Vereadora Maria Eunice em prol da valorização da mulher

Representante das mulheres na Câmara de Vereadores , e com um histórico vasto em frente às lutas de igualdades entre sexo e combate à opressão, discriminação e à violência contra a mulher, a parlamentar Maria Eunice (PT) é a responsável por um Projeto de Lei que estabelece diretrizes para ações que visem a valorização de mulheres e meninas e à prevenção e ao combate à violência pela rede municipal de ensino, e está tramitando nas Comissões da Casa.
A ideia central do projeto é trabalhar desde o Ensino Fundamental para que a causa seja prevenida. No projeto ficam estabelecidas diversas formas para serem abordadas aos alunos, como a capacitação das equipes pedagógicas e trabalhadores em educação, promoção de campanhas educativas, e realização de debates.
A vereadora deu ênfase aos trabalhos que já são realizados dentro do município de Canoas, como o Centro de Referência Saúde da Mulher , Clínica de Saúde da Mulher e a Patrulha Maria da Penha, que são uns dos diversos serviços que são prestados dentro do município, a grande maioria do poder Executivo, mas também dos Governos Federal , Estadual, e sociedade. Para Maria Eunice, esse projeto sendo aprovado irá se juntar para somar aos outros que já são realizados. “O último homicídio que aconteceu contra mulher em Canoas foi em 2009. Nós estamos fazendo a diferença, ela está acontecendo de dentro para fora”.
Umas das justificativas do projeto diz a importância do assunto ser tratado desde a infância para ser prevenido. “A educação cumpre um papel fundamental para mudar comportamentos machistas e discriminatórios em relação às mulheres e às meninas. Quanto mais cedo começar a educação para uma cultura de igualdade entre homens e mulheres, mais cedo os meninos aprenderão a respeitar as meninas. A Rede Municipal de Educação pode cumprir função importante neste tema desde que seus e suas profissionais tenham suporte e formação para tal”.
Um projeto semelhante foi apresentado e aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre.