Educação
Alunos do Ensino Médio de Canoas realizam mostra artística com tema da enchente
Na noite do dia 19 de novembro, juntamente com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São Francisco de Assis, a professora Anelise Espíndola de Oliveira realizou uma mostra artística com um tema bem peculiar: “Acontece que todos os alunos dessa comunidade são vítimas da enchente ocorrida no mês de maio, inclusive eu, professora de Língua Portuguesa”, contou Anelise a O Timoneiro.
A professora contou que, assim como seus alunos, sentiu de perto todos os piores impactos da catástrofe, pois perdeu sua casa, que era feita de madeira e ficava localizada próximo à escola.
“Vi o quanto foi difícil superar esse trauma e que a ‘fuga’ não me ajudava a refazer a minha vida. Como todo o trauma, não podemos fingir que aquilo não aconteceu, ou que não nos afetou, temos de parar para avaliar o impacto que teve e que poderá continuar tendo sobre nossas vidas.
Aulas ajudam alunos
Anelise explica que dentro das disciplinas da área de linguagens sempre pode trabalhar com os alunos sobre saúde mental, positividade, lei da atração e tudo o que envolve uma vida de qualidade.
“Dessa forma, precisava, junto deles, abrir as nossas feridas para começar o nosso processo de cura, transformar a dor em arte, assim como tantos artistas já fizeram, e trazer a possibilidade tanto de que eles pudessem expressar seus sentimentos, quanto que outras pessoas pudessem acabar se identificando com os pensamentos deles”, conta.
Trauma vira arte
O resultado foi uma noite emocionante, de muito orgulho, lágrimas e superação dos momentos mais difíceis que Canoas já viveu.
A mostra contou com poemas, pinturas, desenhos, uma maquete representando a escola alagada, e relatos do dia da saída das casas e do primeiro retorno. Todos os trabalhos estarão disponíveis em um e-book que será lançado no encerramento do ano letivo.
Educação
Uergs abre inscrições para ingresso nos cursos de graduação em diferentes regiões do estado
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) abriu, nesta terça-feira (14/01), as inscrições para o ingresso nos cursos de graduação em 2025. O processo seletivo utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ao todo, são 1360 vagas para 19 cursos de graduação, em unidades universitárias de diferentes regiões do estado. As inscrições estarão abertas até o dia 21 de janeiro e ocorrem somente pela internet.
Como concorrer às vagas
Para concorrer a uma das vagas, os(as) candidatos(as) poderão apresentar a nota do Enem realizado em 2024 ou em uma das edições anteriores do Exame a partir de 2020.
Para a classificação, são necessários no mínimo 200 pontos nas provas objetivas e 300 pontos na prova de redação. Além disso, para cada curso de graduação é exigido um peso específico por área de conhecimento das provas do Enem.
Metade das vagas são reservadas para pessoas economicamente hipossuficientes, negras, pardas e indígenas (de acordo com a distribuição da população no estado). Há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.
A partir de agora, também é possível apresentar o comprovante de inscrição da família no Cadastro Único (CadÚnico) para comprovar a hipossuficiência econômica. Confira os cursos com vagas e os editais do processo seletivo em uergs.edu.br/ingresso2025
Educação
Novo período de matrículas para a Rede Estadual segue até 19 de janeiro
A partir desta segunda-feira, 6, até o dia 19 de janeiro, está aberto o novo período para realização de pré-matrículas para o ano letivo de 2025 na Rede Estadual, para o 1º Ano do Ensino Fundamental e o 1º Ano do Ensino Médio.
Há vagas para modalidade regular, Curso Normal, Aproveitamento de Estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (Cursos Técnicos) integrados ao Ensino Médio, Concomitante ou Subsequente.
No mesmo período poderão ser realizadas as transferências para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de outras escolas estaduais e/ou outras redes de ensino. O processo se dá diretamente pelo site da Secretaria da Educação (Seduc), na aba Matrículas – Chamada Pública.
Solicitação dos Uniformes
Até o dia 15 de janeiro, estará aberto um novo período para a solicitação dos tamanhos dos kits de uniformes da Rede Estadual pelo site. As solicitações também podem ser feitas diretamente nas escolas onde os estudantes estiverem matriculados. Até o momento, 580 mil estudantes já selecionaram os tamanhos.
Autodeclaração Étnico-Racial
Durante o período de confirmação das matrículas na escola, estudantes maiores de 16 anos ou responsáveis (para menores de 16 anos) têm a oportunidade de realizar a autodeclaração étnico-racial. Essa ação é um reconhecimento da identidade e do pertencimento de cada estudante, permitindo que todos afirmem sua origem e trajetória.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o povo brasileiro pode se identificar como: Preto ou Pardo (pessoas negras, sendo “pardo” para quem tem pele mais clara que os autodeclarados pretos); Indígena; Branco e Amarelo (pessoas de origem asiática).
