Serviços
População pode acompanhar a qualidade da água em 141 pontos de controle

A Corsan iniciou nesta quinta-feira, 20, a instalação de Pontos de Controle de Qualidade (PCQ) da água na Região Metropolitana. O primeiro aparelho fica em frente à Prefeitura de Canoas, junto à Praça da Emancipação. O equipamento coleta amostras para análises da Companhia e permite que a população tenha acesso rápido aos parâmetros físico-químicos da água distribuída no município.
Com a câmera do celular, poderá ser acessado o QR Code impresso no equipamento, que direciona para a página de controle de qualidade da água. Nesse ambiente virtual, a pessoa escolherá a cidade e o período que desejar consultar, e o arquivo com as análises estará disponível. A Companhia irá instalar 141 PCQs em nove cidades da Região Metropolitana. Em Canoas, serão 28 unidades e em Alvorada, 18. Em Viamão, Cachoeirinha, Esteio e Gravataí, serão 14 pontos de coleta e em Eldorado do Sul, Guaíba e Sapucaia do Sul, 13 aparelhos.
“A Companhia sempre prima pela transparência e qualidade de seus serviços para a população. Esses equipamentos são um dos modos que a comunidade possa ter acesso aos testes realizados por nós todos os dias. Nossos consumidores têm acesso fácil, podem acompanhar nossos padrões de qualidade e consultar sempre que acharem necessidade. É importante ter o retorno da população, pois queremos sempre melhorar ainda mais nossas entregas para todos”, diz a gerente regional de relações institucionais da Corsan, Renata Rohde.
A Corsan mantém um rigoroso controle de qualidade da água, com aproximadamente 100 parâmetros exigidos em diversos pontos da rede de distribuição, o que garante que a água fornecida atenda aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Transparência
Ao todo, a Corsan instalará 460 PCQs em pontos de grande circulação de pessoas em diversas cidades gaúchas para ampliar o monitoramento e a transparência no controle de potabilidade da água. A iniciativa reforça o compromisso da empresa em garantir excelência nos serviços prestados a 6,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul.
Monitoramento
No Centro de Operações Integradas da Corsan (COI), os operadores acompanham, em tempo real, o tratamento de água em 317 municípios. Com dados integrados e automação avançada, o sistema permite a tomada imediata de decisões em casos de alertas.
A Célula de Qualidade do COI utiliza painéis especiais para monitorar parâmetros de controle em 164 Estações de Tratamento de Água (ETAs), 871 poços artesianos e 139 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Este modelo de gestão, inédito no Brasil, foi desenvolvido pelo Grupo Aegea (controlador da Corsan desde julho de 2023) e assegura precisão nos processos e confiança na entrega de água e no tratamento de esgoto.
Serviços
Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira

A Corsan irá instalar nesta semana válvulas redutoras de pressão em redes de água nos bairros Centro, Nossa Senhora das Graças, Olaria e Mato Grande. De acordo com a empresa, com investimento aproximado de R$ 120 mil, os equipamentos visam melhorar e equalizar a pressão dentro das tubulações, minimizando as ocorrências de rompimentos e vazamentos de água.
Os trabalhos acontecem de segunda a quinta-feira, 14 a 17, em diferentes horários e bairros, com previsão de duração de duas horas. O serviço pode causar oscilações na pressão e desabastecimento.
Na tarde desta segunda-feira, 14, as equipes da Corsan estarão na Rua Victor Barreto, no Centro. Na terça-feira, 15, os serviços acontecem no turno da manhã, na Rua Mem de Sá, bairro Nossa Senhora das Graças. No Olaria a instalação da válvula será na quarta-feira, 16, pela manhã, na Rua Gildo de Freitas. Finalizando as instalações, na quinta-feira, 17, será a vez do bairro Mato Grande receber o equipamento, que será colocado na Rua República.
Serviços
Corsan mantém Estação de Tratamento de Água Niterói em operação com uso de gerador de energia

A Corsan está utilizando gerador de energia elétrica para manter em funcionamento a Estação de Tratamento de Água Niterói, em Canoas, depois da falta de luz causada pelo forte temporal da tarde desta segunda-feira, 31.
O equipamento estava sendo usado também na Estação de Tratamento Rio Branco, onde a energia já retornou. Nas próximas horas, pode ocorrer instabilidade na pressão da rede ou no abastecimento. O sistema será normalizado após o retorno da eletricidade, mas ainda não há previsão de horário pela RGE, concessionária de energia que atende o município.
Mais informações
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Serviços
Corsan Negocia oferece condições especiais para regularização de dívidas

Com o objetivo de facilitar a quitação de débitos de consumo dos serviços de água e esgoto, a campanha vai de 24 a 31 de março e beneficiará clientes nos 317 municípios atendidos pela Corsan no Estado. O mutirão visa firmar acordos com descontos que chegam a 50% do valor original de faturas vencidas e até 100% sobre juros e/ou multas aplicadas, além de condições especiais de parcelamento em até 48 vezes.
A iniciativa também contempla opções diferenciadas de pagamento como Pix, cartão de crédito e código de barras (à vista), e parcelamento com valores incorporados às faturas mensais subsequentes e em até 12 vezes no cartão de crédito. Clientes das categorias residencial, comercial e industrial – exceto imóveis públicos – com dívidas pendentes há mais de 30 dias podem aderir à campanha.
Para participar do Corsan Negocia, os consumidores devem buscar atendimento nas Lojas Físicas, pelo Atendimento Online/Chat no site www.corsan.com.br/cliente, agendamento de videochamada ou pelo telefone 0800 646 6444 (ligação gratuita).
Critérios de descontos e pagamentos:
Pagamento à vista:
* Desconto de 50% sobre o valor total da dívida e isenção de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas há mais de 3 anos;
* Isenção total de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas há mais de 3 anos.
Parcelamento na fatura:
* Desconto de 100% nos valores referentes a multas, juros e correção monetária para faturas vencidas a partir de 30 dias;
* Descontos que variam de 5% a 35% sobre o valor total da dívida para faturas vencidas a partir de 100 dias;
Parcelamento no cartão de crédito:
* Isenção de multas, juros e correção monetária para faturas vencidas a partir de 30 dias.
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