Conecte-se conosco

header-top



 




 

24/04/2024
 

Política

Vereadora Maria Eunice e Manuela D’Ávila debatem violência de gênero na política

Redação

Publicado

em

Na última quinta-feira, 17, o gabinete da Vereadora Maria Eunice, PT, promoveu um bate-papo com sessão de autógrafos com a ex-deputada federal Manuela D’Ávila, PC do B, para falar sobre o livro Sempre Foi Sobre Nós, com relatos de 15 mulheres da política brasileira sobre violência de gênero e casos de discriminação.

Na atividade, Maria Eunice e Manuela falaram sobre suas vivências enquanto parlamentares e os desafios que as mulheres enfrentam nos espaços de poder por conta da cultura machista que ainda é muito comum em nosso país. Mesmo sendo 52,8% do eleitorado brasileiro, esse número não se repete no número de cadeiras ocupadas por mulheres no congresso e na câmara, onde representam apenas 15%.

O evento também contou com sessão de autógrafos de outro livro de Manuela D’Ávila, Revolução Laura, onde a ex-deputada compartilha suas reflexões do papel de mãe e mulher pública, tema também debatido sobre a dupla jornada de trabalho, característica marcada pelo gênero feminino e a construção patriarcal da divisão sexual do trabalho.

Nesta segunda-feira, 21, o Tribunal Superior Eleitoral , TSE, lançou a Ouvidoria da Mulher, para combater a violência política de gênero e casos de discriminação e assédio no âmbito dos espaços de poder.

Sobre as publicações

Sempre Foi Sobre Nós, publicado pela editora Instituto E Se Fosse Você? Em 2021, e organizado por Manuela Dávila, reúne 15 relatos de mulheres sobre experiências violentas vividas no mundo da política. Além de Manuela, o livro também conta com textos de Dilma Rousseff, Benedita da Silva, Maria do Rosário, Sonia Guajajara e Isa Penna, com prefácio de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, vereadora do PSOL do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março de 2018.

Revolução Laura – reflexões sobre maternidade e resistência, publicado pela editora Belas-Letras em 2019 é um relato pessoal de Manuela sobre ser mãe e também pessoa pública, o desafio da maternidade junto à política.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador Airton Souza oficializa pré-candidatura à Prefeitura de Canoas em reunião com Bolsonaro

Redação

Publicado

em

Vereador Airton Souza oficializa pré-candidatura à Prefeitura de Canoas em reunião com Jair Bolsonaro

O vereador Airton Souza (PL/RS) oficializou na tarde de quarta-feira, 24, sua pré-candidatura a prefeito de Canoas.

A oficialização ocorreu em uma reunião na sede do Partido Liberal em Brasília/DF, com a presença do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, e dos deputados federais Bibo Nunes, Cherini e Zucco.

Airton Souza declarou estar honrado em receber o apoio de figuras tão importantes da política nacional e afirmou que está preparado para trabalhar incansavelmente pelo bem-estar dos cidadãos de Canoas. Ainda, que “seu foco será a promoção de políticas públicas que combatam a corrupção e melhorem a qualidade de vida dos moradores da cidade”.

Continuar a ler

Política

Câmara de Canoas homenageia forças de segurança

Redação

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Canoas prestou uma homenagem às forças de segurança pública, com a participação de membros da Brigada Militar e da Polícia Civil, na sessão desta terça-feira, 23. O evento, proposto pelo vereador Juares Hoy (Progressistas), coincidiu com as celebrações do Dia do Policial, ocorrido em 21 de abril.

O Grande Expediente contou com a presença de figuras da segurança pública, incluindo o Secretário de Segurança Pública Municipal, Guilherme Pacífico, e o Delegado Cristiano Reschke, Diretor da 2ª DPRM. Dentre os homenageados, estiveram os tenentes-coronéis Clovis Ivan Alves e Vinicius de Aguiar Ayres, comandantes dos 15º e 17º Batalhões da Polícia Militar, respectivamente, e o Coronel Márcio de Azevedo Gonçalves, do Comando de Policiamento Metropolitano.

A homenagem estendeu-se também a um grupo de sete soldados que sobreviveram a uma tentativa de homicídio durante uma ocorrência policial em Gravataí  em março.

Durante seu discurso, o vereador Juares Hoy ressaltou a importância do reconhecimento aos policiais que enfrentam desafios em suas missões diárias. “É com muita satisfação que reunimos as forças policiais para esta homenagem, ressaltando a profissão única que, todos os dias, se dedica à proteção da sociedade”, afirmou Hoy.

Por sua vez, o Secretário Pacífico compartilhou sua experiência e as transformações na segurança da cidade desde sua chegada em 2008. “Assisti à transformação das nossas forças de segurança, que hoje são referências em todo o Brasil. Que o Dia do Policial seja sempre um momento de justa homenagem àqueles que nos defendem”, destacou o secretário.

O Delegado Cristiano Reschke, Diretor da 2ª DPRM, afirmou: “Obrigado pela homenagem. É na simplicidade que encontramos as verdadeiras honrarias da vida. O trabalho precisa ser valorizado, e o esforço conjunto contribui para a diminuição dos índices de violência, o que pode trazer, acima de tudo, investimentos para nossa cidade. As palavras principais são gratidão e comprometimento.”

O Coronel Márcio Azevedo Gonçalves, em seu pronunciamento, refletiu sobre as mudanças nas condições de trabalho e a evolução dos índices de criminalidade, graças ao esforço contínuo dos policiais. “Nos sentimos lisonjeados com esse reconhecimento e estamos sempre prontos para contribuir nas discussões sobre segurança pública”, declarou o coronel.

Foto: JP Rangel/CMC/Divulgação

Continuar a ler

Política

Morre o político Volny Figueiró

Redação

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 20, faleceu o político e ex-vereador de Cachoeira do Sul, Volny Figueiró. Expressiva figura do Movimento Democrático Brasileiro ao final dos anos 80, atuava em muitos locais ao redor do Estado durante da campanha das Diretas Já, ao final da ditadura militar.

Em Canoas, Figueiró foi um dos líderes políticos que fez campanha para a eleição de Carlos Giacomazzi a prefeito em 1985, na primeira vez em que os canoenses puderam votar para o cargo em quinze anos. O político cachoeirense se uniu à época a figuras como Jorge Uequed, Ulysses Guimarães e Pedro Simon para o trabalho no pleito.

Volny deixa a esposa Carmen, os filhos Marcelo Figueiró, atual vereador em Cachoeira do Sul, Luciano Figueiró, ex-vereador e a filha Fabiana. Volny, bem como os dois filhos, também já ocupou o cargo de presidente da câmara de vereadores da cidade.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm