Comunidade
ANAPPS quer ser Universidade da Felicidade
Associação para aposentados oferece vantagens e bom ambiente a baixo custo
Por Marcelo Grisa
@marcelogrisa
A ANAPPS – Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social – tem sede em Porto Alegre. Há oito anos, atende 40 mil idosos de Porto Alegre e da Região Metropolitana. O Timoneiro foi conhecer a história de sucesso da entidade e sua presidente, Maria Eunice Ribas, que garante que o objetivo não é apenas cuidar da saúde, mas ser uma Universidade da Felicidade. “É ensinar as pessoas a verem que nada acabou por causa da idade. A se sentirem úteis de novo, saírem do sofá e virem para cá, como costumamos dizer”, assegura.
A ideia da associação, que busca melhorar a qualidade de vida física, mental e emocional de seus associados pelos serviços prestados, foi uma ideia de Eunice e Nilton Belsarena, queviram a necessidade desse auxílio a uma população cada vez maior de idosos que não são assistidos por novas políticas públicas. As estatísticas confirmam: de acordo com o IBGE, a partir de 2030 apenas haverá crescimento na população de pessoas a partir de 45 anos ou mais.
Hoje, com baixo custo, a ANAPPS mantém uma sede no terceiro andar Edifício Sulacap (av. Borges de Medeiros, nº 410), próximo à Estação Mercado da Trensurb. Por isso, a Associação pode atender muitas cidades pela facilidade de deslocamento via transporte público. Entretanto, a expansão para Canoas e outras cidades metropolitanas está a caminho. “Estamos pensando com muito cuidado a instalação de novas sedes como a de Porto Alegre. Nossa maior preocupação é que o serviço prestado à Família ANAPPS mantenha a qualidade e o ambiente siga sendo acolhedor a todos”, observa a presidente.
Cada membro da ANAPPS têm acesso a vantagens que incluem um curso de alfabetização para adultos, curso de informática para aposentados, academia, aulas de canto (que contam inclusive com um coral). Há também assistência jurídica, funeral, financeira e consultas mais baratas – tudo no mesmo prédio, facilitando o deslocamento principalmente para aqueles com mais dificuldades de locomoção.
Para manter o ambiente, todos os funcionários da entidade passam por treinamento, reciclagem e aprimoramento constantes. “Trazemos palestras, cursos e tudo o mais. É necessário porque as pessoas não têm paciência conosco e não existem pessoas treinadas para lidar com o idoso. Precisa ouvir e avaliar cada pessoa em sua necessidade quando chegam aqui”, explica Eunice.
Segundo a presidente, a ANAPPS construiu um trabalho com cuidado, e isso paga quando os familiares vêm conhecer o trabalho da entidade. “Eles vêm para cá para descobrir o que causou uma transformação tão grande na vida do seu pai, mãe, avô ou avó. Isso restaura o diálogo entre as gerações, que se perdeu hoje em dia com a vida corrida. As pessoas acham que o idoso não tem nada para passar para os mais novos, mas a convivência geracional traz ganhos para todos”, afirma.
O trabalho da ANAPPS também pode ser conferido no programa Pensando em Você, apresentado por Eunice Ribas, Nilton Belsarena e Fernanda Ponciano. A atração passa no canal 6 da NET de segunda a sexta, às 18h30min, aos sábados, às 10h30min, e aos domingos, às 20h30min. As gravações ocorrem todas as terças, às 14 horas, em Porto Alegre, no teatro do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (rua dos Andradas, nº 1223) e trazem também convidados nacionais.
Comunidade
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2

A Campanha do Agasalho 2025 já começou e a distribuição de roupas está ocorrendo no ginásio do Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000, bairro São Luís, local que também funciona como abrigo e está aberto 24 horas por dia. A partir desta quarta-feira, 2 de julho, as peças também estarão disponíveis para retirada em todas as subprefeituras, das 8h às 17 horas.
Com o slogan “O seu roupeiro não sente frio, desapegue do que você não usa mais e aqueça quem precisa”, a campanha deste ano tem como objetivo principal ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua e de famílias em vulnerabilidade social. A ação foi antecipada em razão das frentes frias que chegaram ao município antes mesmo do início oficial do inverno.
Para facilitar a participação da comunidade, a edição 2025 da Campanha do Agasalho contará com o serviço de tele busca de doações, agilizando a coleta de roupas e cobertores doados.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, a campanha tem papel essencial no cuidado coletivo,
“A solidariedade é um instrumento poderoso de transformação social. Cada peça doada representa acolhimento e dignidade para quem mais precisa nesse momento de frio.”
Já o secretário da Defesa Civil, Vanderlei Cordeiro, destaca o esforço conjunto das equipes, “Nossas equipes estão mobilizadas diariamente, atuando nos abrigos, nas ruas e agora também apoiando a logística de doações. O envolvimento da população é fundamental para que ninguém fique desassistido.”
Reforçamos o chamado à população para que doe roupas em bom estado, especialmente agasalhos, cobertores, meias e calçados, com prioridade para itens de inverno para adultos e crianças.
Locais de retirada a partir de 2 de julho:
- Subprefeituras Regionais (das 8h às 17h)
- Ginásio do CEL São Luís – aberto 24h
Mais informações e tele busca de doações:
– Secretaria de Assistência Social – (51) 3236-2700
– Defesa Civil – (51) 8255-0805
Comunidade
Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.
O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.
Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.
A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.
“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.
O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.
Comunidade
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.
Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.
Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.
Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.
“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.
Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.
- Política4 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Canoas 86 anos1 semana atrás
Semana de Canoas é marcada por atividades e início de obras de unidades de saúde
- Clima1 semana atrás
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas
- Transporte1 semana atrás
Aprovada em Canoas prorrogação de contrato com a Sogal até 2028
- Educação3 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Comunidade3 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Saúde1 semana atrás
Emenda impositiva destina R$ 426,8 mil para a reconstrução do HPSC