Câmara realiza sessão alusiva à Semana Farroupilha e entrega Prêmio João Palma da Silva 

Foto: Ezequiel Lemos

A Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira, 14, em sessão on-line alusiva à Semana Farroupilha, a entrega do Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva a homenageada desta edição, Rosane Monteiro dos Santos.

O Prêmio João Palma da Silva foi instituído pela lei 4305, de 19 de outubro de 1998 e a premiação é conferida, anualmente, a personalidades do âmbito regional ou estadual que atuam ou tenham atuado como poeta, compositor, músico ou em outra atividade na defesa, divulgação ou culto da tradição rio-grandense.

Rosane Monteiro dos Santos

Nascida em Santa Rosa, em 12 de novembro de 1965, Márcia Rosane Monteiro dos Santos é moradora de Canoas desde os quatro anos, professora, funcionária pública por 34 anos no Município de Canoas, foi diretora da Escola Municipal Assis Brasil e tem três filhos. Possui em sua formação acadêmica, curso superior em Estudos Sociais, habilitação História e Geografia, Pós-graduação em gestão de pessoas, gestão em educação ambiental e gestão em biblioteca escolar, trabalharam na formação continuada de professores municipais. Na vida tradicionalista foi Diretora Jovem, Diretora Cultural, Dançarina de Grupo de danças adulto, Instrutora de Invernada Mirim, Professora de Dança de Fandango, no CTG Raízes da Tradição.

O presidente Márcio Freitas (PDT) falou que “é uma grande honra poder presidir uma sessão que prestigia nossos tradicionalistas: cidadãos que, com afinco, defendem nossas tradições e nossa história”. “Lamentamos profundamente ainda não podermos comemorar de forma plena, presencialmente; mas temos a certeza de que, aplicando a devida cautela, estamos contribuindo para vencermos a batalha contra o coronavírus” afirmou Freitas.

Segundo o presidente, o tema dos festejos Farroupilha deste ano é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita Garibaldi e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e que tinha como ideais o tripé: liberdade, igualdade e humanidade, princípios que, com certeza, nos foram legados. “Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi, lutou pela liberdade do Rio Grande do Sul. Assim, nada mais justo que, neste ano, a homenageada pelo Prêmio João Palma da Silva também seja uma mulher”, conclui o vereador.

A homenageada, por sua vez, finalizou dizendo que “é um momento importantíssimo para a mulher no tradicionalismo, já que os cargos neste meio são majoritariamente ocupados por homens, mas, graças a Deus, as coisas vêm mudando”.

A sessão ficou registrada em vídeo e pode ser acessada na sua íntegra pelo site, no portal da Câmara (www.camaracanoas.rs.gov.br).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here