Conecte-se conosco

header-top

 






 

21/10/2024
 

Clima

Defesa Civil de Canoas fez 66 atendimentos durante o final de semana

Redação

Publicado

em

Em balanço da Defesa Civil de Canoas publicado nesta segunda-feira, 17, o órgão contabilizou 66 ocorrências ao longo do final de semana.

Foram 44 conferências de comunicados de alagamentos, 14 respostas a pedidos de informações, dez abrigamentos, 4 solicitações de abrigo e 4 solicitações de resgate.

Dez equipes estão mobilizadas, por conta do plano de contingência da prefeitura diante da previsão do tempo instável no fim de semana e nos próximos dias.

A distribuição teve a presença de agentes nos bairros Mathias Velho (3 equipes), Harmonia (1), Mato Grande (1), Fátima (2), Rio Branco (2) e Niterói (1).

Os trabalhos contaram com a colaboração de equipes de diferentes secretarias e órgãos de segurança.

Níveis dos rios

Agentes seguem mobilizados e monitoram o comportamento das águas dos rios. Conforme o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), a bacia do Rio do Sinos, que desemboca na região da Praia do Paquetá, às 11h desta segunda-feira, 17, estava com 3,35 metros em São Leopoldo — a cota de inundação é de 4,5m.

O Guaíba, que serve de parâmetro para o lado Oeste de Canoas, estava com 2,74 metros, ante a cota de 3,6 metros. Já o Rio Gravataí registrava 3,53 metros — para uma marca de 4,75 m para começar a deixar o leito.

Clima

Semana será de temperaturas altas em Canoas; confira previsão do tempo

Redação

Publicado

em

Semana será de temperaturas altas em Canoas; confira previsão do tempo

A semana começou ensolarada e com muito calor em Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o aumento de nuvens pode ocasionar pancadas de chuva na terça-feira, 15.

Embora possam ser fortes e passageiras, as ocorrências de chuva não devem apresentar riscos de transtornos na cidade. Novas precipitações estão previstas para os próximos dias, com exceção da quinta-feira, 17, quando o sol prevalece em meio a rajadas moderadas de vento.

A alteração dos prognósticos e eventual mudança de cenário serão comunicados pelo Eclima pelos canais oficiais da Prefeitura.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira (15): o tempo fica instável com muitas nuvens e pode chover a qualquer hora. As precipitações podem ser fortes e passageiras, mas sem riscos. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.

Quarta-feira (16): o dia começa com umidade e predomínio de nuvens e não se descarta chuva pela manhã. As pancadas devem ser de fraca intensidade. Durante a tarde, o sol aparece e esquenta. Mínima de 17°C e máxima de 28°C.

Quinta-feira (17): manhã com o predomínio do sol entre nuvens. O vento nos quadrantes Sul/Sudeste, com rajadas moderadas, reduz a sensação térmica ao ar livre. Mínima de 20°C e máxima de 29°C.

Sexta-feira (18): o sol predomina na manhã, com previsão de aquecimento gradual e aumento de nuvens no período da tarde. Há chance de chuva isolada da tarde para a noite. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.

Continuar a ler

Clima

Tempo volta a ficar instável e previsão aponta chuva forte com raios para meio da semana

Redação

Publicado

em

Tempo volta a ficar instável e previsão aponta chuva forte com raios para meio da semana

A semana se inicia com o predomínio do sol e com a sensação de calor e abafamento. A máxima em Canoas pode superar os 30ºC. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), os primeiros dias de outubro terão o retorno da instabilidade no município.

A terça-feira começa abafada e com sol, entretanto, a previsão indica chuva forte, isolada e passageira, acompanhada de raios.

A instabilidade começa a se afastar de Canoas na quinta-feira, 3. No lugar do abafamento, a sensação térmica passa a ficar mais agradável, com máxima nos termômetros na faixa dos 20ºC. O sol passa a predominar.

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira (1º): manhã com sol e abafamento na cidade. Entre a tarde e a noite, as nuvens aumentam e pode chover. Não se descartam pancadas fortes, isoladas e passageiras, com potencial de raios. Mínima de 22°C e máxima de 26°C.

Quarta-feira (2): tempo instável com pancadas de chuva, a qualquer hora. Os modelos projetam chuva de intensidade fraca e alguns núcleos de intensidade moderada. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.

Quinta-feira (3): a instabilidade se afasta e o sol predomina na cidade, com expectativa de vento Sul, amenizando a sensação térmica. Mínima de 12°C e máxima de 19°C.

Sexta-feira (4): o tempo fica ensolarado com temperatura agradável. Não há risco de transtornos. A qualidade do ar fica boa. Mínima de 11°C e máxima de 22°C.

 

Continuar a ler

Clima

Novo alerta para risco de fortes chuvas e ventos de 80km/h em Canoas

Redação

Publicado

em

Novo alerta para risco fortes chuvas e ventos de 80kmh em Canoas

Em virtude da instabilidade e da manutenção do risco de temporais na quinta-feira, 26, o Escritório de Resiliência Climática (Eclima) emite um novo alerta para a possibilidade de chuvas intensas acompanhadas de temporais e fortes rajadas de vento em Canoas.

Os prognósticos dos institutos de meteorologia indicam que a cidade pode registrar entre 40 milímetros e 80 milímetros em um intervalo de 24 horas, com potencial para alagamentos.

O vento pode atingir a velocidade de 80 km/h. As precipitações devem começar da tarde para a noite desta quarta -feira, 25, e devem se intensificar a partir da madrugada de quinta-feira.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm