EM GRANDE EXPEDIENTE: Câmara de Vereadores homenageia os 100 anos do PCdoB

Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 24, uma sessão solene foi realizada no Legislativo de Canoas, a pedido da vereadora canoense Vani Piovesan (PT), para homenagear o centenário do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

A sessão foi aberta às 9h, e contou com a presença dos representantes da sigla: Fábio Leivas – Presidente do PCdoB em Canoas, Isabela Luzardo – Vice-presidente do PCdoB, e da vereadora de Porto Alegre do PCdoB – Daiana Santos.

O Partido dos Trabalhadores (PT) esteve representado por: Vitor Hedlund Labes – Presidente do PT, e as vereadoras do partido Vani Piovesan e Maria Eunice.

Histórico da Homenagem para o Grande Expediente

“Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu mais de 60 anos na clandestinidade, perseguido duramente pelas forças conservadoras e pelas ditaduras do Estado Novo (1937-1945) e a militar (1964-1985). Na década de 1970, em defesa da democracia, organizou a gloriosa Guerrilha do Araguaia. Levantou a bandeira da Anistia e fez estampar na Constituição de 1945 o artigo que garantia a liberdade religiosa.

Foi o Partido que deu o maior número de mártires à causa da democracia e do socialismo. Por tudo isso, o PCdoB é um símbolo da luta pela liberdade e pelo direito dos trabalhadores no país. Sempre defendeu a unidade do povo e das forças progressistas. Assim se deu na luta contra o regime militar, o neoliberalismo e na jornada vitoriosa que levou Lula à Presidência da República. Por isso é uma legenda respeitada por todas as forças democráticas e progressistas brasileiras.

O Partido Comunista do Brasil é filho legítimo da classe operária e do valoroso povo trabalhador. Ele representa seus interesses presentes e futuros. Sua força vem daí e por isto mesmo ele é indestrutível. É também o Partido da juventude, da intelectualidade progressista e das camadas médias avançadas.

A legenda do PCdoB está ligada a todas as lutas e conquistas do povo brasileiro. Ele foi o primeiro partido a defender a reforma agrária, a criação dos direitos sociais e trabalhistas (como a jornada de trabalho de 8 horas diárias, o direito a férias, aposentadoria, 13º salário, saúde, educação e previdência pública etc). ”

Em Canoas não tem sido diferente, sempre esteve presente nas principais Lutas do Povo, em especial da Juventude, da Luta Contra o Racismo, das Mulheres e dos Movimentos Sociais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here