Conecte-se conosco

header-top







 

06/02/2026
 

Geral

Presidente do Banco Central diz que não vai mais ter app do Bradesco ou Itaú em até dois anos

Redação

Publicado

em

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou que o Open Finance, um sistema que possibilitará o compartilhamento de informações financeiras dos clientes, tem o potencial de eliminar a necessidade de os usuários utilizarem aplicativos de diferentes bancos brasileiros.

Durante o evento da MBA Brasil, realizado em Chicago por estudantes brasileiros, Campos Neto previu que em um prazo de até um ano e meio a dois anos, os aplicativos individuais do Bradesco, Itaú, entre outros, serão substituídos por um aplicativo agregador, proporcionando acesso a todas as contas por meio do Open Finance.

Ele destacou a rápida aceitação dos brasileiros ao Open Finance, com aproximadamente 50 a 60 milhões de pessoas aderindo ao sistema mesmo antes de usufruírem dos benefícios da inovação.

Campos Neto ressaltou que o Open Finance proporciona portabilidade e comparabilidade em tempo real, sendo o mais amplo e programável do mundo.

O Banco Central planeja expandir o Open Finance para incluir mais produtos, como seguros, que têm grande potencial de crescimento no Brasil, conforme observado por Campos Neto. Ele também prevê competição não apenas pelo produto, mas também pelo canal no futuro, destacando a aceleração na importação de dados.

PIX

Sobre o Pix, a ferramenta de pagamentos instantâneos, Campos Neto enfatizou que, se tivesse apenas a função de substituir as transferências eletrônicas tradicionais, como Ted e Doc, o sistema teria falhado.

Ele explicou que os bancos compreenderam a importância da inovação durante a pandemia, sendo necessário convencer tanto internamente quanto externamente, incluindo os bancos e o governo brasileiros.

Campos Neto afirmou que os bancos estão entusiasmados em explorar mais possibilidades no Pix hoje, destacando a surpreendente adesão dos bancos à inovação por trás do Pix. Ao abordar o lançamento do Pix, ele lembrou que a primeira previsão era para o final de 2024, mas devido à necessidade, o sistema foi implementado em seis meses.

O presidente do BC ressaltou que a agenda de inovação da autoridade monetária é um esforço coletivo e que apenas uma pequena parte do planejado foi implementada até agora. Ele assegurou que o programa de inovação continuará mesmo após o término de seu mandato.

Neto explicou que a agenda tecnológica do BC abrange quatro blocos interligados para modernizar a intermediação financeira, onde o Pix, por exemplo, se conectará com o Drex, a moeda digital brasileira, e oferecerá funcionalidades programáveis.

Geral

Prazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Redação

Publicado

em

Eleitoras e eleitores terão até 6 de maio de 2026 para tirar o título, regularizar a situação eleitoral ou solicitar transferência de domicílio. O prazo foi definido pela Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral e consta no Provimento nº 5/2025, publicado na terça-feira, 25 de novembro de 2025, no Diário da Justiça Eletrônico.

A data limite segue o que determina a Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro 150 dias antes do primeiro turno. Como a votação está marcada para 4 de outubro de 2026, o sistema será encerrado no início de maio.

Até essa data, qualquer cidadão pode procurar uma unidade da Justiça Eleitoral para fazer alistamento, revisão de dados ou mudança do local de votação. O atendimento nos cartórios e centrais eleitorais vai funcionar conforme os horários definidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado.

O provimento também garante que todas as pessoas que chegarem aos locais de atendimento dentro do horário de expediente até 6 de maio terão o serviço assegurado.

O documento foi assinado pela ministra Isabel Gallotti, corregedora geral da Justiça Eleitoral, que encerrou seu período como integrante efetiva do Tribunal Superior Eleitoral em 21 de novembro.

Continuar a ler

Geral

Corsan começa troca de hidrômetros em 317 municípios do RS a partir de fevereiro

Redação

Publicado

em

A partir de fevereiro, a Corsan inicia uma nova fase de troca dos equipamentos que registram o consumo mensal de água em casas e estabelecimentos comerciais nos 317 municípios atendidos no Rio Grande do Sul. Até julho de 2026, mais de 222 mil hidrômetros antigos serão substituídos por modelos mais modernos e tecnológicos. A companhia destaca que o procedimento não gera nenhum custo extra para os consumidores.

O investimento no processo de renovação chega a cerca de R$ 52 milhões e segue as regras do Inmetro. Segundo as orientações dos órgãos reguladores, esses aparelhos devem passar por manutenção e não podem ultrapassar sete anos de uso, dependendo do modelo.

A engenheira civil responsável pelo Laboratório de Hidrometria da Corsan, Helena Bencke, destaca que a troca é fundamental para manter os aparelhos em boas condições.

“A substituição garante que os hidrômetros informem com precisão a quantidade de água utilizada e permite que o cliente tenha o controle exato de seu consumo”, explica.

Todos os equipamentos instalados são aprovados pelo Inmetro e verificados antes de chegarem às residências. Eles recebem um lacre de segurança para evitar violação e assegurar a confiabilidade das medições. Caso o lacre seja rompido, o responsável pode sofrer penalidades, incluindo cobrança de taxas ou multas definidas pela agência reguladora.

As substituições serão feitas por equipes treinadas e devidamente identificadas. A Corsan recomenda que os moradores peçam a credencial dos profissionais antes de permitir o acesso ao medidor. Para dúvidas ou mais detalhes, os clientes podem usar o aplicativo da Corsan, a Agência Virtual no site da empresa, ou entrar em contato pelos números gratuitos 0800 646 6444, tanto por ligação quanto por WhatsApp.

Continuar a ler

Geral

Atualização anual do DAS do MEI já está em vigor e altera valor da contribuição mensal

Redação

Publicado

em

Atualização anual do DAS do MEI já está em vigor e altera valor da contribuição mensal

Já está valendo a atualização anual do valor do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para os Microempreendedores Individuais (MEIs). O reajuste é decorrente da alteração do salário-mínimo nacional, fixado em R$ 1.621,00, e impacta o valor da contribuição mensal obrigatória, cuja próxima guia vence no dia 20 de fevereiro.

A quitação do DAS dentro do prazo é necessária para a manutenção do acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. A regularidade também evita a geração de débitos, aplicação de multas e possíveis restrições ao exercício da atividade econômica.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) informa que o Escritório do Empreendedor, por meio da Sala do MEI, disponibiliza atendimento gratuito para esclarecimentos sobre os valores atualizados, emissão de guias, opções de parcelamento e regularização de pendências.

O serviço é oferecido presencialmente na Rua Dr. Barcelos, nº 969, no Centro, e também por meio do WhatsApp, pelo número (51) 98255-0914. No espaço, os MEIs têm acesso a suporte técnico para a formalização e a continuidade de suas atividades.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques