Conecte-se conosco

header-top


 






 

14/12/2024
 

Comunidade

“Trem invade a praça”

Avatar

Publicado

em

Foto:Bruno Lara-reprodução/OT

Foto:Bruno Lara-reprodução/OT

Por Émerson Vasconcelos

 

Nos últimos anos, muitos políticos têm falado sobre o rebaixamento do trem na área central da cidade, como se essa fosse uma luta nova, uma ideia deles. No entanto, durante a pesquisa para a produção do caderno especial de 50 anos de O Timoneiro, nossa equipe de reportagem logo desenterrou a verdade. Antes mesmo da instalação da atual linha ferroviária da Trensurb, a sociedade estava preocupada e mobilizada para tentar impedir a divisão da cidade. Naquela época, no entanto, o Governo Federal não deu ouvidos para a população local e nem para os repetidos apelos da imprensa.

O Timoneiro publicou na capa de sua edição que circulou na cidade no dia 29 de junho de 1984 a manchete “Trem invade a praça”, seguida por uma dura crítica editorial à decisão governamental de instalar a linha na superfície, passando por uma área central e prejudicando o tráfego no entorno da praça da Bandeira e especialmente na entrada do Colégio Maria Auxiliadora. Os problemas previstos pelo jornal de fato ocorreram, pois o entorno da escola se tornou uma das áreas de trânsito mais problemático no Centro.

Outras edições de OT, do mesmo período, mostravam na capa o encontro de personalidades canoenses com autoridades estaduais e federais, buscando uma resolução para a questão. No entanto, os pedidos de atenção foram sucessivamente ignorados e no fim das contas a linha acabou sendo instalada como a conhecemos hoje.

Seria, portanto, querer apagar a história da cidade afirmar que só agora existem pessoas preocupadas com a divisão de Canoas pela linha do trem. O Timoneiro esteve presente na luta quando ela começou, não apenas noticiando cada batalha, mas engajado em cada uma delas.

Em 1983 já havia protesto em função do trem. Foto: Bruno Lara-reprodução/OT.

Em 1983 já havia protesto em função do trem. Foto: Bruno Lara-reprodução/OT.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

Redação

Publicado

em

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.

O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Documentação

As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.

As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.

As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.

Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Continuar a ler

Comunidade

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).

Confira a listagem:

Canoas Volta Pra Casa – Listagem 02122024

Continuar a ler

Comunidade

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.

Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

Como participar

Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.

Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.

Consinos

O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.

O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm