Política
Jairo Jorge anuncia nomes dos novos secretários municipais de Canoas

Após reassumir a Prefeitura de Canoas, o prefeito Jairo Jorge iniciou o dia cedo. A principal missão foi a de reorganizar a administração após ficar 130 dias afastado de sua função.
No início da tarde, Jairo realizou a primeira reunião com a equipe para anunciar os nomes que irão compor a titularidade das secretarias.
Na ocasião, além de anunciar os secretários, ele reforçou a importância da extrema dedicação de todos, tendo em vista a grave situação em que se encontra a cidade, como excesso de lixo nas ruas, falta de testes para dengue, falta de merenda em escolas, unidades de saúde lotadas e falta de equipes em casas de bombas.
“Teremos que trocar o pneu com o carro andando. A situação financeira do município é grave, mas com disposição e com a competência de todos conseguiremos recuperar nossa cidade”, frisou o prefeito.
Na Secretaria Municipal de Saúde, assume Mauro Sparta, que, durante a gestão de Jairo em 2023, havia sido diretor do Hospital Universitário de Canoas. Já no Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o nome escolhido é o de José Fortunati, ex-deputado estadual e federal e ex-prefeito de Porto Alegre.
“Me sinto muito honrado pelo convite para assumir esta missão. Eu e o Jairo nos conhecemos há muitos anos, já trabalhamos juntos em outras ocasiões e sei da competência da sua liderança”, destacou Fortunatti.
Nomes dos titulares e respectivas secretarias:
Secretaria de Educação (SME) – Aristeu Ismailow
Secretaria de Saúde (SMS) – Mauro Sparta
Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA) – Fabiane Tomazi
Secretaria de Cultura (SMC) – Eliezer Pacheco
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) – Melchiades Neto
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) – Roberta Togni
Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) – Leticia Boll
Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) – Bernardo Caron
Secretaria de Obras – Guido Bamberg
Secretaria de Segurança Pública (SMSP) – Delegado Guilherme Pacífico
Secretaria de Serviços Urbanos – Lucas Lacerda
Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM) – Diego Cigolini
Controladoria-Geral do Município (CGM) – Fernanda Kamianecky
Procuradoria-Geral do Município (PGM) – Rosane Paiani
Secretaria da Fazenda (SMF) – João Portella
Secretaria de Administração e Planejamento (SMAP) – Jéssica Estraich
Secretaria de Licitações e Contratos (SMLC) – Cristina Tietbohl
Secretaria das Relações Institucionais (SMRI) – Mário Cardoso
Chefe de Gabinete do Prefeito – Celso Pitol
Escritório de Comunicação – Daniel Cardozo
Escritório de Resiliência Climática (Eclima) – José Fortunati
Escritório de Projetos (Epro) – Kamila Kaiser
Escritório de Gestão (Eges)
Superintendente executiva – Daniele Ilha
Superintendente GEA Infraestrutura – Guilherme Molin
Superintendente GEA Desenvolvimento – Flavio Camillis
Superintendente GEA Conhecimento – Cinara Souza
Superintendente GEA Cidadania – Leandro Abreu
Superintendente GEA Inovação na Gestão Pública – Rosi Carvalho
Escritório de Participação e Mobilização (Epar) – Rosani Dutra
Subprefeituras
Noroeste – Maria Aparecida Rodrigues (Cida)
Nordeste – Gilmar de Godoy
Sudeste – Claudete Morelatto
Sudoeste – Sonia Rosa
Subprefeitura Centro – Patricia Silva
Núcleos
Gestão – Roberta Westphal
Imprensa – Viviane Bauer
Comunicação – Patrícia Augsten
Jurídico – Rafaela Figueiredo
Canoasprev – Clarice Lazzarin ( interina)
Canoastec
Diretor-presidente – Rogério Alves
Superintendente – Marcelo Schunck
Coordenadorias
Relações Comunitárias – Diego Santa Helena
Igualdade Racial e Imigrantes – Ednea Paim
Política
Vereadores de Canoas articulam em Brasília busca por R$ 33 milhões para a saúde

Uma comitiva formada por 18 vereadores e vereadoras de Canoas esteve na terça-feira, 21, na capital federal para uma série de agendas políticas e institucionais em defesa da saúde do município. Os parlamentares, acompanhados do prefeito Airton Souza, percorreram gabinetes de deputados federais e senadores gaúchos em busca de apoio e recursos para enfrentar a crise no sistema municipal de saúde.
Durante o dia, os vereadores dividiram-se entre conversas individuais com suas respectivas bancadas e reuniões coletivas, tendo como principal pauta a destinação de R$ 33 milhões por meio da emenda da bancada gaúcha no Congresso Nacional. Atualmente, Canoas não recebe verbas diretas desse tipo de emenda, um histórico que a comitiva tenta reverter com articulação suprapartidária.
A comitiva também participou de reunião no Ministério da Saúde com o secretário executivo responsável pela Região Sul, Aroldo Rossetti juntamente do Ministro Nacional da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar a situação crítica da saúde em Canoas. O grupo levou dados e relatos sobre a demanda crescente por atendimento, especialmente no Hospital Universitário (HU) e do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), que atende 153 municípios gaúchos e opera em regime de alta complexidade.
Para o presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador Eric Douglas, a articulação conjunta entre os parlamentares da cidade representou um movimento inédito em Brasília.
“Hoje foi um dia, graças a Deus, muito produtivo. Não teve situação, não teve oposição, todos juntos, batendo nos gabinetes dos deputados. Tivemos reuniões em diversos gabinetes, passamos pelo Ministério da Saúde, falamos com senadores. É muito importante essa união: dezoito vereadores, dos 21, estavam aqui”, afirmou. Segundo ele, a mobilização chamou a atenção dos parlamentares federais.
“Diversos deputados disseram que nunca tinham visto um movimento tão diferente e histórico na Câmara Federal. Tivemos voz e vez para falar pelo povo de Canoas. Cinco vereadores puderam expressar os anseios da população e cobrar seus direitos”.
Já o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Dário Silveira, classificou o dia como histórico e destacou a recepção positiva nas reuniões.
“Foi um dia de muito trabalho, desde às 8 da manhã. Tivemos reuniões nas bancadas, no Senado com o senador Mourão, com deputados, e também no Ministério da Saúde, onde o secretário Padilha nos recebeu, e foi importantíssimo”, disse.
Dário também ressaltou o ineditismo da presença maciça da comitiva na reunião da bancada gaúcha no Congresso.
“Estávamos com 18 vereadores de Canoas, o que nunca tinha acontecido. Um ato importantíssimo, todos em prol da saúde de Canoas e do Rio Grande do Sul, porque o HU atende praticamente metade do estado. As falas dos deputados foram muito positivas. Saímos de lá felizes, emocionados. E, se Deus quiser, Canoas vai se recuperar em breve.”
Ao final do dia, a comitiva participou da reunião oficial da bancada gaúcha no Congresso, ao lado do prefeito e de deputados federais, reforçando a solicitação de inclusão de Canoas entre os municípios beneficiados pelas emendas coletivas.
Nova agenda no Ministério da Saúde, com participação do senador Paulo Paim (PT-RS), está prevista para esta quarta-feira, 23, dando sequência à articulação em defesa da saúde pública no município.
Política
Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano

Na terça-feira, 14, os vereadores de Canoas aprovaram o Projeto de Lei nº 53/2025, que modifica e revoga dispositivos da legislação tributária do município. A proposta, enviada pelo prefeito Airton Souza, recebeu o apoio de 16 parlamentares e foi rejeitada por 3.
Uma das principais mudanças previstas na nova legislação é o reajuste do Valor Venal Territorial – base usada para calcular o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O valor do metro quadrado em determinadas vias centrais será elevado em 10% ou 15%, conforme a localização.
O reajuste de 15% incidirá sobre imóveis localizados nas ruas Quinze de Janeiro e Tiradentes. Já o aumento de 10% afetará os seguintes logradouros: Antônio Frederico Ozanan, Ramiro Barcelos, Armando Fajardo, A. J. Renner, Liberdade, Doutor Severo da Silva, General Salustiano, Tamoio (no trecho entre as ruas Santa Terezinha e Alegrete), Augusto Severo, Domingos Martins, além de partes das avenidas Açucena, Farroupilha e Nazário, em direção ao município de Esteio.
Outra alteração significativa é a extinção da classificação de zona rural dentro da área urbana da cidade. Com isso, todos os imóveis localizados no perímetro urbano passarão a ser considerados para fins de cobrança do IPTU. Além disso, terrenos sem construção, com obras paradas ou imóveis em estado precário serão mais tributados, com critérios mais rígidos de avaliação.
O projeto também prevê o reajuste no teto do valor do metro quadrado territorial, que passa de 100 para 105 Unidades de Referência Municipal (URMs).
Como votaram os vereadores
Favoráveis ao projeto:
Abmael (PL), Alexandre Gonçalves (PDT), Aloisio Bamberg (PSDB), Cris Moraes (PV), Dario da Silveira (União Brasil), Daurinei Alt (PSD), Duarte (Republicanos), Heider Couto (PL), Jonas Dalagna (Progressistas), Larissa Rodrigues (PL), Link (Republicanos), Patrício (PSDB), Patteta (PSD), Juarez Hoy (Progressistas), Leandrinho (PRD) e Neuza Rufatto (PSD).
Contrários ao projeto:
Emílio Neto (PT), Jefferson Otto (PSD) e Rodrigo D’Ávila (Novo).
Política
Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.
Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.
A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:
“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”
- Habitação2 dias atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais1 semana atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria6 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação6 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Política2 dias atrás
Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano
- Saúde1 semana atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas