Conecte-se conosco

header-top


 






 

02/04/2025
 

Educação

Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente

Redação

Publicado

em

Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente

Na noite do dia 19 de novembro, juntamente com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São Francisco de Assis, a professora Anelise Espíndola de Oliveira realizou uma mostra artística com um tema bem peculiar: “Acontece que todos os alunos dessa comunidade são vítimas da enchente ocorrida no mês de maio, inclusive eu, professora de Língua Portuguesa”, contou Anelise a O Timoneiro.

A professora contou que, assim como seus alunos, sentiu de perto todos os piores impactos da catástrofe, pois perdeu sua casa, que era feita de madeira e ficava localizada próximo à escola.

“Vi o quanto foi difícil superar esse trauma e que a ‘fuga’ não me ajudava a refazer a minha vida. Como todo o trauma, não podemos fingir que aquilo não aconteceu, ou que não nos afetou, temos de parar para avaliar o impacto que teve e que poderá continuar tendo sobre nossas vidas.

Professora Anelise Espíndola de Oliveira

Professora Anelise Espíndola de Oliveira

Aulas ajudam alunos

Anelise explica que dentro das disciplinas da área de linguagens sempre pode trabalhar com os alunos sobre saúde mental, positividade, lei da atração e tudo o que envolve uma vida de qualidade.

“Dessa forma, precisava, junto deles, abrir as nossas feridas para começar o nosso processo de cura, transformar a dor em arte, assim como tantos artistas já fizeram, e trazer a possibilidade tanto de que eles pudessem expressar seus sentimentos, quanto que outras pessoas pudessem acabar se identificando com os pensamentos deles”, conta.

Trauma vira arte

O resultado foi uma noite emocionante, de muito orgulho, lágrimas e superação dos momentos mais difíceis que Canoas já viveu.

Escola projetada em maquete

Escola projetada em maquete

A mostra contou com poemas, pinturas, desenhos, uma maquete representando a escola alagada, e relatos do dia da saída das casas e do primeiro retorno. Todos os trabalhos estarão disponíveis em um e-book que será lançado no encerramento do ano letivo.

Educação

Projeto em Canoas leva oportunidade às escolas para confecção de título de eleitor e currículo

Redação

Publicado

em

Projeto em Canoas leva oportunidade às escolas para confecção de título de eleitor e currículo

Os alunos da EMEF Thiago Würth tiveram a oportunidade de criar seus currículos e, para aqueles a partir de 16 anos, emitirem o título de eleitor, no projeto desenvolvido pela Diretoria da Família e Juventude, da Secretaria Municipal da Cidadania, Mulher e Inclusão.

Segundo Eduarda Barbosa, Diretora da Família e Juventude, “Hoje damos início a um projeto essencial para a juventude de Canoas. Estaremos presentes em escolas durante o mês de abril, pois acreditamos que oferecer suporte nessa fase da vida é fundamental para garantir que nossos jovens tenham mais acesso a direitos e melhores oportunidades no futuro. A Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão segue firme no compromisso de fortalecer a cidadania e a inclusão social em Canoas.”

A aluna Camilly, de 14 anos, que está cursando o nono ano na EMEF Thiago Würth contou que estava fazendo seu currículo para ingressar no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz, ainda segundo ela, “é uma iniciativa muito legal, que irá ajudar quem quer aprender como eu.”

Segue a programação das próximas escolas:

9/04 – EMEF Paulo VI (manhã e tarde)

16/04 – EMEF Guajuviras (manhã e tarde)

23/04 EMEF Paulo Freire (manhã)

28/04 EMEF Prof. Nancy Ferreira Pansera (tarde)

30/04 EMEF Irmão Pedro (tarde)

Continuar a ler

Educação

Três escolas permanecem com aulas suspensas após temporal em Canoas

Redação

Publicado

em

Três escolas permanecem com aulas suspensas após temporal em Canoas

De acordo com a Prefeitura de Canoas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) conseguiu agilizar os reparos nas 35 escolas da rede municipal de ensino que tiveram registro de danos em decorrência do temporal da tarde de segunda-feira, 31.

Deste total, 13 unidades atingidas tiveram as aulas canceladas na manhã desta terça-feira, 1º, e a partir dos trabalhos urgentes ao longo da manhã, dez escolas já voltaram às atividades no período da tarde. Somente às EMEIs Carrossel e Vó Picucha, e a EMEF Max Adolfo Oderich, ainda recebem consertos na estrutura física danificada pela força dos ventos.

A previsão da SME é que as atividades tanto da EMEI Carrossel, no bairro Igara, quanto na EMEI Vó Picucha, no Harmonia, sejam reestabelecidas na quarta-feira, 2. Já o retorno das aulas na EMEF Max Oderich, também do bairro Harmonia, está previsto para a quinta-feira, 3.

Temporal

Os fortes ventos e a chuva registrada no final da tarde de segunda-feira, 31, ocasionaram estragos mais expressivos nas EMEIs Vó Maria Aldina, Irma Schies Stefanny, Carrossel, Vó Nelsa Alcy Paulo de Oliveira (Cica), Idara Rocha, Gilda Schiavon, Vó Lola, Vó Picucha, Beija Flor, Professora Marilene Machado, assim como as EMEFs Max Adolfo Oderich e Santos Dumont. Em todas, as aulas acabaram suspensas para a execução das obras emergenciais.

 

 

 

Continuar a ler

Educação

Governo amplia valores de bolsa de mentores pedagógicos da Rede Estadual e estende duração do programa

Redação

Publicado

em

Governo amplia valores de bolsa de mentores pedagógicos da Rede Estadual e estende duração do programa

O governador Eduardo Leite assinou, na sexta-feira, 28, o decreto que altera as regras do Programa de Mentoria Pedagógica, aumentando as bolsas de formação oferecidas aos mentores que integram as capacitações da iniciativa. Os valores passaram de R$ 700 para R$ 1.200 mensais – um reajuste de 71%. A medida também estendeu a duração do programa até 31 de dezembro de 2025.

O decreto prevê ainda que os mentores que recebem o auxílio financeiro para participar de formações podem receber bolsas de forma cumulativa caso participem de mais de um curso de formação ou capacitação vinculado a outros programas da Secretaria da Educação (Seduc). Para receber o auxílio, é obrigatória a participação de 100% nos cursos mensais promovidos pelo programa.

O Mentoria Pedagógica é um conjunto de ações e estratégias da Seduc lançado em agosto de 2024 para fortalecer o papel dos professores que atuam como assessores pedagógicos na Rede Estadual. O objetivo é qualificar os profissionais de educação para melhorar cada vez mais a aprendizagem dos estudantes. O Estado conta, atualmente, com 247 mentores pedagógicos que trabalham em todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Os mentores pedagógicos são responsáveis por fazer o acompanhamento das escolas estaduais, monitorando as rotinas escolares com os gestores. Também realizam atividades de apoio e de supervisão no planejamento pedagógico, além de executar políticas públicas de educação focadas na gestão da aprendizagem e em resultados. Uma das metas é a redução do abandono e da reprovação escolar.

A metodologia da Mentoria Pedagógica envolve reuniões semanais ou quinzenais com diretores e supervisores. Os principais instrumentos utilizados no programa incluem a Pauta Pedagógica – documento que orienta o desenvolvimento das ações pedagógicas nas escolas – e o Formulário de Registro das Sessões de Mentoria – sistema digital que permite aos mentores registrar informações e acompanhar a evolução dos temas tratados.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques