Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

20/09/2024
 

Animais

Convívio com animais traz benefícios à saúde física e mental

Redação

Publicado

em

O Dia do Amigo, comemorado neste sábado, 20, celebra não só as amizades entre pessoas mas, também, o convívio entre animais e seres humanos, construídas, muitas vezes, a partir de eventos traumáticos, trazendo benefícios não só à saúde física, mas mental dos tutores.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves, observa que, na verdade, a ciência já estuda há bastante tempo os benefícios de se ter um animal para ajudar na saúde mental. Segundo o veterinário, os donos de pets têm níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol quando comparados com pessoas que não têm animais. “Estudos apontam que pessoas acima de 65 anos de idade que têm um animal em casa têm 30% menos probabilidade de ir a médicos, em relação àquelas que não têm”.

Diogo Alves assegura que “brincar com cães, gatos e outros animais de estimação eleva os níveis de serotonina e dopamina, trazendo relaxamento, paz, calma e sensação de bem-estar para a gente”.

Pessoas que têm animais de estimação têm, ainda, segundo veterinário, menor nível de pressão arterial e estresse. “Há estudos comprovando que pessoas que eram hipertensas, depois de alguns meses com um animalzinho, tiveram uma queda considerável [da pressão alta] em comparação a quem não tinha o animal. O benefício é imenso”, disse.

Hoje, pode-se dizer, que a inter-relação entre humano e animais é uma via de mão dupla, diz o presidente do CRMV-RJ. “É menos solidão. A gente observa que as pessoas ao caminhar com seus pets na rua são abordadas por outras pessoas. Estabelece-se uma relação de amizade e contato. É super interessante do ponto de vista social e comportamental. É muito importante esse convívio mútuo entre o animal e o ser humano”, avalia.

Saúde mental

Diogo Alves diz que o convívio com um animal ajuda, inclusive, a afastar ameaças de suicídio. “Com certeza, o isolamento pode acentuar sintomas de depressão, e a companhia de um pet pode beneficiar pessoas que estão deprimidas ou depressivas”, diz.

De acordo com o veterinário, cuidar de um animalzinho faz com que o dono se sinta necessário e querido e a pensar que, se morrer, quem irá cuidar dele? “Essa companhia mútua faz com que a pessoa desista da questão de suicídio”, diz.

Evento para adoção

Cerca de 200 animais resgatados da enchente em Canoas terão a oportunidade de ganhar um novo lar. No sábado e no domingo (20 e 21), ocorre a 2ª Feira de Adoção Responsável de Cães e Gatos no Parque da Redenção, em Porto Alegre.

A ação é promovida pelo Governo Estado em parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria do Bem-Estar Animal. A iniciativa será realizada das 9h às 17h, junto ao Monumento ao Expedicionário.

Os animais disponíveis para adoção são provenientes de abrigos de Canoas. Todos passaram por uma triagem veterinária, que incluiu vacinação, castração, diagnóstico de zoonoses e inserção de microchips de identificação.

A feira também conta com a parceria do Comando Militar do Sul – Operação Taquari 2, 3º Regimento Osório, GRAD e Arcanimal.

Para adotar é necessário:

  • Passar por uma entrevista prévia, que visa identificar se o ambiente é seguro para o animal.
  • Ter mais de 18 anos
  • Apresentar documento de identificação (CPF/CNH/RG)
  • Apresentar comprovante de residência
  • Assinar o termo de adoção e guarda responsável
  • Para adotar cães: levar guia ou peitoral.
  • Para adotar gatos: levar caixa de transporte.

Animais

Cadastro para castrações gratuitas de cães e gatos será aberto na sexta-feira em Canoas

Redação

Publicado

em

Cadastro para castrações gratuitas de cães e gatos será aberto na sexta-feira em Canoas

A Prefeitura de Canoas abre na próxima sexta-feira, 16, disponibilidade para 500 castrações gratuitas para cães e gatos de famílias residentes em Canoas, que estejam inscritas no Cadastro Único e tenham renda de até três salários-mínimos. Também podem ser cadastrados animais em situação de rua.

Como se inscrever

As inscrições estarão disponíveis a partir das 9 horas e serão encerradas assim que o limite de vagas for atingido.

Cada família poderá cadastrar até três animais, sendo necessário preencher um formulário individual para cada um. O sistema estará disponibilizado no site da Prefeitura.

Agendamento

O agendamento das castrações será realizado através de até três tentativas de contato telefônico com o responsável pelo animal. Caso não haja retorno, a solicitação será cancelada, e a vaga será destinada ao próximo animal da lista de espera.

Continuar a ler

Animais

Cerca de mil animais aguardam adoção em abrigos de Canoas

Redação

Publicado

em

Mais de mil cachorros resgatados durante a enchente de maio ainda aguardam por um novo lar em Canoas.

As adoções ocorrem diariamente, incluindo fins de semana, das 10 às 16 horas, em cinco endereços na cidade.

Os interessados podem ver os animais nos sites arcanimal.com.br e petsrs.com.br e visitá-los nos abrigos.

É necessário levar comprovante de residência e documento com foto, além de passar por uma entrevista.

A Força Aérea Brasileira (FAB) auxilia no transporte de animais adotados para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Além da Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal (SMBEA), outros quatro locais abrigam esses animais. Confira:

  • Secretaria de Bem-Estar Animal: Avenida Boqueirão, nº 1.986
  • Cães Resgatados Canoas: Avenida Farroupilha, nº 7.999
  • Abrigo Containers: Avenida Açucena, nº 1.547
  • SOS Nazário: Rua Nazaré, nº 617
  • André Leão Puente: Rua Victor Kessler, nº 291
Continuar a ler

Animais

MiniZoo de Canoas recebe visitantes de terça a domingo

Redação

Publicado

em

MiniZoo de Canoas recebe visitantes de terça a domingo

O Zoológico Municipal de Canoas, conhecido como MiniZoo, está aberto ao público no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), no Bairro Marechal Rondon. As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, incluindo feriados, com entrada gratuita. O espaço une preservação ambiental e lazer, promovendo conscientização e educação ecológica.

Missão e atividades do MiniZoo

O MiniZoo se dedica ao bem-estar dos animais cativos, à reabilitação e soltura de animais silvestres, e à educação ambiental. A instituição também contribui para a conservação da biodiversidade, além de incentivar a pesquisa e o aprendizado entre estudantes e o público em geral.

Variedade de espécies

O local abriga 115 animais de 44 espécies, incluindo macacos, tartarugas, corujas, lontras, papagaios, araras, coatis, e ouriços.

Atendimento e contato

Vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o MiniZoo prioriza a reabilitação de animais silvestres. Em casos de animais feridos ou em risco, o telefone/WhatsApp da equipe é: (51) 99787-1078. O atendimento para recebimento de animais ocorre diariamente, das 8h às 18h.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm