Vereadora Maria Eunice e Manuela D’Ávila debatem violência de gênero na política

Divulgação

Na última quinta-feira, 17, o gabinete da Vereadora Maria Eunice, PT, promoveu um bate-papo com sessão de autógrafos com a ex-deputada federal Manuela D’Ávila, PC do B, para falar sobre o livro Sempre Foi Sobre Nós, com relatos de 15 mulheres da política brasileira sobre violência de gênero e casos de discriminação.

Na atividade, Maria Eunice e Manuela falaram sobre suas vivências enquanto parlamentares e os desafios que as mulheres enfrentam nos espaços de poder por conta da cultura machista que ainda é muito comum em nosso país. Mesmo sendo 52,8% do eleitorado brasileiro, esse número não se repete no número de cadeiras ocupadas por mulheres no congresso e na câmara, onde representam apenas 15%.

O evento também contou com sessão de autógrafos de outro livro de Manuela D’Ávila, Revolução Laura, onde a ex-deputada compartilha suas reflexões do papel de mãe e mulher pública, tema também debatido sobre a dupla jornada de trabalho, característica marcada pelo gênero feminino e a construção patriarcal da divisão sexual do trabalho.

Nesta segunda-feira, 21, o Tribunal Superior Eleitoral , TSE, lançou a Ouvidoria da Mulher, para combater a violência política de gênero e casos de discriminação e assédio no âmbito dos espaços de poder.

Sobre as publicações

Sempre Foi Sobre Nós, publicado pela editora Instituto E Se Fosse Você? Em 2021, e organizado por Manuela Dávila, reúne 15 relatos de mulheres sobre experiências violentas vividas no mundo da política. Além de Manuela, o livro também conta com textos de Dilma Rousseff, Benedita da Silva, Maria do Rosário, Sonia Guajajara e Isa Penna, com prefácio de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, vereadora do PSOL do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março de 2018.

Revolução Laura – reflexões sobre maternidade e resistência, publicado pela editora Belas-Letras em 2019 é um relato pessoal de Manuela sobre ser mãe e também pessoa pública, o desafio da maternidade junto à política.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here