Política
Patricio alerta para a importância da Educação no Trânsito na infância

O vereador Patricio (PSD), dando continuidade ao trabalho conscientização iniciado no mês de Maio, com o Maio Amarelo, apresenta à população canoense uma nova campanha de campanha de alerta no trânsito. “Sabemos que todos juntos fizemos o trânsito do nosso município. E a educação neste ambiente é suma importância para fazermos um trânsito seguro para todos os canoenses”, pontua o parlamentar.
O Projeto Vereador na escola neste mês de setembro já visitou as escolas EMEF Cirne Lima, EMEF Nelson Paim, EMEF Odete Freitas, EMEF Castelo Branco, EMEF Theodoro e EMEF Paulo VI, sempre em parceria com a direção da escola e representantes da comunidade escolar.
Foram verificados algumas queixas, e imediatamente passados para os setores competentes da Prefeitura. Na ocasião o Departamento de Trânsito e o Secretário de Obras estiveram presentes e levaram as demandas para o estudo de viabilidade e posterior execução.
Outro tema sempre muito atual é a Educação para o trânsito, que foi abordada com muita orientação clara e objetiva e também de forma lúdica. “As crianças sempre se mostram receptivas quando o material é de fácil entendimento e com alguns joguinhos. O que torna o aprendizado algo prazeroso”, acrescenta Patricio.
Segundo o vereador, “através da nossa campanha, queremos salientar o quanto a educação no trânsito dentro das escolas pode ajudar na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. Minha iniciativa, junto de minha equipe, visa contribuir na construção de valores e no respeito com o próximo para a proteção da vida, que é o nosso bem maior. É importante frisar que a educação do trânsito nas escolas auxilia também na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no dia a dia”.
Para levar a população canoense informação e conscientização sobre esse tema, Patricio aborda de forma lúdica assuntos como o uso do cinto de segurança, a utilização da faixa de segurança e uso indevido do celular no trânsito. Pois, segundo ele, a educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também devemos contribuir um com os outros para formarmos cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida.
De acordo com o parlamentar, é uma ação de conscientização que engloba filhos, pais e responsáveis. “Isso é o bacana, fazer um círculo de ajuda mútua! Afinal, estamos sempre juntos em busca de construir o futuro com conhecimento e trabalho!”, conclui.

Política
Presidente Lula veta projeto que reduziria punição aos envolvidos no ato de 8 de janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, nesta quinta-feira, 8, o Projeto de Lei nº 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria. A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro e previa mudanças no cálculo das penas aplicadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo a tentativa de golpe de Estado.
O veto foi anunciado durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em referência aos três anos dos ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra o resultado das eleições de 2022.
Durante o evento, Lula afirmou que os condenados pelos atos antidemocráticos tiveram direito à ampla defesa e foram julgados com base em provas. Segundo o presidente, as decisões judiciais seguiram critérios legais e foram conduzidas com transparência.
Lula também destacou a atuação do Supremo Tribunal Federal no julgamento dos envolvidos. De acordo com ele, a Corte agiu dentro dos limites da lei e manteve sua independência diante de pressões externas.
Ao encerrar o discurso, o presidente citou o filósofo George Santayana, ressaltando a importância de preservar a memória histórica para evitar a repetição de episódios que atentem contra a democracia. Lula afirmou ainda que o país rejeita qualquer forma de ditadura, seja civil ou militar, e defendeu a democracia como expressão da vontade popular.
Com o veto presidencial, o projeto retorna ao Congresso Nacional, que poderá analisar a decisão e decidir pela manutenção ou derrubada do veto.
Entenda o projeto
O PL da Dosimetria propunha alterações na forma de cálculo das penas para os crimes de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado. Pelo texto, quando os dois crimes fossem cometidos no mesmo contexto, seria aplicada apenas a pena mais grave, em vez da soma das penalidades.
A proposta também previa a redução dos tempos mínimos para progressão de regime, do fechado para o semiaberto ou aberto. As mudanças poderiam beneficiar pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do alto escalão do governo anterior, como Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Augusto Heleno.
Política
Felipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

O advogado e gestor público Luís Felipe Mahfuz Martini foi nomeado secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Adjunto do Rio Grande do Sul. Atual presidente municipal do Podemos em Canoas, ele passa a integrar a equipe do governo estadual em uma área considerada estratégica da administração pública.
A nomeação marca o retorno de Canoas à estrutura do governo estadual, com representação em uma secretaria de Estado, fato que não ocorria há décadas. Martini está entre os poucos canoenses a assumir um cargo de primeiro escalão no Executivo estadual.
Com trajetória ligada à gestão pública, Martini já atuou em diferentes áreas, tanto no âmbito municipal quanto estadual, com foco em políticas públicas, governança e atendimento direto à população.
Entre os cargos ocupados, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas em 2017, diretor executivo do Procon RS em 2019, secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia em 2021 e secretário municipal de Saúde em 2023.
“É uma honra assumir essa missão e integrar o governo do Estado em uma área tão relevante. Agradeço ao governador pela confiança e ao Podemos pela oportunidade de seguir contribuindo com politicas publicas que promovam justiça, cidadania e direitos humanos”, afirmou.
Política
Thiago Moyses deixa a Secretaria de Mobilidade Urbana de Canoas e Marcos Junior Melchior assume o cargo

O Prefeito de Canoas, Airton Souza, em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 5, anunciou que o secretário de Mobilidade Urbana de Canoas, Thiago Moyses, deixou o cargo. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município ainda nesta segunda-feira.
Segundo o secretário, está deixando o cargo para novos desafios profissionais e cuidar de sua saúde.
“Minha saída tem dois motivos claros: cuidar da saúde e retomar a advocacia, profissão que moldou quem eu sou. Encerro esse ciclo com a certeza do dever cumprido. Foi trabalho de verdade, daqueles que não apresentam só números, mas que deixam a semente plantada para o futuro.”
No lugar de Moyses, assume o cargo Marcos Junior Melchior, que atuava como assessor do gabinete do prefeito.
Oportunidade7 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Educação1 semana atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas
Geral1 semana atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação1 semana atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Saúde7 dias atrásGrupo São Pietro anuncia Hospital de Olhos em Gravataí com início das atividades em fevereiro de 2026

Política1 semana atrásFelipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

Desenvolvimento1 semana atrásEstado efetua primeiro pagamento a famílias atendidas pelo Programa Família Gaúcha
Fazenda1 semana atrásIPTU 2026: hoje é o último dia para pagar cota única com desconto de até 15% em Canoas



















































