Série ” O que o seu vereador anda fazendo…” recebe o parlamentar Emilio Neto (PT)

Jornal Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato até aqui?
Vereador Emílio Neto:
Desde o início do nosso mandato temos lutado para que o acesso as políticas públicas sejam universais. Ao longo do tempo, já propusemos mais de 60 projetos de lei, entre eles: Projeto que obriga os estabelecimentos comerciais adaptar banheiros para deficientes físicos; Lei que reconhece a linguagem de sinais (libras) como meio de comunicação objetiva; Lei que determina a reserva de vagas para afrodescendentes nos concursos públicos municipais; Lei que determina eleições diretas para diretores de escolas municipais, objetivando a participação efetiva na comunidade; Lei que estabelece estágios nos órgãos públicos municipais, entre outros. Fizemos mais de 1200 pedidos de providências (iluminação, asfalto, trânsito, praças). Criamos também a frente parlamentar dos homens no combate à violência contra as mulheres e a comissão permanente de defesa das crianças e dos adolescentes.
Acreditamos que para o desenvolvimento econômico e social da cidade devemos nos envolver fortemente na luta por políticas públicas de inclusão. Por isso, criamos a lei 5.717/2012 que cria o dia municipal da economia solidária. Assim, apoiamos e fortalecemos aqueles que trabalham como autônomos e que geram economia para o município.
O nosso mandato tem sido parceiro dos desbravadores e aventureiros, grupos da igreja adventista que desenvolvem trabalhos com crianças, adolescentes e jovens. Também criamos a lei que justifica a ausência nas atividades escolares realizados aos sábados para os alunos que professam o sétimo dia como sagrado.
Assim, vamos construindo e fortalecendo uma sociedade mais justa e humana. Estamos sempre buscando aperfeiçoarmos para melhor atender a população canoense.


Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?
Emílio Neto:
As principais demandas do gabinete são sempre voltadas a garantia dos direitos fundamentais, como saúde, educação, transporte, habitação e segurança. Além disso, aqueles tradicionais pedidos de troca de lâmpada, retirada de entulhos, colocação de paradas e etc. Pedidos estes que em sua maioria são encaminhados ao poder executivo.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Emílio Neto:
Nossas promessas sempre são no sentido de representar, fiscalizar e legislar em favor dos direitos fundamentais. Acreditamos que ao longo do mandato é que podemos desenvolver e cumprir estas proposições.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Emílio Neto:
Sim! Nosso mandato buscará a manutenção da representação nos mesmos moldes dos últimos 24 anos de mandato.