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01/07/2025
 

Economia

Receita extra do Refaz Reconstrução auxilia na recuperação do ICMS até abril

Redação

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Receita extra do Refaz Reconstrução auxilia na recuperação do ICMS até abril

Abril teve uma arrecadação recorde para o mês em função do maior programa de regularização de dívidas de ICMS já realizado no Estado. Com o Refaz Reconstrução, uma das ações do Plano Rio Grande, a Receita Tributária Líquida apresentou crescimento de R$ 1,5 bilhão nos quatro primeiros meses do ano quando comparada ao mesmo período do ano passado.

Porém se descontados os efeitos do Refaz Reconstrução, a arrecadação de ICMS não apresentou variações reais em relação ao ano passado, indicando relativa estabilidade após a recuperação mais forte ocorrida no pós-enchente. Os números indicam também que as perdas causadas pela Lei Complementar (LC) 194/2022 nas alíquotas de combustíveis, comunicações e energia elétrica ainda não foram totalmente recuperadas.

As informações foram divulgadas durante a apresentação do Relatório de Transparência Fiscal (RTF), realizada na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em Porto Alegre. A condução ficou a cargo da titular da pasta, Pricilla Santana, e do chefe da Divisão de Informação e Normatização Contábil da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Guilherme Lentz.

A arrecadação extraordinária do ICMS e a suspensão dos pagamentos da dívida com a União, aliados a outros fatores – como a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e o controle das despesas – foram essenciais para o encerramento de mais um quadrimestre com resultados positivos nas contas públicas. O resultado orçamentário dos primeiros quatro meses de 2025 foi um superávit de R$ 4,8 bilhões (R$ 1,3 bilhão superior ao mesmo período do ano passado), como efeito do Refaz Reconstrução.

O resultado primário, indicador que demonstra a capacidade do Estado em pagar a dívida, fechou o quadrimestre positivo em R$ 1,7 bilhão. A Receita Corrente Líquida (RCL) apresentou crescimento de R$ 3,1 bilhões. O incremento na RCL permitiu que o comprometimento da despesa com pessoal do Poder Executivo encerrasse o quadrimestre em 43,55%, abaixo do limite prudencial (46,55%).

O saldo da dívida consolidada cresceu R$ 9,4 bilhões. O crescimento que já ocorria devido ao escalonamento das parcelas possibilitado pelo RRF manteve-se, a partir de junho, com a entrada em vigor da LC 206/2024. A lei postergou o pagamento da dívida por 36 meses e determinou a substituição da CAM (coeficiente de correção monetária) pelo IPCA para a atualização do saldo, além de determinar juro zerado nesse período.

Ao fim do prazo previsto, pela regra atual, a atualização do saldo devedor voltará a ser realizada por meio da CAM nas condições atuais. A dívida com a União está em R$ 103,1 bilhões, um acréscimo de R$ 7,4 bilhões em relação ao mesmo período do ano passado.

No enfrentamento de questões fiscais históricas, a dívida do Caixa Único, que já foi de quase R$ 10 bilhões em 2019, também vem caindo ao longo dos últimos anos. Foi zerada ao final de 2024, o que se manteve no final de abril de 2025.

Destaca-se também o ingresso de R$ 530 milhões da operação de crédito vinculada ao pagamento de precatórios (Pró-Sustentabilidade), captada no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nos primeiros meses de 2025, foram pagos quase R$ 1 bilhão de precatórios.

“Os dados mostram que o Estado segue com compromissos relevantes na despesa e que a receita tem limitações para sua expansão, sendo reforçada quando há eventos extraordinários – como no caso das privatizações e, agora, pelo Refaz. Quando excluímos esses fatores, percebemos que a arrecadação não recuperou os números de 2021”, avalia Pricilla. “Nesse cenário, o não pagamento da dívida com a União por 36 meses tem sido fundamental para garantir fôlego ao Estado na reconstrução.”

A despesa do Estado apresentou aumento de 7%, com destaque para o crescimento de 14% em Pessoal e Encargos e de 12% em Outras Despesas Correntes, compensados pela diminuição de 93% nos gastos com o serviço da dívida.

A despesa de pessoal deste primeiro quadrimestre, que representa aproximadamente 71% da despesa do Estado, apresentou variação de 14% (R$ 1,5 bilhão) quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa variação decorre do aumento de pagamentos a ativos e inativos com origem, principalmente, na reestruturação de carreiras do funcionalismo estadual, aprovada em 2024 e com vigência a partir de janeiro de 2025. Além disso, a despesa com pessoal foi impactada pelo pagamento recorde de precatórios, já que a maioria deles se refere a despesas de pessoal.

Analisando as despesas do Estado por função, o peso dos gastos previdenciários fica em evidência, alcançando 34% da despesa total efetiva, valores superiores aos gastos nas principais funções (saúde, educação e segurança). Na sequência, os maiores gastos são com as funções saúde (17%), segurança (12%) e educação (12%).

Esses percentuais não guardam relação direta com a aplicação dos preceitos constitucionais de aplicação obrigatória de recursos em educação (25%) e saúde (12%), cujos cômputos baseiam-se na comparação de gastos nestas áreas com rubricas específicas de Receitas.

Os percentuais de aplicação mínima são verificados ao final de cada ano – porém, no quadrimestre, já foram aplicados 26,29% em educação e 10,12% em saúde, considerando a Receita Líquida de Impostos e Transferências acumulada de janeiro a abril.

No primeiro quadrimestre de 2025, o montante de R$ 1,3 bilhão que seria destinado ao pagamento da dívida com a União foi transferido ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), em razão da LC 206/2024. Desde junho de 2024 já foram destinados R$ 3,2 bilhões ao fundo. Esses valores estão sendo utilizados nas medidas de enfrentamento dos danos causados pelas enchentes do ano passado.

No capítulo sobre projeções, o RTF destaca que, baseadas no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026 (PLDO 2026), recentemente entregue à Assembleia, o cenário evidencia déficits primários até 2027. Essa projeção decorre do alto montante de execução de despesas primárias com recursos destinados ao Funrigs e pelo pagamento de precatórios com recursos de operações de crédito.

Em 2025, é esperado resultado orçamentário superavitário principalmente pelo ingresso de novas receitas de operações de crédito destinadas à quitação de precatórios. Nos anos seguintes, são esperados déficits orçamentários significativos, pelo crescimento das despesas em ritmo mais acelerado do que o crescimento esperado das receitas, especialmente com o aumento gradual do serviço da dívida com a União.

Refaz Reconstrução garantirá ganhos de arrecadação no futuro

Além dos valores que já ingressaram no caixa do Estado devido a pagamentos à vista, o Refaz Reconstrução, viabilizado pela Receita Estadual e Procuradoria-geral do Estado (PGE), seguirá tendo repercussão na arrecadação do RS em função da opção de parte dos contribuintes pelo parcelamento das dívidas.

O acréscimo de receita que o Rio Grande do Sul terá até 2038 chega a R$ 3,5 bilhões, segundo estimativas da assessoria econômica da Sefaz. E, até o final da reforma, daqui a 50 anos, alcançará R$ 11,4 bilhões em valores de 2025.

Isso ocorrerá porque, pela regra de transição da reforma tributária, parte do bolo arrecadado com o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) seguirá sendo distribuído nas próximas décadas de acordo com a arrecadação média de ICMS e Imposto Sobre Serviços (ISS) obtida pelos Estados e municípios entre 2019 e 2026.

Na prática, portanto, os R$ 2,4 bilhões a mais pagos pelos gaúchos em 2025 e 2026, ampliará a receita média do Rio Grande do Sul em R$ 500 milhões anuais – ou 0,05% sobre o total do IBS sujeito à essa regra especial de rateio.

“A arrecadação atual e os ganhos que cada Estado tem hoje contam para o futuro cálculo. Por isso, sempre dissemos que o Rio Grande do Sul precisa ampliar sua participação nesse bolo nacional do IBS, como já vem ocorrendo em muitos Estados”, ressalta Pricilla.

Sobre o Relatório de Transparência Fiscal

O RTF visa ampliar a transparência na gestão financeira. Tem origem no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do primeiro quadrimestre de 2025, elaborados pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e publicados no Diário Oficial do Estado em 30 de maio, além de contar com dados da Receita Estadual e do Tesouro do Estado.

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Para marcar seus 64 anos, BRDE apresenta novo plano estratégico para 2030

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Para marcar seus 64 anos, BRDE apresenta novo plano estratégico para 2030

Principal instituição de fomento do Sul do Brasil, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) chega aos 64 anos de atuação. E para marcar a data, o banco realizará um evento na próxima terça-feira (1/7), em Porto Alegre, para lançar o Planejamento Estratégico 2025-2030, que irá orientar a atuação nos próximos anos com foco em inovação, impacto social e compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A atividade terá a participação do governador Eduardo Leite e demais autoridades convidadas, incluindo parceiros operacionais do banco, clientes e, em especial, colaboradores dos três estados do Sul. As comemorações aos 64 anos e o lançamento do novo plano estratégico acontecerão no Teatro Unisinos, com a apresentação da Orquestra Jovem do RS e um momento de confraternização ao final da tarde.

Aviso de pauta

O quê: aniversário de 64 anos do BRDE e apresentação do Planejamento Estratégico 2025-2030
Quando: terça (1/7), 14 h
Local: Teatro Unisinos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 – Boa Vista – Porto Alegre/RS)

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Presença da Invest RS em São Paulo potencializa atuação do BRDE em projetos estratégicos

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Presença da Invest RS em São Paulo potencializa atuação do BRDE em projetos estratégicos

Determinada em fortalecer a atração de novos investimentos para o Rio Grande do Sul, a Invest RS inaugurou, nesta segunda-feira, 23, seu escritório de representação em São Paulo. Com a presença do governador Eduardo Leite, a abertura do espaço na capital paulista representa nova etapa na atuação institucional da agência e amplia as oportunidades aos parceiros operacionais, entre eles o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), participarem do financiamento a projetos estratégicos para a economia gaúcha.

O governador destacou que a presença da Invest RS em São Paulo posiciona o Rio Grande do Sul no grande centro econômico do país.

“Estar onde os negócios acontecem nos permite apresentar com agilidade as oportunidades do nosso Estado e ampliar a atração de investimentos. Já na inauguração, celebramos novos acordos com empresas que enxergam no RS um ambiente favorável para crescer. Esse é um sinal claro de que estamos no caminho certo, combinando infraestrutura, capital humano e segurança jurídica para impulsionar o desenvolvimento”, afirmou Leite.

Para reafirmar o compromisso de estar alinhado ao plano de desenvolvimento do governo, o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, participou da agenda de inauguração do novo escritório da Invest RS, juntamente com o diretor de Planejamento do banco, Leonardo Busatto. Na visão do presidente, a presença da agência de desenvolvimento do estado no principal centro financeiro do país será um diferencial para atração de novos investimentos.

“Precisamos demonstrar todo o nosso potencial nos mais variados setores econômicos. Temos uma expectativa positiva em contribuir em projetos estratégicos onde o banco já atua de maneira consolidada, como na geração de energias limpas, na inovação e no agro sustentável,”, destacou Ranolfo.

Setores

Antes da abertura oficial, o governador e o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, participaram de um encontro com profissionais da imprensa e convidados. Na oportunidade, Prikladnicki elencou as oportunidades de novos investimentos para o RS, citando as possibilidades de financiamento do BRDE, em especial na produção de biocombustíveis e no fortalecimento do setor turístico. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, igualmente acompanhou toda a programação de inauguração do novo escritório, que está localizado na rua Leopoldo Couto Magalhães Júnior, 1098, conjunto 72.

Com apenas seis meses de atuação, a agência de desenvolvimento do RS já contabiliza uma série de projetos prospectados ou sob gerenciamento, com uma previsão de mais de R$ 5 bilhões de investimento e de 4.466 empregos a serem criados caso todos se confirmem.

Os principais segmentos prospectados foram em áreas como cadeia agropecuária, produtos de transição energética, produtos regionais de nicho, turismo, cadeia petroquímica, fertilizantes, máquinas agrícolas e silvicultura, papel e celulose.

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Do agendamento à aproximação: as novidades do Pix para 2025

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Do agendamento à aproximação: as novidades do Pix para 2025

O Pix, meio de pagamento já adotado por 76,4% dos brasileiros segundo dados do Banco Central, prepara-se para lançar em 16 de junho sua mais nova funcionalidade: o Pix Automático. O sistema permitirá o agendamento de pagamentos recorrentes diretamente da conta do usuário, prometendo maior praticidade para transações mensais como contas de consumo e assinaturas.

A novidade surge em um contexto onde, apesar da ampla adoção da ferramenta, ainda persistem equívocos sobre seu funcionamento. No início do ano, por exemplo, mudanças nas regras de fiscalização da Receita Federal para transações via Pix geraram polêmica e desinformação.

Paralelamente ao Pix Automático, outra inovação já disponível desde fevereiro é o Pix por Aproximação, que utiliza tecnologia NFC em smartphones para permitir pagamentos rápidos e sem contato físico.

Para explicar como funcionará o novo sistema, Marlon Tseng, CEO da Pagsmile, instituição de pagamentos especializada em soluções que conectam negócios a mercados emergentes, ajuda a desvendar os principais mitos sobre as novidades de 2025 do Pix. Confira:

MITO nº 1: O Pix por Aproximação não é seguro

“As transações por NFC são criptografadas e exigem autenticação, como biometria ou senha, para serem concluídas. Isso torna o método tão seguro quanto outras formas de pagamento disponíveis no mercado”, explica Tseng, que reforça que a tecnologia NFC (Near Field Communication) é amplamente utilizada em sistemas de pagamento mundo afora justamente pela segurança.

MITO nº 2: Serão cobradas taxas para fazer o Pix Automático

O Pix Automático é gratuito para usuários, assim como qualquer transação tradicional do Pix.

MITO nº 3: O Pix por Aproximação exige conexão com a internet

O Pix por aproximação pode ser usado mesmo sem conexão com a internet, pois a tecnologia NFC permite que um pagamento seja processado offline e confirmado posteriormente.

MITO nº 4: O Pix Automático só pode ser usado para valores abaixo de R$ 50

Não há um limite para usar o Pix Automático. No entanto, “alguns estabelecimentos podem definir valores máximos por questões de segurança, mas como isso varia de caso a caso, sempre confirme as regras com seu banco”, recomenda o CEO.

MITO nº 5: Pix por Aproximação pode ser ativado acidentalmente

“Uma transação de Pix por Aproximação só é concluída com a confirmação do usuário, seja por biometria, reconhecimento facial ou senha; ou seja, não há risco de pagamentos acidentais. Além disso, a tecnologia NFC exige que o smartphone esteja muito próximo da maquininha para que seja feito o pagamento”, explica Tseng.

MITO nº 6: O Pix Automático não pode ser cancelado após o agendamento.

Com essa modalidade, é possível programar pagamentos recorrentes, como conta de luz, água, aluguel e assinaturas. E o usuário pode cancelar ou modificar os pagamentos a qualquer momento pelo aplicativo do banco.

Segundo o especialista, “essas são funcionalidades que vieram para simplificar ainda mais a vida dos brasileiros. No entanto, como toda novidade, é comum ter dúvidas. Por isso, fique de olho nas atualizações do seu banco e, claro, não acredite em tudo o que lê por aí”.

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