Conecte-se conosco

header-top


 






 

26/01/2025
 

Clima

Defesa Civil de Canoas fez 66 atendimentos durante o final de semana

Redação

Publicado

em

Em balanço da Defesa Civil de Canoas publicado nesta segunda-feira, 17, o órgão contabilizou 66 ocorrências ao longo do final de semana.

Foram 44 conferências de comunicados de alagamentos, 14 respostas a pedidos de informações, dez abrigamentos, 4 solicitações de abrigo e 4 solicitações de resgate.

Dez equipes estão mobilizadas, por conta do plano de contingência da prefeitura diante da previsão do tempo instável no fim de semana e nos próximos dias.

A distribuição teve a presença de agentes nos bairros Mathias Velho (3 equipes), Harmonia (1), Mato Grande (1), Fátima (2), Rio Branco (2) e Niterói (1).

Os trabalhos contaram com a colaboração de equipes de diferentes secretarias e órgãos de segurança.

Níveis dos rios

Agentes seguem mobilizados e monitoram o comportamento das águas dos rios. Conforme o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), a bacia do Rio do Sinos, que desemboca na região da Praia do Paquetá, às 11h desta segunda-feira, 17, estava com 3,35 metros em São Leopoldo — a cota de inundação é de 4,5m.

O Guaíba, que serve de parâmetro para o lado Oeste de Canoas, estava com 2,74 metros, ante a cota de 3,6 metros. Já o Rio Gravataí registrava 3,53 metros — para uma marca de 4,75 m para começar a deixar o leito.

Clima

Defesa Civil alerta para temporais isolados nesta sexta-feira, 24

Redação

Publicado

em

Defesa Civil alerta para temporais isolados nesta sexta-feira, 24

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para temporais isolados, com chuva forte, raios e eventual queda de granizo na tarde desta sexta-feira, 24, na área destacada em vermelho na imagem.

Orientações

Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança.

Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.

Em caso de emergência, ligue 190/193.

 

Continuar a ler

Clima

Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar

Redação

Publicado

em

Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar

A Sala de Situação e a Defesa Civil do RS orientam para os próximos dias, cujo prognóstico é de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar sobre Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Centro, Vales, RMPOA, Costa Doce e parte do Sul.

Previsão do tempo

Na segunda-feira, 13, o ar seco e quente segue atuando no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e parte da Campanha. As temperaturas mínimas ficam entre 14 e 18°C, já durante à tarde, as máximas devem atingir valores entre 33 e 38°C. A umidade relativa do ar permanece em torno de 30% em áreas do Oeste e Campanha.

Na terça-feira, 14, a massa de ar seco e quente continua atuando no Estado, especialmente no Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Campanha. Durante a manhã as temperaturas atingem valores entre 15 e 19°C, enquanto à tarde, ficam em torno dos 35 aos 40°C. A umidade relativa do ar varia de 20% a 30% em áreas da fronteira Oeste e da Campanha.

A quarta-feira, 15, inicia com temperaturas mínimas entre 18 e 24°C no Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Centro, Vales e RMPOA. Durante a tarde, as temperaturas ficam em torno dos 34 a 42°C. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% nessas áreas.

Na quinta-feira, 16, a onda de calor ganha mais força sobre o Estado. As temperaturas mínimas variam entre 18 e 25°C no Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, Vales, RMPOA, Costa Doce e parte do Sul. As temperaturas máximas ficam em torno dos 35 aos 42°C, nessas regiões. A umidade relativa do ar fica em torno dos 30%.

Durante a sexta-feira, 17, as condições de altas temperaturas se mantêm em boa parte do Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas variam entre 18 e 26°C, enquanto à tarde, as máximas ficam em torno dos 29 a 39°C. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% na fronteira Oeste.

A tendência é que, no sábado, 18, as temperaturas continuem elevadas devido a onda de calor em áreas do Oeste, Missões, Campanha, Centro e RMPOA. Nessas regiões, as temperaturas mínimas variam entre 19 e 25 °C, já as máximas ficam em torno de 25 e 38°C. A umidade relativa do ar durante à tarde segue em torno de 25% e 35% em áreas da fronteira Oeste e parte da Campanha.

Umidade relativa do ar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Por isso, deve-se evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol. É importante manter-se hidratado e ter atenção redobrada com crianças e pessoas enfermas.

Continuar a ler

Clima

Ferramenta de alerta da Defesa Civil para desastres entra em operação nas regiões Sul e Sudeste

Redação

Publicado

em

Ferramenta de alerta da Defesa Civil para desastres entra em operação nas regiões Sul e Sudeste

A partir desta quarta-feira, 4, o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta, entrará em operação nas regiões Sul e Sudeste e estará disponível em casos de desastres de grande perigo. A tecnologia foi criada em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras.

Redes 4G e 5G

A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.

No último fim de semana, um alerta demonstração foi enviado para 36 municípios do Rio Grande do Sul e, também, para a cidade de Belo Horizonte (MG) como forma de mostrar a funcionalidade do Defesa Civil Alerta para a população.

As cidades gaúchas que receberam o alerta demonstração foram: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria.

A ferramenta será integrada às outras formas de alerta já utilizadas pela Defesa Civil. Ela será empregada exclusivamente em casos de desastres extremos ou severos, que representem risco iminente à população.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques