Geral
Transporte Público: Em meio à pandemia, lotação em trens e ônibus preocupam usuários

Por Sinara Dutra
Canoas foi o primeiro município do RS a implementar regras como o uso obrigatório de máscaras nas ruas e demais cuidados de higiene para aqueles que dependem dos ônibus e utilizam o metrô, no começo da pandemia. Seguindo o que diziam os especialistas e alertava a Secretaria de Saúde do Município, a situação piorou. Ao longo de vários meses a classificação da bandeira do distanciamento controlado mudou de cor. E a situação melhorou, com leitos sobrando nas UTIs da cidade, dando certo alívio para todos e, especialmente, para quem tem que trabalhar presencialmente e depende do transporte público para se locomover.
Bandeira vermelha
Após meses em uma recuperação que exigiu grandes esforços por parte dos governos e da própria população, voltamos à bandeira vermelha.
A redação do jornal Timoneiro recebeu diversas reclamações de usuários do transporte público canoense, que se manifestaram aflitos e preocupados com as aglomerações em alguns horários, principalmente neste momento, com a volta da bandeira vermelha e a segunda onda do coronavírus.
A dona de casa Angela Mara, de 52 anos, precisa pegar o metrô todos os dias para trabalhar e se disse assustada com a quantidade de gente dentro dos vagões do trem, sem distanciamento algum. A comerciante Rosane Rosa, de 39 anos, nos relatou que pega o ônibus todos os dias e nos horários de mais movimento estão sempre superlotados. Caso semelhante ao da vendedora Regiane Lopes, 45 anos, que necessita dos dois meios de locomoção diariamente: Tem aglomeração sim, com muita gente em pé. Não respeitam os protocolos e não há álcool em gel”, conta.
O que diz o Decreto do Estado
Não conseguimos contato via telefone com a Secom do Estado. De acordo com informações retiradas do site do Governo, o Decreto 55.609, de 30 de novembro de 2020, publicado no Diário Oficial do Estado, consta que cada veículo deve ter:
• 50% da capacidade total do veículo;
• Protocolos gerais, em especial: máscara, álcool gel e distanciamento lateral e frontal entre grupos de coabitantes, ventilação cruzada (janelas e/ou alçapão abertos) ou sistema de renovação de ar.
Nossa equipe de reportagem foi aos locais citados pelos entrevistados e registrou o movimento dos passageiros em horários de pico, e também entrou em contato com as empresas de transporte da cidade para ou ouvi-las.
Resposta da Trensurb
“A Trensurb avalia que, com a demanda reduzida (que tem se mantido próxima a 50% da demanda normal), a oferta atual de trens nos horários de pico (até 25 rodando simultaneamente, muito próxima da oferta normal pré-pandemia, com até 26 trens simultâneos) atende à determinação do Governo do Estado que limita a ocupação dos veículos em 50% de sua capacidade – o que corresponde a três passageiros por metro quadrado. A empresa informa ainda que realiza monitoramento constante da situação do sistema, posicionando trens reservas ao longo da via para que entrem em operação nos horários de pico em caso de necessidade.
A fim de evitar eventuais aglomerações, é importante que os usuários fiquem atentos ao uso de toda a área de parada dos trens nas plataformas enquanto aguardam o embarque, especialmente no caso de composições acopladas (com oito carros ao invés dos quatro usuais). Do contrário, pode haver concentração de passageiros no interior de alguns carros dos trens. Avisos sonoros nas estações reforçam essa orientação – além de divulgarem uma campanha de conscientização desenvolvida pela empresa desde março em relação às medidas de prevenção à Covid-19.
Por fim, com a flexibilização das restrições e o aumento na demanda do metrô, é importante que os usuários busquem evitar os horários de pico quando possível. É importante também que os empregadores cumpram a orientação presente nos protocolos de distanciamento do Governo do Estado referente à flexibilização dos horários de entrada e saída do trabalho. O cumprimento dessas orientações evita que haja grande concentração de passageiros no transporte público em apenas alguns horários, possibilitando, dessa forma, que continue havendo condições de se ter uma taxa de ocupação adequada nos veículos.
Máscaras
Essa verificação é feita na linha de bloqueios (catracas), pelos agentes de estação e/ou os seguranças e também nas rondas da segurança pelas estações e trens. Também há casos de denúncia de usuários do sistema, atendidas pela nossa segurança. Eventuais usuários sem máscara são orientados para que façam o uso dela, porém a Trensurb não tem máscaras para fornecer a usuários do sistema. Vale destacar que temos uma campanha de comunicação junto aos usuários, veiculada por meio de redes sociais, material gráfico, monitores e avisos sonoros nos trens e estações. Uma das principais orientações da campanha é justamente sobre o uso de máscaras de proteção.
Álcool em gel
A Trensurb está trabalhando para disponibilizar álcool em gel nas estações. No momento, o álcool em gel está disponível em dispensadores instalados nas estações Mercado, Anchieta, Mathias Velho, São Luís, Petrobras, Esteio, Santo Afonso e Industrial. Além disso, a empresa disponibilizou lavatórios com torneiras e dispensador de sabão por sensor de presença em áreas de embarque ou saguões das estações Mercado, Rodoviária, Canoas, Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo”.
Resposta da Sogal
Em resposta à nossa equipe, a Sogal enviou: “Conforme decreto 55.612 de 1 de Dezembro 2020, a capacidade total dos coletivos metropolitanos comuns é de 70% da capacidade total do veículo.
Protocolos gerais: tripulações c/ máscara, álcool em gel, distanciamento e coletivos trafegando com janelas abertas.
Nos horários de pico é ampliada a oferta de veículos de acordo com a demanda para evitar aglomerações.
Em relação ao número de usuários e distanciamento temos a fiscalização da empresa e também a tripulação, além de relatórios estatísticos diários com a quantidade de usuários por viagem/ coletivo.
No caso de usuário sem máscara este é abordado pelo fiscal e/ou tripulação e orientado quanto a importância do uso da mesma e da necessidade de colocá-la conforme prevê o decreto.
Todos os coletivos dispõem de suporte e álcool em gel fixados no balaustre próximo ao cobrador e que é de uso de usuários e tripulação.”
Posicionamento da Prefeitura
“A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade informa que realiza periodicamente o controle da lotação dos ônibus da empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade. São executados diariamente dois tipos de monitoramento. Um deles é a fiscalização visual e o outro é o controle da média registrada de pessoas à bordo dos ônibus. Sempre que verificados casos de lotação acima do previsto em determinados horários e linhas a secretaria notifica a empresa para que seja ampliado o número de veículos. Esta fiscalização já resultou na ampliação de linhas como Mathias Velho, Meu Rincão e Linha 3.”
Distanciamento
É importante ressaltar que neste momento da pandemia, onde os casos aumentaram e se prevê uma segunda onda violenta de transmissão do coronavírus, o distanciamento se torna muito importante, além de vários outros cuidados.
Para muitas pessoas, a realidade do home office não é uma possibilidade e estas têm de se arriscar todos os dias, enfrentando o contato com outras pessoas e tendo de retornar para casa com o medo de estar contaminado e de contaminar algum familiar. Importante, também, relembrarmos que existem famílias com mais de quatro ou seis pessoas que moram numa mesma casa, em espaços pequenos, e que assim torna o contágio ainda maior.
É preciso que as empresas e os governos municipal e estadual estejam não somente criando decretos para proteger a população, mas também fiscalizando-os.
Nesta época de final de ano, muitas pessoas irão sair às compras e esta maioria depende do transporte público.
Se existirem aglomerações nos coletivos canoenses, tudo tende a piorar e teremos festas de final de ano com hospitais mais cheios e muitos mortos.
Esta é uma responsabilidade das empresas envolvidas e dos governos, mas que não isenta as pessoas, que se podem devem ficar em casa, de fazer a sua parte, protegendo-se e aos seus familiares.
Como se prevenir usando o transporte público
Uma das maiores prevenções é manter distância entre as pessoas. Por isso, o ideal é que os passageiros não fiquem muito próximos, evitando especialmente os que apresentem sintomas de gripe como espirro ou tosse. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda e a Fiocruz reitera a recomendação do uso de máscaras (compradas ou caseiras) em larga escala como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas estão infectadas e ainda não apresentaram sintomas da doença. Durante o transporte e até que as mãos sejam higienizadas, é importante não tocar o rosto, boca, nem nariz e evitar tocar os cabelos. Se tiver álcool em gel, passe nas mãos ao longo da viagem (se for longa) e assim que sair do veículo. Ao chegar ao local de destino, lave as mãos e o antebraço com água e sabão.
Fonte: Fundação Oswaldo Cruz
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Geral
MEIs e artesãos de Canoas podem se qualificar em Marketing Digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Digital 100% online, gratuito e com certificado. A capacitação é voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam aprender mais sobre marketing digital.
O objetivo do curso é ensinar como usar ferramentas digitais para melhorar os resultados do negócio, com foco em atrair e se comunicar com clientes, aumentar a visibilidade da marca e vender mais no ambiente online.
O Sebrae possui uma parceria com a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDEI). Para quem precisar, a secretaria disponibiliza a Sala MEI e um co-working com computadores e internet, além de suporte técnico para tirar dúvidas e orientar os participantes.
Inscreva-se gratuitamente no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-sua-empresa-primeiros-passos,5497125576a4e710VgnVCM100000d701210aRCRD
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