Comunidade
Dois bairros sofrem com postes menores e mau atendimento
AES Sul troca postes e deixa clientes insatisfeitos com quedas de energia constantes
Por Marcelo Grisa
Os moradores dos bairros Cinco Colônias e Harmonia, principalmente aqueles que moram nas imediações da avenida República, têm passado por diversas dificuldades no fornecimento de eletricidade e internet. Há cerca de 18 meses, cada troca de postes antigos acompanha um sentimento de apreensão por parte dos habitantes.
Ouça trecho do programa OT Notícias sobre o assunto:
Para Luiz Odir Araújo, de 67 anos, morador da Cinco Colônias, o problema começa na abordagem dos funcionários da AES Sul que fazem a colocação dos postes. “O poste caiu, por alguma intempérie, e vieram colocar um novo. Eu achei que o poste que eles estavam colocando era menor do que aquele que funcionava ali até aquele momento. Fui questionar os funcionários sobre isso e do motivo de não não colocarem um poste de concreto. Eles simplesmente me disseram que o serviço era deles e que eu não podia pedir a altura do poste porque eu não conhecia o trabalho. Para não gerar uma confusão maior, deixei por assim mesmo”, relatou.
O militar da reserva também explicou que na rua das Araras, na qual os postes variam de altura em diversos pontos, foram incontáveis as ocasiões nas quais ficaram sem luz durante seis, 12 ou até 18 horas. Ele e outros moradores não sabem a quem recorrer para resolver a situação. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, as questões relativas à altura e colocação de postes são de inteira responsabilidade da AES Sul, empresa concessionária do serviço no município.
Há relatos de transições sobre a via que caem cada vez que um caminhão de grande porte passa – o que não deveria ocorrer no local. Somente na rua das Araras, isso aconteceu pelo menos cinco vezes durante os últimos 18 meses. Após caso de grande repercussão na mídia estadual, a transição foi erguida; o efeito não eliminou, mas ao menos minimizou o problema.
Na via paralela, a rua das Araucárias, acontecem problemas similares: postes tortos, linhas de telefone passando na altura das garagens e das paradas de ônibus, e muitos restos de fios partidos atrapalhando o passeio público. Em um dos becos, o aposentado Adalberto Marinho, 67 anos precisou amarrar o fio de telefone na árvore em frente à sua casa. Só assim foi possível que ele e seus familiares, assim como um vizinho, voltassem a guardar seus carros nas respectivas garagens.
Mais adiante, no cruzamento das ruas Carlos Gomes e Saldanha da Gama, no Harmonia, um novo descaso à vista de todos: apesar da esquina já ter um novo poste, de concreto armado, outros dois, de madeira, continuam com a maioria das linhas de transmissão de energia e de telefonia. Ambos estão visivelmente inclinados para a área de um estúdio de música, que fica no curto espaço entre esta entrada e o ponto onde se encontram a Saldanha da Gama e a rua Coronel Camisão.
“A gente precisa ficar sempre reclamando pra AES Sul ou para as operadoras de telefone”, explica o tatuador José Luiz Kayser Vargas, de 53 anos. “Há pouco mais de uma semana, teve um vento mais forte, coisa de só dois minutos, e ficamos sem luz por quatro horas. Meu filho está cuidando da filha recém-nascida. Meu estúdio depende da luz elétrica. Como que não são aplicadas metas e multas para a concessionária?”, criticou.
Procurada, a AES Sul não informou à reportagem de O Timoneiro sobre seus padrões de colocação de postes até o fechamento desta matéria.
Enquanto isso, na Câmara Municipal, há pelo menos dois Projetos de Lei Municipal recentes sobre a questão. O de número 12/2016, do vereador Ivo Lech (PMDB), quer instituir a proibição de instalação de novos postes de madeira pela AES Sul. Já o de número 19/2016, do vereador Julio Barbosa (PP), institui novas condutas no Código de Posturas, detalhando como deve ser feita a troca de postes na cidade. Esta segunda proposição também proíbe a utilização de madeira, além de eliminar o uso de escoras e talas para manter postes em pé pela concessionária, bem como esmiúça como ela deve se portar diante de outras empresas que fazem uso da estrutura – como as operadoras de telefonia.
Comunidade
Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre

Será inaugurado nesta terça-feira, 15, o Espaço Palestino, que pretende ser a casa dos lutadores e apoiadores do povo palestino em Porto Alegre.
O Espaço Palestino está localizado no Centro Histórico da capital gaúcha e o evento de inauguração está marcado para as 18h30. Ele é uma iniciativa do vereador Pedro Ruas (PSOL).
“Diante do genocídio sofrido pelo povo palestino, que continua neste exato momento, nosso papel é se manifestar em cada lugar onde estivermos, e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, diz o vereador. “Após a vitória de Donald Trump nos EUA, tornou-se ainda mais importante que, no mundo todo, nos parlamentos, nas universidades, nos sindicatos, nos manifestemos em solidariedade ao sofrimento e à tragédia do povo palestino.”
Na ocasião, haverá também a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Brasil-Palestina, outra iniciativa de Ruas na Câmara Municipal. Ela é a primeira frente destinada à integração dos parlamentares brasileiros com a Palestina criada em Porto Alegre, mas já está influenciando outras iniciativas análogas em outras cidades do Rio Grande do Sul.
Como parte do grande evento de inauguração do Espaço Palestino, Ruas também entregará à Fepal um quadro com a fotografia (foto acima) em tamanho ampliado de seu encontro com o líder histórico da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat. A foto foi tirada quando da viagem de Ruas a Lisboa, em 2000, representando Leonel Brizola, que não pôde comparecer devido a uma cirurgia.
“Minha ligação com a Causa Palestina é muito antiga e minha amizade sempre foi muito intensa e verdadeira”, conta o vereador, que está em seu 8° mandato. “Sempre fui muito ligado aos palestinos, há mais de 35 anos, e foi uma grande honra poder encontrar pessoalmente o comandante Arafat.”
O evento de inauguração do Espaço Palestino é aberto ao público e o próprio Espaço, em si, também estará disponível para as organizações e movimentos populares que queiram realizar atividades em apoio ao povo palestino em Porto Alegre.
Serviço
- O quê? Inauguração do Espaço Palestino e instalação da Frente Brasil-Palestina da Câmara de Porto Alegre
- Quando? Terça (15), às 18h30
- Onde? Espaço Palestino (Av. Borges de Medeiros, 328 sala 74 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Comunidade
Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório

Desde o início do mês de abril, homens que completarão 18 anos em 2025, contam com atendimento e orientação sobre o alistamento militar obrigatório, diretamente na Diretoria da Família e Juventude, da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão.
A Diretoria já realizava atendimentos aos jovens com criação de currículos e emissão de título de eleitor. Com mais esse serviço, os jovens interessados podem se direcionar à Secretaria, na Rua Fioravante Milanêz, 256, sala 501.
Os atendimentos ocorrem toda terça-feira e quinta-feira, das 9 às 17 horas, e os interessados devem levar Documento de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento e possuir uma conta no Gov.br.
Comunidade
Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças, está com inscrições abertas para diversas atividades voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas. A programação inclui aulas de ginástica, pilates, inclusão digital, coral, entre outras, todas oferecidas gratuitamente.
Com uma rotina diária de atividades, o espaço busca proporcionar um envelhecimento ativo e saudável. A chefe de unidade do CCI, da Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão, Camila Ferreira, destaca que “o objetivo é ampliar a participação da comunidade idosa, queremos que os idosos estejam ativos, integrados e protegidos. Nós dizemos que o curso de inclusão digital é de inclusão social também, eles têm dificuldade às vezes de pegar um Uber, querem explorar mais as ferramentas do WhatsApp, a intenção é mostrar que eles também podem continuar aprendendo”.
A professora Jenifer Cavalhero, que atua no local há dois anos, enfatiza os benefícios das aulas, “eles melhoram a qualidade de vida e conquistam autonomia, e mais do que isso: convivem, se divertem e criam vínculos. A cada dois meses fazemos confraternizações que são muito importantes para o bem-estar do grupo”.
Entre os participantes, a alegria em fazer parte das atividades é evidente. Nélia Flores, de 63 anos, aluna de ginástica e pilates, diz que o espaço é um refúgio para a alma, “a dança liberta, traz saúde mental. Aqui somos tratados com carinho, principalmente depois da enchente. Canoas é vitoriosa e a gente também precisa se sentir assim”.
José Carvalho do Nascimento participa do curso de inclusão digital e relata a importância da inclusão tecnológica, “se a gente não acompanhar, fica pra trás. Aqui eu aprendo, faço amizades e isso faz bem pro ser humano.” Já dona Luisa Pereira, de 83 anos, é enfática: “Conviver com pessoas é a melhor coisa que existe. Eu adoro estar aqui”.
Confira a programação completa do CCI:
- Aula de ginástica: segundas e quartas, das 8h30 às 9h30
- Pilates no solo: segundas e quartas, das 9h30 às 10h30
- Ginástica do cérebro: terças, das 14h30 às 15h30 (a partir de 22/04)
- Tricô e crochê: quartas, das 14h às 15h (a partir de 23/04)
- Coral Vozes da Sabedoria: quartas, das 15h30 às 16h30
- Inclusão digital: quintas, das 14h30 às 15h30 (a partir de 24/04)
As aulas são realizadas na sede do CCI, localizada na Rua Clemente Pinto, 92. Para mais informações ou para se inscrever, os interessados podem ir até o local ou entrar em contato pelo telefone (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.
- Saúde1 semana atrás
Vacinação contra a gripe já está disponível para grupos prioritários; confira locais
- Comunidade1 semana atrás
Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia
- Geral1 semana atrás
Feira do Peixe de Canoas começa na terça-feira, 15, e se estende até a sexta-feira santa
- Educação1 semana atrás
Senac-RS inscreve para mais de 4,7 mil vagas gratuitas de cursos técnicos até o fim de abril
- Educação1 semana atrás
EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril
- Emprego1 semana atrás
Empresa de lógística tem 100 vagas de emprego abertas no RS com contratação imediata
- Geral1 semana atrás
BRDE Labs RS 2025 será lançado durante o South Summit
- Policial3 dias atrás
PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças