Prêmio João Palma da Silva é entregue pela Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Canoas realizou, na noite desta terça-feira, 17, sessão alusiva à Semana Farroupilha, no Parque Eduardo Gomes. Na ocasião, houve a entrega do Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva. O homenageado desta edição foi o coordenador da 12ª Região Tradicionalista, Fabiano Vencato.
Nascido em Porto Alegre, Vencato participa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) desde 1992, tendo iniciado suas atividades como integrante de invernadas artísticas. Sócio fundador do Centro de Pesquisa da Cultura Gerciliano Alves de Oliveira, onde também foi patrão. Ocupou ainda os cargos de diretor do Departamento Jovem e diretor artístico da 12ª RT, diretor cultural do CTG Tropeiros da Amizade e diretor cultural do GAG Piazitos do Sul. Desde 2017, exerce a função de coordenador da 12ª RT.
O prêmio foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador Cezar Mossini (MDB). “Como coordenador da 12ª Região e tradicionalista há mais 26 anos é uma honra estar recebendo esse prêmio, que representa o trabalho e esforço de muitos tradicionalistas. É um trabalho realizado a várias mãos”, afirmou o homenageado.
O presidente saudou os tradicionalistas e parabenizou o governo municipal pela organização da Semana Farroupilha. “Os vereadores de Canoas admiram esses homens e mulheres que fazem tradicionalismo o ano todo”, declarou Mossini. A vereadora Maria Eunice (PT) exaltou, em sua fala, a importância das mulheres na história do Rio Grande do Sul e no movimento tradicionalista: “A mulher gaúcha foi fundamental na construção da república rio-grandense, sempre garantindo a nossa identidade e cultura”. O vereador Juares Hoy (PTB) também se manifestou em nome do Legislativo. “O povo gaúcho nos enche de orgulho em suas tradições”, ressaltou.