógrafo e professor de danças árabes, suas atividades tiveram início em 1996. Em outubro de 2006, Kristian passou na avaliação das internacionalmente conhecidas bellydancers, Jillina e Saida e a grande bailarina egípcia Randa Kamel, tal título faz dele o único profissional masculino de Dança do Ventre com o Certificado internacional Luxor. Campeão brasileiro e Sul americano de Danças Árabes.
Renann Fontoura
Teve seus primeiros contatos com a dança em 2008 no colégio estadual Marechal Rondon. Se aprofundou nos estudos das danças que compõem o termo conhecido como Danças Urbanas. Sempre com grande foco na investigação da improvisação corporal, tendo como maiores bases o HipHop Dance e algumas técnicas da dança Popping.
Em 2014 entrou para a companhia Grupo de Rua de Niterói (GRN), dirigida por Bruno Beltrão, trabalhando como intérprete nas peças H3 e Cracks. Em 2016, começou um trabalho com a companhia Francesa RAMa, dirigida por Fabrice Ramalingom, atuando como Intérprete Criador na peça “ Nós, Tupi or not Tupi ?”. Renann também já ministrou aulas em diferentes países, tais como Brasil, Colômbia, França e Portugal.
Cultura
Mostra “Branca: a Dona da Casa” resgata memórias da mascote da Casa dos Rosas

A história da cadela Branca, figura emblemática da Casa dos Rosas, está em destaque na mostra “Branca: a Dona da Casa”, inaugurada na manhã desta quinta-feira, 20.
A exposição resgata memórias e relatos sobre a mascote, que viveu no espaço desde antes do restauro do prédio em 2016. A iniciativa é realizada pela equipe do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria do Bem-Estar Animal.
Branca era presença constante na região central de Canoas, especialmente nas proximidades da antiga estação de trem e da Casa dos Rosas, ponto turístico do município. Cuidada pela comunidade que frequentava o museu, ela se destacou em um período de redução no número de animais em situação de rua na área.
A mostra propõe uma experiência interativa, permitindo que visitantes deixem recordações e depoimentos sobre a cadela e outros animais de estimação. A exposição conta com um ensaio fotográfico de Rodrigo Silveira, um curta-metragem editado por Wender Zanon e textos produzidos por Filipe Smidt Nunes, elaborados pela equipe do Museu Municipal.
“Branca se tornou nossa colega de trabalho e acompanhou todo o processo de instalação do museu. Muitas pessoas vinham ao espaço especialmente para visitá-la”, relembra Airan Milititsky Aguiar, chefe da Unidade de Museu e Arquivo Histórico.
A secretária do Bem-Estar Animal, Paula Lopes, destaca a relevância do vínculo entre a comunidade e os cães de rua. “Conhecer a história da Branca reforça a importância dos cães comunitários. Foram 15 anos de cuidado coletivo, o que mostra como essa relação foi significativa”, comenta.
A Casa dos Rosas, onde a mostra acontece, foi construída no início dos anos 1900 no estilo “chalé de chácara”, com telhas francesas e adornos lambrequins. É a construção mais antiga da cidade e atualmente abriga o Museu Municipal Hugo Simões Lagranha.
Cultura
Porto Alegre comemora aniversário de 253 anos com programação diversificada

Porto Alegre celebra 253 anos em 26 de março com uma programação diversificada. Nos próximos dias, estão previstos shows musicais, exposições de arte, corridas, eventos esportivos e o tradicional Baile da Cidade, que irá acontecer no sábado, 29, no Parque da Redenção, com 15 atrações.
Um dos destaques é o circuito do Carnaval de Rua, com mais blocos desfilando na Orla, Lomba do Pinheiro, Cruzeiro e Restinga por meio de edital do Fumproarte.
Programação – 253 anos de Porto Alegre
* programação sujeita a alterações
Sexta-feira, 21, a domingo, 30:
STU Pro Tour, no trecho 3 da Orla
Sábado, 22 a 29 de março – Atividades ambientais promovidas pela Smamus. Saiba mais aqui.
Domingo, 23:
8h – Corrida do Aniversário de Porto Alegre (parceria com Sesc-RS)
Local: em frente ao Paço Municipal – Praça Montevidéu, 10, bairro Centro Histórico;
8h – Pedal das Chaminés: em parceria com o Shopping Total, ciclistas irão do shopping até a usina (ida e volta);
9h30 – 47 anos do Brique da Redenção
Exposição de carros antigos, que sairão do Shopping Total até o brique;
18h – Tributo a Elis – show com a cantora Marguerite Silva Santos
Local: Estátua de Elis Regina na Orla do Guaíba;
Segunda-feira, 24:
10h30 – Dança Comunidade
Local: Centro Municipal de Cultura – avenida Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus
Terça-feira, 25:
12h – Churrasco Solidário
Local: Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, bairro Centro Histórico;
Quarta-feira, 26:
8h30 – Ação educativa cultural com alunos de escolas da rede pública de ensino para 150 Crianças.
