Conecte-se conosco

header-top








 

19/03/2024
 

Política

Parlamentar do PT responde as perguntas da série “O que o seu vereador anda fazendo…”

Redação

Publicado

em

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?
Vereador Ivo Fiorotti: Em meus três mandatos apresentei mais de sessenta projetos: 46 se tornaram Leis. São 25 leis na área da regularização, destacando a nominação de ruas, garantindo cidadania aos moradores com o número do CEP; 9 leis de dias e semanas comemorativas, destacando a dos surdos, da síndrome de Down, do Bem Estar Animal e o Dia Laranja; 4 leis na área de infraestrutura pública, destacando as calçadas ecológicas com acessibilidade; 3 leis na área da ecologia, destacando a premiação do Selo Amigo do Reciclador; 2 Emendas à Lei Orgânica Municipal, destacando a Tribuna Popular; o Prêmio Líder Comunitário Canoense Clésio Aires de Oliveira; e, a lei que garante 70% de mão-de-obra canoense nas paradas da Petrobrás. Os que não se tornaram leis foram encaminhados ao executivo para que este as apresente, destacando a possibilidade de parcelamento no pagamento do ITBI. Fui relator de projetos estruturantes, dentre os quais a Lei Canoas Minha Terra (regularização fundiária). Membro titular da Comissão da Saúde, Educação e Cultura. Proponente e presidente das Comissões Externas do Aeromóvel e em Defesa da Previdência Pública. Concedi Título de Cidadão Canoense aso Pe. Armindo Catelan, ao militante pelos direitos dos deficientes Jorge Cardoso e ao artista plástico Vinicio Cassiano.

Jornal Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Ivo Fiorotti: Desde o planejamento do primeiro ano de vereador surgiu o lema: “ Servir (depois substituído por representar) as pessoas e fortalecer as organizações sociais”. No atual mandato, tanto as demandas coletivas como às pontuais – coleta de resíduos, manutenção de luminárias, limpeza de rede pluvial, manutenção de paradas de ônibus, reparação da camada asfáltica, etc. – passaram a ser encaminhadas através dos PPs – Pedidos de Providência, com metas para a Assessoria Comunitária do Gabinete em sua prospecção e em seu retorno à comunidade. Também organizamos comissões de moradores para intermediar solução de demandas ligadas a ampliação de rede de iluminação pública, revitalização de praças e infraestrutura nos espaços de esporte e lazer.

Jornal Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Ivo Fiorotti: Ao propor um mandato aberto para o acolhimento das demandas e viabilizar soluções, neste terceiro mandato, grande parte das necessidades estruturais de vilas e bairros foram abortadas com o fim do Orçamento Participativo. Destaco a Central de Prestação de Serviços para trabalhadores autônomos e o Mutirão de qualificação das calçadas com o reordenamento dos empecilhos (árvores) para garantir um mínimo de trânsito de pedestres. É possível acompanhar o planejamento em cada ano e as sucessivas prestações de contas nas redes sociais (https://www.facebook.com/ivo.fiorotti e http://ivovereador.blogspot.com/), onde estão incluídos os Informativos do Mandato impressos e distribuídos. Fomos nos adaptando ao novo processo de acolher as demandas e fiscalizar as ações do executivo, embora com menos parâmetros de gestão governamental do que as duas anteriores. Suponho que a cidadania canoense está percebendo esta diferença e que saberá escolher uma nova gestão que tenha mais canais de comunicação e diálogo dos gestores públicos com o cidadão e os segmentos sociais.

Jornal Timoneiro: Pretende candidatar-se na eleição de 2020?
Ivo Fiorotti: O PT tem uma orientação estatutária que o parlamentar fique no máximo com três mandato. Vou levar à risca esta orientação e trabalhar para que uma mulher ocupe o meu espaço.

Continuar a ler

Política

Partido de Busato divulga nota confirmando saída do novo bloco político de Canoas

Redação

Publicado

em

Partido de Busato confirma saída do novo bloco político de Canoas

Após umas série de reuniões amplamente divulgadas pela mídia, o novo bloco político que está se encontrando para formar nominatas para as eleições municipais deste ano em Canoas, um dos partidos anuncia sua retirada.

Na tarde da segunda-feira, 18, uma nota assinada por Sérgio Ricardo Spiercart (Côca), presidente em exercício do União Brasil em Canoas, partido do ex-prefeito Luiz Carlos Busato, confirmou o que vinha sendo especulado nas redes sociais.

Confira na íntegra:

Nota do União Brasil

“Em função de recentes informações que circulam na imprensa sobre os rumos do União Brasil em Canoas, a bem da verdade, trazemos alguns esclarecimentos.

O União Brasil manifesta sua preocupação com a maior crise institucional da história de Canoas, a qual, de uma forma ou outra, afeta a continuidade e a qualidade de obras e serviços essenciais para a população.

Diante deste cenário, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, união e paz como pilares fundamentais para a superação dessas dificuldades.

Foi com base nesses valores, agregando a sua liderança, experiência política e também de gestão, que o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato, representante eleito pelo União Brasil, foi chamado para dialogar com uma frente de partidos em Canoas, com objetivo de buscar discutir o futuro da cidade.

Diante desse embate contínuo da atual gestão, por vezes somos confundidos como partícipes dessa disputa.

Portanto, nesse sentido, reiteramos aqui o desejo de conciliação e paz para o bem da cidade, mas tomamos a decisão da saída das discussões da frente recém-criada.

Seguimos um caminho de independência e desejamos a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais. É somente com união e comprometimento que poderemos retomar o rumo de Canoas e superar as dificuldades enfrentadas. Não é hora ainda de discutir quem será o próximo prefeito ou prefeita, a prioridade é a cidade, que precisa urgentemente de soluções.

O União Brasil permanecerá firme em sua missão de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar e progresso de nossa querida cidade”.

Continuar a ler

Política

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos

Redação

Publicado

em

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos - Foto: Alisson Moura

A terceira reunião do novo bloco político de Canoas, que conta com a participação de 12 partidos, aconteceu nesta segunda-feira, 18, e as lideranças focaram na formação das nominatas, com objetivo de que que todas as agremiações possam eleger o maior número de vereadoras e vereadores pleito deste ano.

Novo encontro

De acordo com a nota enviada pelo bloco, a partir do próximo encontro, programado para 8 de abril, os partidos irão iniciar a segunda fase, ‘com um cronograma de discussão para a formulação conjunta de um projeto de cidade, que busque o desenvolvimento social e econômico de Canoas’.

Presentes

Estiveram presentes neste terceiro encontro os presidentes do PSD, Celso Pitol; do Republicanos, vereador Pastor Duarte; do PDT, vereador Alexandre Gonçalves; do PT, Vitor Labes; do PV, vereador Cris Moraes; do PC do B, Fábio Leivas; do Podemos, Mauri Grando; do Avante, Mário Cardoso; do Solidariedade, Alexandre Garcia Martins; do Agir, Pastor Éverton Soares, e do PSB, Diego Santa Helena.

Também participaram os vereadores Emilio Neto, Linck, Dr. Laércio, Patricio, Bamberg, Jefferson Otto, Patteta e a Vereadora Maria Eunice. A reunião ainda contou com a ex-vice-prefeita, professora Beth Colombo, e o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge, bem como os advogados especializados em Direito Eleitoral, Dr. Roger Fischer e Dr. Rafael Morgental, que analisaram as principais inovações na legislação para as eleições de 2024.

Continuar a ler

Política

Prefeito Nedy de Vargas Marques troca de partido

Redação

Publicado

em

O prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, assinou sua filiação ao Partido Progressistas (PP) nesta terça-feira, 12. O ato aconteceu na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os vereadores Abmael Almeida e Jonas Dalagna também se uniram à sigla.

Nedy destacou a tradição do partido e sua presença no RS, onde detém o maior número de prefeitos. “O PP defende princípios que considero fundamentais e que se alinham com minha visão de mundo. Eu precisava escolher um partido que tivesse tradição de honestidade, um partido que trabalha para servir à sociedade e não para se servir”, destacou.

Para o presidente estadual da sigla, Covatti Filho, a filiação de Nedy simboliza o crescimento do partido na Região Metropolitana. “Trazer para nossa agremiação pessoas de valor é o que nós estamos fazendo aqui. Dividimos palanques juntos em Canoas, desde que tu eras vereador e eu secretário de Estado”, lembrou.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm