Comunidade
“Trem invade a praça”
Por Émerson Vasconcelos
Nos últimos anos, muitos políticos têm falado sobre o rebaixamento do trem na área central da cidade, como se essa fosse uma luta nova, uma ideia deles. No entanto, durante a pesquisa para a produção do caderno especial de 50 anos de O Timoneiro, nossa equipe de reportagem logo desenterrou a verdade. Antes mesmo da instalação da atual linha ferroviária da Trensurb, a sociedade estava preocupada e mobilizada para tentar impedir a divisão da cidade. Naquela época, no entanto, o Governo Federal não deu ouvidos para a população local e nem para os repetidos apelos da imprensa.
O Timoneiro publicou na capa de sua edição que circulou na cidade no dia 29 de junho de 1984 a manchete “Trem invade a praça”, seguida por uma dura crítica editorial à decisão governamental de instalar a linha na superfície, passando por uma área central e prejudicando o tráfego no entorno da praça da Bandeira e especialmente na entrada do Colégio Maria Auxiliadora. Os problemas previstos pelo jornal de fato ocorreram, pois o entorno da escola se tornou uma das áreas de trânsito mais problemático no Centro.
Outras edições de OT, do mesmo período, mostravam na capa o encontro de personalidades canoenses com autoridades estaduais e federais, buscando uma resolução para a questão. No entanto, os pedidos de atenção foram sucessivamente ignorados e no fim das contas a linha acabou sendo instalada como a conhecemos hoje.
Seria, portanto, querer apagar a história da cidade afirmar que só agora existem pessoas preocupadas com a divisão de Canoas pela linha do trem. O Timoneiro esteve presente na luta quando ela começou, não apenas noticiando cada batalha, mas engajado em cada uma delas.
Comunidade
Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.
O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Documentação
As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.
As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.
As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.
Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
Comunidade
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).
Confira a listagem:
Comunidade
Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6
Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.
Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Como participar
Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.
Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.
Consinos
O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.
O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
- Educação1 semana atrás
Ir. Paulo Fossatti e reitores de universidades comunitárias do RS cobram lei de regulamentação em Brasília
- Saúde5 dias atrás
Profissionais da saúde de Canoas protestam por atraso de salário e piso da enfermagem
- Cultura1 semana atrás
Canoas recebe edição da XV Mostra Brazilian Film Festival: A Celebração do Cinema Brasileiro com cunho Social
- Saúde5 dias atrás
Nova sede da Unidade de Saúde Prata é entregue à população no bairro Fátima
- Saúde5 dias atrás
UPA Geraldo Gilberto Ludwig, no bairro Niterói, volta a funcionar 24h
- Enchente 2024 Canoas5 dias atrás
Igreja Imaculada realiza novena e carreata em homenagem a heróis da enchente em Canoas
- Enchente 2024 Canoas4 dias atrás
Granpal agracia prefeito Jairo Jorge com troféu por atuação nas enchentes
- Geral1 semana atrás
Papai Noel dos Correios: campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul