” O que o seu vereador anda fazendo…” entrevista o parlamentar Cris Moraes (PV)

Cristiano Ferreira Moraes (Cris Moraes)
PV
Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato até aqui?
Vereador Cris Moraes: A coisa mais importante que nós realizamos foi mostrar para o executivo que a causa animal é importante, tem vez, voto e agora um parlamentar. Essa sem dúvidas foi a maior conquista da causa animal em Canoas, mostramos que esse movimento conseguiu uma cadeira no legislativo e com isso provoca o executivo municipal para que cada vez mais se tenha política pública do bem estar animal. Na atividade de parlamentar nós conseguimos a proibição dos fogos de artifício, que foi um projeto de lei de nossa iniciativa. Antes de ser vereador, já tínhamos provocado o governo executivo anterior com um projeto de Lei para o fim das carroças em oito anos, quando entrei como parlamentar na Câmara mudamos o projeto para reduzir para quatro anos e o executivo entrou em contato, pediu para retirar o projeto que nós vamos apresentar um com dois anos, demos um passo pra trás para avançar dois anos. Foi uma provocação no nosso governo. Nós encaminhamos uma série de projetos, como a abordagem de forma transversal nas escolas municipais de Canoas, com o tema “Proteção, Direito e Bem-estar Animal”, logo após o incidente que tivemos na Escola Thiago Wurth, onde alguns alunos bateram e jogaram do segundo andar um cão. Promovemos diversos encontros e eventos durante o ano sempre com um propósito: discutir a causa animal.

Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Cris Moraes: As principais demandas são sempre voltados aos animais, como por exemplo pedidos de ajuda com animais doentes, atropelados, em trabalho de parto, castração e atendimento com veterinário. Não tem dia e nem hora, sempre vem a demanda, às vezes não conseguimos atender, mas sempre procuramos ajudar com o que podemos, se é difícil pro executivo atender todas as demandas, imagina para nós que somos que só temos um parlamentar na cidade. Também somos procurados para troca de lâmpadas, poda de árvore e outras coisas, mas o foco mesmo é a causa animal. Em julho criamos um espaço interativo, onde os cidadãos podem pelo site https://www.crismoraes.eco.br/solicita-canoas enviar as demandas para o gabinete ao recebermos essa solicitação entramos em contato em até 48 horas para informar o protocolo, vale resaltar que as demandas ligadas a causa animal não podem ser solicitadas no site, pois na maioria das vezes são casos emergentes.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Cris Moraes: Nós trabalhamos em cima das nossas promessas feitas durante a eleição. Estamos trabalhando para criar a Secretaria Especial de Direitos dos Animais com 1% de arrecadação. Outra coisa importante é que todos os animais de Canoas sejam registrados, e que seja criado um Centro de Triagem para animais silvestres. E um Portal de Transparência de Bem-Estar Animal onde a população possa acompanhar os números de atendimentos.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Cris Moraes: Sim, porque eu vejo que é necessário para a causa animal ter um representante na Câmara de Vereadores.