A autodeclaração não é apenas uma formalidade, ela é essencial para fortalecer a construção de políticas públicas mais inclusivas e justas. Os dados obtidos com essa ação alimentam o Censo Escolar, realizado pelo INEP, e ajudam a mapear o acesso à educação, a inclusão e a equidade no Brasil.
Transferências de escola
O período de transferência ocorre para os estudantes do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º Ano do Ensino Médio que já estão matriculados nas redes Estadual, Municipal ou Privada, desejam mudar de escola ou que não são do Estado e querem ingressar na rede pública estadual. O prazo é de 6 a 19 de janeiro, de forma concomitante às inscrições da segunda chamada de pré-matrícula.
Os critérios para designação de escola priorizam a proximidade da residência do estudante com a unidade escolar, combinada com o critério da menor idade – salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida, na mesma etapa de ensino.
No momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares por ordem de preferência, incluindo as unidades escolares que ofertarem Ensino Médio em Tempo Integral.
Confirmação da matrícula
As inscrições e transferências on-line somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:
- CPF e certidão de nascimento ou RG do estudante;
- CPF e documentos do responsável;
- Comprovante de residência;
- Cartão Nacional de Saúde (CNS);
- Número de Identificação Social (NIS);
- Carteira de vacinação.
Cronograma da segunda chamada da pré-matrícula
- 6/1 a 19/1 – Etapa de inscrição pelo site da Seduc na modalidade de ensino desejada.
- 6/1 a 19/1 – Etapa de solicitação de transferências e ingresso na EJA.
- 30/1 a 7/2 – Etapa de efetivação da matrícula. Todos que solicitaram transferência e aqueles que se inscreveram na segunda chamada (realizada de 6 a 19 de janeiro de 2025) devem comparecer na escola designada com os documentos exigidos para confirmar a matrícula do aluno.
Central de Vagas em Porto Alegre
Para estudantes de Porto Alegre, os serviços de atendimento à população estão disponíveis na Central de Vagas, que neste ano está localizada na Escola Estadual Cândido Portinari, na rua Múcio Teixeira, 252, no bairro Menino Deus.
Vagas na Educação Profissional
No caso da Educação Profissional, ainda existem vagas disponíveis nas escolas estaduais na região de Taquara, Sapiranga, Bento Gonçalves, Giruá, Santana do Livramento, Viamão, entre outras.
Os cursos em destaque que ainda possuem disponibilidade são: Aproveitamento de Estudos em Curso Normal; Técnico em Design de Móveis; Curso Normal Integrado ao Ensino Médio, e os Técnicos em Agropecuária, Agricultura e Saúde Bucal.
Escolas com vagas ainda a serem preenchidas
- Escola Técnica Monteiro Lobato, de Taquara;
- Instituto Estadual Sapiranga, de Sapiranga;
- Instituto Estadual São João Batista, de Herval;
- Instituto Estadual Cecília Meireles, de Bento Gonçalves;
- Instituto Estadual João XXIII, de Giruá;
- Instituto Estadual Menna Barreto, de São Gabriel;
- Instituto Estadual Carlos Vital de Oliveira, de Santana do Livramento;
- Centro Estadual Três Mártires, Palmeira das Missões;
- Escola Técnica Estadual Celeiro Etéc, de Bom Progresso;
- ETA, de Viamão.
Educação
Confira lista de crianças convocadas para matrícula na etapa creche em Canoas
A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou, nesta terça-feira, 17, a lista com 2.777 crianças convocadas para matrícula na etapa creche, para Berçário I e II e Maternal I e II. As crianças com designação de escola devem comparecer diretamente na instituição para a realização da matrícula.
Aqueles que foram designados para EMEIs, devem se apresentar nos dias 20, 23 ou 30/12. Já para as escolas conveniadas, entre os dias 18 e 20/12. As próprias instituições poderão entrar em contato com as famílias por telefone para agendar dia e horário.
Para crianças sinalizadas com a informação “COMPARECER NA SME”, os responsáveis deverão se apresentar na Central de Vagas no dia indicado conforme o QUADRANTE para escolha da escola. A Central de Vagas fica localizada na Rua Monte Castelo, 340, no bairro Nossa Senhora das Graças, e o atendimento vai das 8h às 18h.
- Quadrante NORDESTE – Quarta-feira (18/12)
- Quadrante NOROESTE – Quinta-feira (19/12)
- Quadrante SUDESTE – Sexta-feira (20/12)
- Quadrante SUDOESTE – Sexta-feira (20/12)
Os responsáveis pelas crianças convocadas devem efetuar a matrícula no período indicado. A não realização implica em perda da vaga. É necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; documento com foto do responsável; atestado/laudo médico com CID para crianças com deficiência e comprovante de residência.
Confira abaixo o edital completo com a lista das crianças chamadas:
17122024 – Diário Oficial – Publicação
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