Durante obras, serviços do CRAS Niterói passa a ser oferecido em dois locais 

Enquanto a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Niterói é construída na Rua Itamar de Mattos Maia, os atendimentos da unidade serão divididos em dois locais: no CRAS Rio Branco (Montenegro, 1057) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e na Associação dos Moradores da Vila João de Barro (rua Tóquio, 181) nas quartas feiras, das 8h30 às 16h30.

A equipe deslocada para a associação realiza os mesmos serviços oferecidos no CRAS, mas sem a necessidade de agendamento. Sem limite de fichas e por ordem de chegada, os atendimentos chegaram a cem na semana passada. “Disponibilizamos essa opção para aqueles que têm alguma dificuldade de ir até o CRAS Rio Branco. Assim conseguimos manter o serviço próximo da população”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Luísa Camargo.

No local podem ser feitas as inscrições para o Cadastro Único – considerado a porta de entrada para programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para se cadastrar é preciso ter em mãos os documentos de RG, CPF, Título de Eleitor e os seguintes comprovantes: residência, renda de todos os membros do grupo familiar que moram na mesma casa e escolaridade, no caso de menores de 18 anos, que também precisam apresentar certidão de nascimento.

Entre outros serviços do CRAS estão o encaminhamento para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pedido da carteira do idoso – que garante benefícios como a gratuidade ou desconto em passagens do transporte público –,  a solicitação da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito – confeccionadas gratuitamente e prontas em cerca de 20 dias –, e o atendimento técnico com assistente social, que pode ser feito individualmente ou nos grupos de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

No caso do PAIF, os encontros na Associação dos Moradores da Vila João de Barro irão ocorrer de 15 em 15 dias, nas quartas-feiras, às 14h30, com diálogos sobre temas como o convívio familiar. Já o serviço individual, que inclui escuta particular e orientação sobre acesso a benefícios, acontece no local em todas as quartas-feiras, em qualquer horário entre 8h30 e 16h30, sem necessidade de agendamento.

Para quem busca o mesmo suporte no CRAS Rio Branco, é necessário entrar em contato pelo telefone (51) 3463.1260 nas segundas-feiras e marcar horário para atendimento nos outros dias da semana.