Unidos do Guajuviras promove 1° Território Empreendedor neste sábado, 11

Foto: Leny Barcellos / Divulgação

O 1º Território Empreendedor está marcado para o próximo sábado, 11, abrindo a série de projetos destinados a fomentar a geração de renda desenvolvida pela Associação Beneficente Cultural Unidos do Guajuviras (Avenida 17 de Abril, 81, bairro Guajuviras, Canoas). A atividade na quadra da escola de samba em Canoas, ocorrerá das 14 horas às 18 horas, reunindo 17 expositores, que comercializarão roupas, perfumes, cosméticos, artesanato até artigos personalizados. Também será inaugurada a loja da escola, que venderá canecas, bonés, squeezes, toalhas, agenda, chinelos, moletons, camisetas, chaveiros, ecobags, comemorando os 30 anos de história da agremiação.

Uma tarde de compras, descontração, sorteios de brindes, música de altíssima qualidade e aprendizado com o workshop do Impulsiona RS, associação de profissionais de Porto Alegre voltada ao empreendedorismo social.  A feira respeita as regras sanitárias do município para conter o avanço da Covid-19, com acesso limitado para evitar aglomeração e com disponibilização de álcool em gel. Será obrigatório o uso de máscaras no espaço.

Foto: Divulgação

Mecanismos Sociocultural

De acordo com o presidente do Conselho Executivo da Unidos do Guajuviras, Márcio Rogério Rodrigues, a intenção é transformar a escola de samba em um mecanismo sociocultural tendo como foco o desenvolvimento da comunidade. “Estamos pensando além do carnaval. Com a pandemia, vimos que o pessoal da comunidade ficou vulnerável, inclusive os desfilandos. Então, todas as ações que estamos fazendo desde o início do ano na escola é para tentar amenizar a situação das famílias do bairro.”

A ideia é promover ações pelo menos uma vez por mês para auxiliar na complementação da renda. “Como temos muitos músicos no bairro, muitos artistas, muitos artesãos, pretendemos abrir a quadra da escola para eles mostrarem seu trabalho uma vez por mês”, reforça Rodrigues. E é dentro dessa proposta que o Território Empreendedor tem sua primeira edição no próximo sábado.

Atrações

Entre os destaques da iniciativa organizada pelo Departamento Cultural da Associação está o workshop voltado a quem já tem ou deseja abrir um negócio. O encontro com os profissionais da Impulsiona RS ocorrerá das 15 horas às 16 horas e abordará três temas: Desvendando a mentalidade empreendedora (psicóloga Débora Santos); O que é e-commerce e qual a importância para impulsionar seus negócios (Taís Pereira/TPCriativa); e Empreendendo com responsabilidade: Gestão de negócios/formas de tributação, tipos jurídicos mais comuns (contadora Karen Santos/KS Consultoria Empresarial).

Para animar a tarde de sábado, a cantora Leny Barcellos leva à quadra da escola de samba o suingue da música brasileira das 16h às 17h. MPB, samba, pagode estão no repertório da canoense que há sete anos escolheu fazer da música a sua parceira de vida. Acompanhada de sua guitarra sem distorção, que permite um som mais groovado, Leny promete uma mix de canções, incluindo um pouco de rock e reggae para embalar o público.

A coordenadora do evento, a professora e produtora cultural Graziela Pereira, confessou que está bastante otimista com o resultado da iniciativa.  “Este é o primeiro grande evento do segundo semestre. A ideia é manter o Território Empreendedor no calendário de ações da escola para auxiliar os empreendedores locais a alavancarem seus negócios”, reforça a coordenadora do Departamento Cultural da escola.

Ingresso

A entrada gratuita, com acesso limitado ao espaço em respeito às normas sanitárias de combate a Covid-19 do município de Canoas, ainda é obrigatório o uso de máscara e haverá disponibilização de álcool em gel.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here