Comunidade
OT 50 anos – MUITO OBRIGADO
Por Antônio Canabarro Tróis filho
e Jorge Uequed
Chegamos ao cinquentenário, onde, talvez, nossos fundadores Otomar Ellvanger, Silvio Pierini e Antônio Canabarro Tróis filho não imaginavam que atingíssemos. Desde a fundação, muito turbilhão, dificuldades maiores, mas a cada empecilho aumentava a nossa vontade de chegar às sextas-feiras.
À medida que o tempo passava, vários nomes foram se agregando a esta caminhada: Mario Porto Inda, Cirilo Lacerda, Mario Telmo Guerreiro, Jorge Uequed, José Leandro, Adilson Brilhante, Lucia Mendes, Rosa Maria Ignacio, Felicia Baruja Tróis, Cassio Baruja Tróis, Marco Machado Leite, Odil Gonçalves Gomes, Antonio Di Domenico, Luis Carlos (da Farmácia), Capitão Arlindo (da BM), Arno Danenberg, Osmar Raimundo da Paz, Francisco Frias, Danilo Ucha, Elmar Bones da Costa, Kenny Braga, Osvil Lopes, Francisco Tróis, Osvaldo Moacir Alvarez, João Tróis, Francisco Antonio Pagot, Bruno Pagot, Claudio Rezende Vieira, Loreno Luis Zambonin, Alberto Martorelli, Leo Medina Martins, Darci Jose Amorim, Sezefredo Azambuja Vieira, Walter Galvani da Silveira. Muitos já não estão mais entre nós, mas todos colaboraram de uma maneira dedicada e saudável para a chegada desta data.
Durante este período, O Timoneiro permaneceu atuando sempre com independência e opinião, respeitando as autoridades, mas não submetendo-se a elas, não brigando com os fatos, mas expedindo opiniões e visões diferenciadas da oficial. Seu compromisso sempre foi apenas com a cidade e seus habitantes, não submetendo-se nunca a grupos financeiros, econômicos, políticos e pregando o fim de qualquer tipo de discriminação, seja de etnia, de gênero, racial, religiosa ou de preferência sexual.
Nossos espaços estiveram sempre abertos, sem nenhum tipo de censura à expressão assinada de qualquer homem ou mulher. Nosso departamento publicitário e financeiro nunca exerceu ascendência sobre o jornalismo e a opinião. Mesmo nos momentos mais difíceis, mantivemos inatingível e inatacável a liberdade da imprensa e o direito à informação, o respeito ao contraditório e a pregação de uma comunidade saudável e cumpridora da lei.
Muitos foram os colaboradores, em nosso quadro de funcionários administrativos, jornalístico, de distribuição, sempre pautamos a liberdade, o respeito e a tolerância. Muitos que labutaram no jornal saíram para desempenhar funções em outros organismos de comunicação. Os demais veículos de comunicação da cidade nunca foram nossos opositores nem concorrentes, mas parceiros no direito e obrigação de informar, e na convivência com os interesses da cidade.
Os colaboradores mais contemporâneos: Ageu Cardoso, Aline Santana, Ana Carolina Rodrigues, Bruno Lara, Caren Baldo, Carla Garcia, Celço Andreotti, Celso Uequed Pitol, Daiane Poitevin, Daltiva Uequed, Daniel Cheveste, Daniela Uequed, Daniele Farias, Dayane Mascitti de Oliveira, Deivid Duarte, Derek Alencastro, Djalma Júlio S. Junior, Elizabeth Uequed, Emerson Vasconcelos, Enildo Prestes, Fabiano Florez, Fernanda Beatriz da Silva Haas, Fernanda Burgel, Gabriel Soares, Gisele Uequed, João Luis Xavier, José Carlos Rodrigues, José Fontes, Júlia Titz, Júlio Fontes, Júlio Vitória, Katyane Mendes Marques, Laira Souza, Leandro Ferreira, Letícia Uequed, Luciane Uequed, Luciano Kayser, Magna Ayalla, Marcelo Grisa, Marcelo Mendes, Marco Leite, Margarete Beatriz, Marília Bissigo, Marli Ramos, Marta Moraes, Mauro Oliveira, Melissa Barbosa, Nara Job, Nasser, Odil Gomes, Olegar Lopes, Priscila Muzicant, Renata Jacomelli, Rosangela Perroco, Sara Silveira Santos, Simone Gomes, Sinara Dutra, Sony Souza, Taís Formiga, Tânia Barichello, Tatiane Flores, Vanderlei Jaques, Vanderlei Dutra, Vivian Santos de Oliveira, Wagner Luz, entre outros, continuam com eficiência e dedicação no caminho já traçado por alguns, que mantiveram atividades no semanário.
Todos sabem das dificuldades, algumas próprias da edição de jornais, outras criadas pela insensibilidade de alguns que, não vendo atendidas suas pretensões de submeter o tabloide aos seus interesses, preferem procurar meios financeiros de extingui-lo. Todas as dificuldades foram enfrentadas nestes 50 anos, com uma mesma visão: atender ao interesse dos canoenses ao direito de informação e à liberdade de imprensa.
Obrigado por todas as mensagens que recebemos, pelo jantar comemorativo que a comunidade nos oferece, pelo apoio que os anunciantes e coordenadores de publicidade, pessoais e de empresas, dedicaram à nossa data. Temos confiança, boa vontade e reta intenção, temos certeza que cometemos muitos erros, e talvez excessos, mas sabemos que a lei e a opinião pública haverão de nos criticar por isso, e nos aplaudir pelos acertos e mostrar que temos uma reta a seguir. Aos críticos, obrigado pela leitura e pelas expressões que nos fazem corrigir, aos que nos aplaudem, obrigado pelo estímulo e pela confiança, mas nesse cinquentenário estamos confiantes que a estrada que planejamos e trilhamos é a do bom combate.
Canoas, 29 de julho de 2016, ano do cinquentenário
LEIA MAIS
OT 50 anos – “A ética é a medida exata do uso da razão a serviço de uma causa justa e digna”
OT 50 anos – um jornal feito por muitas mãos
OT 50 anos – de engajamento em causas ambientais
OT 50 anos – Há cinco décadas acompanhando os problemas das vilas
OT 50 anos – de militância por melhorias na saúde
Clubes se reinventam para manter portas abertas
Comunidade
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses

A diretoria de Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão de Canoas está oferecendo apoio a jovens que precisam emitir Título de Eleitor e elaborar seus currículos para conquistarem vagas no mercado de trabalho. Os atendimentos são gratuitos e feitos diretamente na secretaria.
“Para quem é jovem e ainda não tem o título de eleitor, estamos aqui para ajudar! Oferecemos orientação para o preenchimento dos dados no site oficial, garantindo que o processo seja rápido e sem complicações” explica a diretora da Família e Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão, Eduarda da Silva Barbosa.
A secretaria também dá auxílio para quem prefere solicitar a emissão do documento diretamente à Justiça Eleitoral.
A secretaria também oferece ajuda para quem quer elaborar seu currículo e buscar colocação no mercado de trabalho.
“Sabemos que o primeiro passo para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho pode ser desafiador. Pensando nisso, oferecemos auxílio na elaboração de currículos, destacando habilidades e experiências, para que a pessoa tenha mais chances de se destacar nas vagas disponíveis”, comenta Eduarda.
Atendimento
O atendimento para a elaboração de currículo e para o auxílio para emissão de Título de Eleitor é feito às terças e quintas-feiras, das 9 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (Rua Fioravente Milanez, 256, 5.º andar, Centro). O telefone para informações é (51) 3236-1051, e também é possível contato pelo WhatsApp no número (51) 98255-1725.
Comunidade
Prefeitura de Canoas comunica que pagamentos em atraso do Aluguel Social serão feitos ainda hoje

Moradores de Canoas que foram afetados pela enchente de maio de 2024 e que foram beneficiadas com o Programa Aluguel Social estão reclamando a falta do pagamento, que deveria ser no dia 20 de fevereiro e ainda não foi realizado.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da gestão municipal, que respondeu que o valor deverá ser pago ainda nesta segunda-feira, 24.
Confira nota na íntegra abaixo:
A SMHRF comunica que devido a um problema no sistema da prefeitura o programa aluguel social não pagou 120 benefícios no prazo do dia 20 de fevereiro, foram pagos até o momento 963 benefícios sendo a previsão para pagamento dos 120 beneficiários restantes na próxima segunda-feira dia 24.
Comunidade
Associação de Escolas de Samba de Canoas acusam Prefeitura de intolerância religiosa e homofobia

A Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA) lançou uma nota nas redes sociais, na terça-feira, 18, assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos, onde manifesta repúdio a uma suposta atitude do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, Pinheiro Neto.
Segundo a nota, durante reunião com a Associação das Escolas de Samba de Canoas, Neto disse que “a Prefeitura da cidade cederia o Parque Eduardo Gomes para a realização dos desfiles, em abril, sem recursos públicos, mas que as entidades carnavalescas não poderiam apresentar enredos sobre temas de religiões de matriz africana, negros e comunidade LGBTQIA+”.
O texto ainda destaca que preconceito e intolerância religiosa são crimes e que a federação está à disposição da Associação das Escolas de Samba de Canoas para formalizar uma denúncia no Ministério Público “contra essa atitude criminosa e preconceituosa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Prefeito da cidade”.
O que diz a Prefeitura
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Canoas, que respondeu em nota:
“A Prefeitura de Canoas informa que, embora não seja possível destinar recursos públicos ao Carnaval em 2025, devido às necessidades urgentes de investimentos na área da Saúde, a Administração Municipal se colocou à disposição para apoiar a realização das festividades com a cedência do Parque Esportivo Eduardo Gomes. O prefeito Airton Souza ressalta ainda que a atual gestão da Prefeitura é comprometida em governar para todos os canoenses e preza pela liberdade, o que inclui a livre manifestação artística, cultural e religiosa no Carnaval”.
- Policial7 dias atrás
Juiz do trabalho de Canoas tem R$ 20 milhões de bens bloqueados por suspeita de fraude de leilões
- ENCHENTE RS7 dias atrás
Governo do RS prorroga estado de calamidade pública da enchente por mais 90 dias
- Esporte1 semana atrás
Abertas inscrições do Programa Movimenta Canoas e Escola de Esportes
- Cultura6 dias atrás
Documentário “Mulheres Visíveis Kaingang”: Um Olhar Necessário Sobre a Luta Indígena Feminina é lançado
- Saúde7 dias atrás
Em reforma, Hospital de Pronto Socorro de Canoas recebe doação de materiais hospitalares
- Transporte6 dias atrás
Vereadores de Canoas aprovam lei para que ônibus tenham assentos cor de rosa para inibir assédio
- Geral1 semana atrás
Obra do dique do bairro Mato Grande está 14% concluída, diz Prefeitura
- Comunidade7 dias atrás
Secretaria oferece apoio para confecção de currículo e emissão de Título de Eleitor a jovens canoenses