Campanha eleitoral começa com carreatas, debate e turbulência

A primeira semana dos nove candidatos à prefeitura foi marcada por carreatas e forte movimentação na internet. Carros de som com os jingles dos concorrentes ao Executivo já circulam por toda a cidade, da mesma forma que essa estratégia tradicional também foi adotada pelos candidatos ao Legislativo. Já os tradicionais bandeiraços, que naturalmente geram pelo menos algum nível de aglomeração de pessoas, até o momento tem sido evitados, o que já era esperado no contexto da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com os números de contaminação em queda, as medidas de prevenção ainda se fazem necessárias e, já na largada, fica evidente que as estratégias de campanha em Canoas serão pautadas por essa situação.

Debate e turbulência

A quinta-feira, 1º, foi marcada pelo primeiro debate, que reuniu Busato, Camilo Bórnia, Capitão Nascimento, César Augusto, Ernani Daniel, Jairo Jorge, Nelsinho Metalúrgico, Pablo Henrique e Simone Sabin. No entanto, mesmo com um debate que acabou reunindo os nove candidatos, os holofotes da semana se voltaram para outra situação: a crise que se instaurou na candidatura de César Augusto. Em uma história que ganhou contornos novelescos, a candidata a vice-prefeita, Carolina Lompa (PSL), saiu da disputa, por decisão de seu partido de não mais compor a chapa. Até o fechamento desta edição não foi definido quem concorre como vice de César.

A história sobre a saída de Carolina Lompa do pleito é nebulosa. A própria ex-candidata a vice emitiu nota responsabilizando seu ex-marido, o deputado federal Nereu Crispim, por uma espécie de boicote que a teria levado a desistir da disputa. Por fim, o diretório estadual do PSL também se pronunciou. De acordo com o texto divulgado, a decisão foi tomada pelo grupo que dirige o partido no Estado, e não apenas por uma pessoa, ao contrário do que diz Lompa. A justificativa seria a insistência dela em concorrer como vice de César, enquanto a orientação era a de que ela concorresse à Prefeitura.

Cobertura

A partir da próxima edição, o jornal Timoneiro passa a publicar semanalmente um compilado das atividades desempenhadas por cada um dos candidatos à Prefeitura em suas agendas de campanha. Além disso, até a eleição, publicaremos quadros de propostas dos postulantes ao cargo de prefeito, assim como informações necessárias para os eleitores se manterem informados sobre a maior eleição em número de candidatos que Canoas já registrou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here