Local: Museu Joaquim José Felizardo – rua João Alfredo, 582, bairro Cidade Baixa;
11h – Encontro da Cultura com pessoas que circulam pelo Centro para cantar o “Parabéns a você” pelos 253 anos de Porto Alegre.
Local: Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico)
Palco inclusivo disponível para apresentações artísticas e culturais.
Quinta-feira, 27:
18h – Exposição Paisagens de Porto Alegre na pintura de Érico Santos – Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéo, 10), bairro Centro Histórico;
20h – Aniversário da Cinemateca Capitólio com sessão gratuita do filme A Mulher de todos, de Rogério Sganzerla – rua Demétrio Ribeiro, 1.085, bairro Centro Histórico;
19h – Cerimônia de premiação do Açorianos de Teatro Adulto, Circo e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil – Teatro de Câmara Túlio Piva: rua da República, 575, bairro Cidade Baixa;
Sexta-feira, 28:
19h – Cerimônia de Premiação do Açorianos de Artes Visuais – Teatro de Câmara Túlio Piva: rua da República, 575, bairro Cidade Baixa;
Sábado, 29:
14h – Exposição Road Sense I: na Biblioteca Municipal Josué Guimarães – avenida Erico Verissimo, 307, bairro Cidade Baixa;
15h – Baile da Cidade, no Parque da Redenção;
Atrações: DJ Carol; Roda de Capoeira; Cláudia Quadros; Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos; Nego Izolino; CTG Estância da Azenha; Xandele; Alma Gaudéria; Negra Jack; Banda Municipal 100 anos; Tributo a Charlie Brown; escolas de samba Mocidade da Lomba do Pinheiro, União da Tinga e Imperadores do Samba; Papas da Língua.
Sábado, 29: Carnaval de Rua
12h – Circuito de Blocos da Orla – Edital Fumproarte
Local: avenida Augusto de Carvalho, no Centro Histórico;
16h – Desfile do Bloco Areal da Baronesa
Local: Praça Garibaldi, no bairro Cidade Baixa;
17h – Circuito de Blocos Zona Norte – Edital Fumproarte
Local: Praça México, no bairro Rubem Berta;
Piquenique Cultural Porto Alegre 253 anos – Memória & Identidade
17h – Aula aberta: uma experiência de aprendizagem com os profissionais da memória da Prefeitura de Porto Alegre e convidados (alunos e professores dos cursos de Museologia, Arquivologia e Biblioteconomia da UFRGS).
Local: Museu Joaquim José Felizardo, na rua João Alfredo 582
Domingo, 30: Carnaval de Rua
12h – Circuito de Blocos Leste – Edital Fumproarte
Local: Praça da Juventude – Parada 12 A, bairro Lomba do Pinheiro;
15h – FavelaFolia – Apresentação de Blocos Carnavalescos – AMAVTRON
Local: avenida Cruzeiro do Sul – Esplanada da Grande Cruzeiro;
17h – Carnaval de Rua nas Ilhas – apresentação de escolas de samba e blocos
Local: Colônia de Pescadores Z5, Ilha da Pintada;
17h – Carnaval de Rua – Circuito de Blocos Zona Sul – Edital Fumproarte
Local: Praça Macedônia, no bairro Restinga;
Domingo, 30:
12h – Apresentação de Rodrigo Almada e banda
Local: Praça Nelson Marchezan – bairro Cohab Costa e Silva;
- Educação1 semana atrás
Mais 138 vagas de Educação Infantil são abertas em Canoas
- Habitação6 dias atrás
Prefeitura assina autorização do início de obras da construção do Residencial Jacuí
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura e Simers fecham acordo para parcelamento de valores atrasados a profissionais de saúde
- Geral1 semana atrás
Comissão da Câmara dos Deputados visita dique em Canoas
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil do RS alerta para chuva e vento fortes com raios nesta segunda-feira
- Cultura5 dias atrás
Desfiles de Carnaval de Esteio serão no dia 28 de março
- Política5 dias atrás
Na Câmara, Busato cobra investigação sobre facilidade de acesso ao aborto ilegal no Brasil
- Empresas & Negócios6 dias atrás
Parque Canoas de Inovação receberá empresa de soluções para o agronegócio no Guajuviras