Plano de melhorias do transporte metropolitano em Canoas atinge 100% previsto

Foto: Divulgação

As três etapas do plano de melhorias apresentadas pela empresa de transporte público Viação Canoense S/A – Vicasa já estão em pleno funcionamento desde a manhã desta segunda-feira, 31, com o início da operação das linhas de Integrações Mathias Velho, Florianópolis, Harmonia/Mato Grande, Fátima e Igara/Petrobras/Ozanan. A retomada da qualidade do serviço oferecido aconteceu após o secretário estadual de Articulação e Apoio ao Municípios, Luiz Carlos Busato, dar o ultimato para a Vicasa: melhorar ou sair. Desde então, a Vicasa começou a trabalhar na elaboração do plano de melhorias exigido pelo Governo do Estado.

A solução encontrada para atender toda a cidade foi dividir a operação no lado leste e oeste e trazer o reforço dos veículos da co-irmã Transcal. Após duas reuniões com o secretário Busato, o promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto, da 1ª Promotoria de Canoas e o superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, o plano de melhorias foi aprovado e um termo de ajustamento de conduta foi assinado entre as partes.

A primeira etapa iniciou no dia 17 de maio com a empresa Transcal com a operação das linhas Estância Velha a Porto Alegre, Industrial a Porto Alegre, Guajuviras a Porto Alegre e a linha semi-direta Guajuviras a Porto Alegre/Praia de Belas. As linhas de integração começaram a circular com veículos da categoria Executivo, porém o preço cobrado foi do Convencional. Para as linhas que ligam Canoas à Capital e vice-versa, foram destacados 40 veículos da categoria Convencional, com isso oportunizou o aumento de 110% no número de viagens, passando de 244 para os atuais 514. A ampliação da oferta levou à contratação de mais 65 profissionais por parte da empresa. Já no dia 24 de maio, a segunda etapa do plano de melhorias entrou em operação com as linhas de Integrações Estância Velha, Niterói, Barreto, Guajuviras via Boqueirão, Residencial Guajuviras via Avenida Esperança e Hispânica e Santa Maria/Guajuviras.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here