Conecte-se conosco

header-top








 

29/03/2024
 

Comunidade

Água suja leva a discussões sobre o serviço prestado pela Corsan

Em resposta aos questionamentos de um vereador, companhia atribuiu problema à falta de energia

Avatar

Publicado

em

Os bairros Estância Velha, Guajuviras, Igara e Mathias Velho receberam água de qualidade duvidosa na manhã desta terça-feira, 12. O caso ocorre desde a sexta-feira, 8. O canoense Jaime Munhós, 67 anos, funcionário público, fez uso da rede social Facebook, através do Grupo Fala Canoas, mostrando a situação do líquido que saía da torneira. “A água da Corsan, em Canoas, está uma vergonha. Pessoas estão adoecendo por esse descaso. Minha esposa tem problema nos rins, imagina sendo filtrado por essa imundícia de lama. Quero ver estes caras de pau querer vir no meu portão pedir voto para sucessão, darei a mesma água para tomar, já está engarrafada na geladeira”, relatou.

piscina com água da Corsan mostra qualidade do serviço. Foto: Reprodução/Internet

piscina com água da Corsan mostra qualidade do serviço. Foto: Reprodução/Internet

Vereador buscou respostas
Com base nas reclamações de moradores de diversos bairros de Canoas em relação à qualidade da água consumida, o vereador Airton Souza (PP) esteve reunido, na última sexta-feira, 8, com o gerente da Corsan, Cesar Magalhães, para
relatar o problema e solicitar providências.
Segundo a assessoria da Câmara, o gerente explicou que o problema aconteceu em função do rompimento de vários canos nos últimos dias e da falta de energia, o que provocou a interrupção do bombeamento. Segundo ele, providências já foram adotadas, inclusive com as substituições necessárias na rede. O problema, como constatado nesta terça-feira, continua.

Vereador Airton Souza (PP) em reunião com dirigente da Corsan. Foto: Câmara

Vereador Airton Souza (PP) em reunião com dirigente da Corsan. Foto: Câmara

O que diz a Prefeitura
Com relação à denúncia sobre a má qualidade da água no bairro Mathias Velho, a Prefeitura informou que recebeu a primeira denúncia no dia 6 de janeiro deste ano e já notificou a Corsan a prestar esclarecimentos. “De acordo com o Contrato de Programa nº 099/2007, celebrado entre o Município e a Corsan, a não prestação adequada do serviço
prevê a aplicação de multas à Companhia.”
Água ficou imprópria para o consumo. Foto: Reprodução/Internet

Água ficou imprópria para o consumo. Foto: Reprodução/Internet

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Moradores dos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças podem agendar castração de cães e gatos na quarta-feira, 27

Redação

Publicado

em

Moradores dos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças podem agendar castração de cães e gatos na quarta-feira, 27

As inscrições para agendamento da castração de cães e gatos desta semana será na região Sudeste de Canoas. Na quarta-feira, 27, os interessados podem buscar o serviço na Subprefeitura, localizada na rua Marechal Rondon, 100, no bairro Niterói.

Na quinta-feira, 28, no mesmo bairro, o agendamento acontecerá na Praça da Juventude João de Barro. As iniciativas são gratuitas e ocorrem das 9 horas às 12 horas. No total, serão disponibilizadas 40 fichas para cada local.

A ação é promovida pela Secretaria de Bem-Estar Animal.

O que precisa levar

Os tutores interessados em solicitar o serviço devem comparecer no local, com documento de identidade, comprovante de residência e CPF. É preciso também ter renda familiar per capita de até três salários mínimos e estar inscrito no CadÚnico.

Apenas os moradores da região da Subprefeitura, que abrange os bairros Nossa Senhora das Graças e Niterói, podem encaminhar o atendimento. Não é necessário levar o animal para fazer a inscrição.

 

Continuar a ler

Comunidade

Quatro cães são resgatados em situação de abandono em Canoas

Redação

Publicado

em

Quatro cães são resgatados em situação de abandono em Canoas - Foto: Renan Caumo

A Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA) fez na terça-feira, 19, o resgate de quatro cachorros no bairro São José. Os cães, três fêmeas e um macho, estavam em situação de abandono em uma casa.

Na denúncia, é relatado que os maus-tratos aconteciam desde o ano passado. As equipes de fiscalização da SMBEA, a Guarda Municipal e a Polícia Civil estiveram presentes na ação.

Resgate de cães no bairro São José - Foto: Renan Caumo

Resgate de cães no bairro São José – Foto: Renan Caumo

Após o resgate, a equipe realizou um boletim de ocorrência na delegacia e os cães foram encaminhados para a Secretaria, onde devem passar por exames e tratamento adequado, de acordo com a diretora de Saúde Animal e médica veterinária da SMBEA, Katia Gueiral Lima.

“Eles receberão todo o suporte nutricional adequado, as medicações e vacinação, porque não sabemos como estavam antes”, completou. Essa já é a segunda vez que esses animais são resgatados pela secretaria.

O titular da pasta, Paulo Facio, reforçou que as equipes da SMBEA estão fazendo as fiscalizações e farão os resgates sempre que necessário.

“É impressionante o estado dos animais que estavam ali. Por isso, ressaltamos que a Prefeitura de Canoas está nas ruas fiscalizando. A SMBEA está checando as denúncias de maus-tratos. E nós vamos retirar, sim, os animais, caso seja preciso. Nós vamos combater os maus-tratos a animais em Canoas”, disse.

Abandono é crime; denuncie!

O abandono de animais é crime, de acordo com a lei 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da lei 14.064 houve um aumento na pena para maus-tratos, prevendo de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda.

Continuar a ler

Comunidade

Canoas se despede da ilustre Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Redação

Publicado

em

Canoas se despede da Branca, adotada pela Casa dos Rosa, aos 17 anos

Na quarta-feira, 13, os canoenses se despediram da cachorrinha Branca, que viveu em Canoas por 17 anos. Conhecida e amada por muitos, Branca morou nas ruas da cidade, incluindo o Paradão, até chegar à Casa dos Rosa, onde acabou sendo adotada pelos responsáveis pelo local.

Branca conquistou o coração de muitos canoenses, como o pintor Adriano Pereira; o Carlinhos, fiscal da Sogal; gestores que passaram pela Casa; o Raul, da equipe de segurança, e, em especial, a Dona Niza, que a visitava e alimentava diariamente por 15 anos.

Os tutores da já saudosa Branca contam que ela também recebeu suporte do Bem-Estar Animal de Canoas, através da funcionária Simone.

Digna de exposição

Uma exposição está sendo montada com pinturas e fotos da cachorrinha na própria Casa dos Rosa, ainda sem data definida.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm