Conecte-se conosco

header-top







 

30/06/2025
 

Comunidade

Deputado Federal canoense Marco Maia tem apartamento de 2 milhões em Miami, afirma revista

Avatar

Publicado

em

 

Marco Maia (PT) em ato na Praça do Avião de Canos em 25 de setembro de 2015 com o prefeito Jairo Jorge. Foto: Bruno Lara/OT

Marco Maia (PT) em ato na Praça do Avião de Canos em 25 de setembro de 2015 com o prefeito Jairo Jorge. Foto: Bruno Lara/OT

Por volta das 22 horas da sexta-feira, 30, o repórter Rodrigo Rangel, da revista Veja, publicou matéria a respeito do deputado canoense Marco Aurélio Spall Maia, do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo a reportagem, a revista descobriu que o parlamentar passou férias em um imóvel investigado pela Polícia Federal.

Em resposta, Maia informou à revista que o apartamento pertencia ao ex-vereador de Americana (SP) Alexandre Romano (PT), e que se hospedou no imóvel por apenas dez dias, “mas apenas uma vez”, a convite de Romano, conhecido, ainda segundo a Veja, como Chambinho, que cuidava da distribuição de contratos do Ministério do Planejamento com a empresa Consist de tecnologia da informação.

O problema foi quando o ex-vereador deu depoimento à polícia durante delação premiada, dizendo que o apartamento, na verdade, está registrado em nome de uma empresa aberta por ele na Flórida (EUA), mas que Marco Maia é o verdadeiro dono do imóvel que custa em torno de R$ 2,5 milhões (U$ 671.000). Se a informação for confirmada, Chambinho passará a ser considerado pela investigação como um “laranja de luxo” e Maia o verdadeiro proprietário do luxuoso imóvel.

O apartamento, segundo a reportagem, tem 164 metros quadrados, conta com três quartos e dois banheiros e fica na South Tower at The Point. O prédio faz parte de um condomínio de cinco edifícios situado a poucos metros da praia e proporciona aos condôminos o uso de uma marina e de um spa. Conforme denuncia a periódica, os investigadores já tinham indícios de que Chambinho fala a verdade sobre a propriedade do imóvel em Miami. “A polícia sabe, por exemplo, que a decoração do apartamento que o ex-vereador diz pertencer a Marco Maia foi feita sob orientação da mulher do deputado”, diz Veja. Por decisão do Supremo Tribunal Federal, que não encontrou conexão do caso Consist com o petrolão, a investigação saiu da alçada do juiz Sergio Moro, em Curitiba, e agora corre na Justiça Federal de São Paulo.

 

Jairo critica companheiros

Twitter Jairo Jorge

Em sua conta particular na rede social Twitter, o prefeito de Canoas Jairo Jorge (PT) criticou os companheiros de sigla na manhã de sexta-feira, 30. Em um desabafo, Jairo confessou que “Dirigentes do PT cometeram erros graves e devem ser punidos”. Poucos minutos após, novamente confessou que “um partido não é feito de anjos” e que “um partido ético depura”. Embora os tuítes chefe do Executivo canoense não pareçam ter relação com os ocorridos com o companheiro Marco Maia, mostra o descontentamento com o partido e a confissão de que erros graves foram cometidos por dirigentes do PT.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

Redação

Publicado

em

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.

O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.

Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.

A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.

“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.

O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).

Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.

Continuar a ler

Comunidade

Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

Redação

Publicado

em

Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.

Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.

Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.

Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.

“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.

Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.

Continuar a ler

Comunidade

Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada

Redação

Publicado

em

Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada

Na tarde desta quarta-feira, 18, a cidade de Canoas segue monitorando os impactos das fortes chuvas registradas na noite anterior. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, 129 pessoas seguem acolhidas no Ginásio São Luís, no bairro São Luís.

O abrigo emergencial foi estruturado para garantir acolhimento seguro e digno à população afetada. Além disso, 35 pessoas que estavam abrigadas já puderam retornar com segurança para suas residências no bairro Mathias Velho, uma das regiões mais atingidas.

A Prefeitura reforça que permanece mobilizada, por meio de suas equipes técnicas e voluntários, para oferecer suporte imediato às famílias em situação de vulnerabilidade durante este período de instabilidade climática. A estrutura no Ginásio São Luís conta com alimentação, espaço para higiene, roupas, colchões, atendimento ambulatorial e também acolhimento de animais de estimação.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques