Conecte-se conosco

header-top


 






 

22/01/2025
 

Saúde

O que você está fazendo para envelhecer bem? Último censo do IBGE registrou 4,6 milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil

Redação

Publicado

em

O que você está fazendo para envelhecer bem Último censo do IBGE registrou 4,6 milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil

O último censo do IBGE registrou 4,6 milhões de pessoas com mais de 80 anos no Brasil. A expectativa de vida dos brasileiros que era de 46 anos em 1950, hoje é de 77 anos.

A geriatra da Rede de Saúde da Divina Providência, Walkíria Rodrigues de Freitas, aproveita o mês do Idoso para trazer importantes reflexões sobre o envelhecimento saudável e com qualidade de vida.

“Em consultas médicas, ao aplicar testes de rastreamento para declínio cognitivo ou para transtornos de humor, percebemos que a grande maioria dos idosos acredita que é maravilhoso estar vivo, e que viver é uma dádiva”, comenta.

Também são unânimes pacientes que procuram atendimento para promoção de saúde, visando um envelhecimento saudável.

“O envelhecimento começa desde o primeiro minuto de vida. Envelhecemos desde que nascemos. Natural, então, seria pensar e agir em prol do envelhecimento o mais precocemente possível, e não adiar ações e decisões para a dita terceira e quarta idade”, aconselha a profissional.

Para envelhecer bem, pesquisadores de universidades norte-americanas e de grupo de pesquisas globais em gerontologia que investigam e monitoram pessoas mais longevas, são categóricos em relação a algumas “dicas” para envelhecer bem. “Dentre elas, ter um propósito de vida, um objetivo a ser alcançado todos os dias”, expõe Walkíria.

Confira a seguir as dicas/orientações:

– opte por uma alimentação saudável, com uma dieta balanceada, preferindo frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras;

– evite açúcar, gordura saturada e alimentos ultraprocessados com muitos aditivos químicos e pasteurizados;

– pratique exercícios físicos, que beneficiam, inclusive, em redução de quedas e lesões;

– cuide de sua saúde mental, praticando atividades que estimulem a mente como leituras, e mais importante, aprendendo algo novo;

– preserve relacionamentos saudáveis, cultive amizades e valorize relações familiares, participe de grupos com interesses em comum ou de ações sociais como campanhas de doações;

– tenha cuidados médicos, como a realização de exames de rastreamentos e imunizações adequadas, para diagnóstico precoce e prevenção de doenças graves e mortes;

– reduza ou cesse o uso de tabaco e de álcool. Os idosos devem ser questionados sobre o tabagismo e aconselhados sobre como parar de fumar;

– mantenha a hidratação bebendo, pelo menos, 2 litros de água ao dia;

– exercite atitude positiva, cultivando mentalidade otimista, praticando o perdão a si e ao próximo;

– tenha um propósito de vida, um objetivo a ser alcançado todos os dias. Faça atividades como jardinagem ou de ajuda ao próximo, doando alimentos, objetos ou tempo de escuta e de atenção.

Tecido cerebral e apoio emocional

“Com o envelhecimento, naturalmente, perdemos sinapses e tecido cerebral, mas conhecimentos novos são capazes de criar conexões”, estimula Walkíria. Ela também reforça que o apoio social é fundamental para o bem-estar emocional dos idosos.

Álcool aumenta riscos

O uso de álcool em idosos está associado ao aumento do risco de quedas e pode afetar, negativamente, a funcionalidade e a cognição, bem como a saúde geral. Os fatores de risco para o abuso de álcool entre os idosos incluem luto, depressão, ansiedade, dor, incapacidade e história prévia de uso de álcool.

Sono de qualidade

Crie uma rotina de descanso, evitando o uso abusivo de telas e estímulos luminosos, pelo menos, 30 minutos antes de dormir. Reduza o consumo de bebidas estimulantes como café, refrigerantes e chás que contenham cafeína à noite.

Tratamentos

A geriatra alerta que a população idosa é heterogênea, ou seja, o estado fisiológico e funcional varia muito entre os idosos. Isso significa que a idade por si só não é o único determinante para intervenções e as decisões de tratamento, tanto preventivas quanto terapêuticas, devem ser individualizadas, respeitando a história de vida e os valores de cada indivíduo.

“Estratégias de rastreamento e prevenção de doenças são um bom exemplo de intervenções que precisam ser individualizadas”, esclarece.

Delirium

Sabendo que as doenças crônicas são fatores comuns aos idosos e predisponentes ao desenvolvimento de delirium, o Hospital Divina da Rede de Saúde da Divina Providência implementou, desde março de 2024, o protocolo de atendimento ao delirium na emergência, Unidades de terapia intensiva e nas unidades de internação hospitalares.

O delirium é um estado confusional agudo muito comum em idosos hospitalizados e que é responsável, independente de outros fatores, por grande aumento de mortalidade, aumento de tempo de internação, aumento de declínio cognitivo e do desenvolvimento de síndromes demenciais mesmo após alta hospitalar, além de aumento no tempo em instituições de longa permanência para idosos na desospitalização.

“Mais uma ação que visa melhorar o cuidado ao idoso, tornando o hospital um ambiente menos hostil e, é claro, objetivando a prevenção e o manejo adequado ao delirium, reduzindo morbidades associadas”, conclui a geriatra.

Preparo profissional

Para Walkíria, profissionais capacitados para o atendimento ao idoso são essenciais. “Não significa ofertar o cuidado apenas por médicos geriatras e equipes de gerontólogos, ainda mais tendo em vista a alta demanda por esses profissionais, que inviabilizaria esse atendimento exclusivo.

“É essencial o preparo de mais profissionais com o conhecimento em gerontologia e capazes de realizar um atendimento centrado na pessoa, personalizados para as necessidades individuais, com respeito a seus valores e expectativas. Também é necessário ter equipes multiprofissionais acolhedoras, que realizem um plano de cuidado abrangente, com atividades específicas de suas áreas de ação somadas a estímulos à melhora da funcionalidade e da cognição. Estes profissionais precisam, ainda, incluir familiares e cuidadores nas orientações para o cuidado intra-hospitalar e para a sua transição ao domicílio”, aponta.

Geriatra da Rede de Saúde da Divina Providência, Walkíria Rodrigues de Freitas

Geriatra da Rede de Saúde da Divina Providência, Walkíria Rodrigues de Freitas

Saúde

Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou, na tarde de terça-feira, 21, os nomes dos diretores técnicos responsáveis pelos hospitais canoenses.

Hospital Nossa Senhora das Graças

O Hospital Nossa Senhora das Graças tem como diretor técnico o Dr. Alessandro Louzada.

Hospital de Pronto Socorro

O Hospital de Pronto-Socorro está sob direção técnica do Dr. Álvaro Fernandes.

Hospital Universitário

E o Hospital Universitário está sob responsabilidade do Dr. Rene Xavier de Assumpção Junior.
Continuar a ler

Saúde

Prefeito, secretários e vereadores vistoriam reforma do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeito, secretários e vereadores vistoriam reforma do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas

Na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito de Canoas, Airton Souza, o vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e vereadores da cidade visitaram as obras de reforma do Hospital de Pronto-Socorro, no bairro Mathias Velho.

De acordo com a gestão municipal, o objetivo da visita foi verificar o andamento dos reparos e a expectativa de conclusão do serviço. O hospital teve o primeiro andar totalmente alagado na enchente de maio de 2024.

Andamento da obra

Airton defendeu que é preciso agilizar a execução da obra e disse estar frustrado com o andamento do serviço, especialmente porque enquanto o prédio é reformado o Hospital de Pronto-Socorro vem realizando os seus atendimentos dentro da estrutura física do Hospital Nossa Senhora das Graças.

“Existe uma expectativa de conclusão e a obra andou muito pouco”, declarou o prefeito. “Queremos clareza na execução da obra e queremos que o prazo seja cumprido.”

O vice-prefeito Rodrigo Busato disse destacou que a administração municipal não tem foco apenas em levantar os problemas, mas principalmente em encontrar soluções que resultem em melhorias para a população.

O contrato para a reforma, assinado ainda na administração passada, prevê que os trabalhos durem 120 dias, com a conclusão, portanto, prevista para meados do mês de abril. Mas o andamento dos serviços indica que poderá ser necessário estender o prazo.

O diretor da Elmo Eletro Montagens, responsável pela obra, André Sant’Ana, disse que problemas não previstos no projeto original foram encontrados durante as obras e será necessário lidar com eles para que a reforma possa ser concluída.

“Estamos reavaliando o projeto por causa dessas questões”, explicou Sant’Ana, dando como exemplo danos na rede elétrica do prédio que só foram revelados quando a obra começou de fato.

O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, explicou que a expectativa de reabertura do Hospital de Pronto-Socorro depende do andamento e da conclusão da reforma.

O diretor do hospital, Sérgio Ruffini, adiantou que, com a reforma, será possível efetuar mudanças na disposição das estruturas internas da casa de saúde, de modo a racionalizar os processos de atendimento e oferecer mais qualidade e conforto aos pacientes.

Continuar a ler

Saúde

Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil

Redação

Publicado

em

Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil

A cidade de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde  (SMS), foi agraciada pela SAS Brasil com o Troféu Compromisso Social 2024, descrito como um reconhecimento a parceiros que acreditam no poder de unir forças para gerar transformações.

A entrega do título aconteceu durante reunião entre membros da ONG e integrantes da SMS, na tarde de sexta-feira, 17, na sede da pasta.

“Somos uma organização social que existe há 13 anos e o nosso objetivo é levar a saúde especializada para quem não tem acesso. A gente entrou aqui no Rio Grande do Sul em maio de 2024, enfim, depois do que aconteceu com as enchentes. E o nosso principal intuito, além de dar apoio para a população, também é continuar com o atendimento perene”, disse.

Ainda segundo ela, o intuito do reconhecimento com a Secretaria de Saúde e a cidade de Canoas como um todo é a manutenção da parceria vigente.

“A gente vai continuar essa parceria levando o que a gente já faz, como a presença da carreta e mobilização dos voluntários, os mutirões de saúde, agora com o monógrafo, e seguir trazendo saúde especializada para a população”, disse a assistente e relações públicas na SAS Brasil, Amanda Santana, ao lado da coordenadora do projeto Missão RS da SAS Brasil, Luciele Scapini.

“Isso mostra o quanto é importante a gestão pública trabalhar com parceiros comuns, enfim, com pessoas que estão dispostas, principalmente, em momentos de gravidade como que Canoas viveu. Assim como em questão de especialidades que, muitas vezes, o Município não consegue chegar pelas diversas dificuldades que o setor público tem. Então, quando vem parceiros dispostos a colaborar com a população, obviamente, estaremos sempre de portas abertas”, disse o secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada de Canoas, Favio Telis.

Os demais participantes da SMS na reunião foram o secretário adjunto da Atenção hospitalar, Gustavo Corrêa e a Adjunta de Gestão e Planejamento, Katia de Carvalho.

A SAS Brasil é uma instituição de saúde do terceiro setor que atua no enfrentamento a escassez de acesso a médicos especialistas em cidades, com atendimento médico e impactando na fila de espera por consultas especializadas nas regiões.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques