Conecte-se conosco

header-top







 

10/08/2026
 

Geral

Estações Canoas E Mathias Velho recebem ações da campanha Agosto Lilás

Redação

Publicado

em

Estações Canoas E Mathias Velho recebem ações da campanha Agosto Lilás - Foto Beatriz SchleinigerTrensurb

Iniciaram na quinta-feira, 15, as intervenções nas estações da Trensurb alusivas ao Agosto Lilás, mês de proteção à mulher e conscientização e combate à violência de gênero.

As ações são resultado de uma parceria da empresa metroviária com a Fundação La Salle.

No primeiro dia de atividades, integrantes do Setor de Responsabilidade Social da Trensurb e a equipe da Fundação estiveram nas estações Canoas e Mathias Velho, abordando as usuárias do metrô e entregando materiais gráficos buscando conscientizá-las. Outras quatro estações devem receber ações similares até o fim do mês.

“Nessa intervenção social nós estamos abordando as mulheres nas estações para conscientizar pelo fim da violência”, explicou a psicóloga Karla Haack, coordenadora da atividade pela Fundação La Salle.

Incentivo para que mulheres peçam ajuda

A ação buscou incentivar que as mulheres reajam e peçam ajuda caso estejam passando por alguma forma de violência. Além disso, divulgou canais de atendimento importantes como os telefones 190, para casos de emergência, e o 180, da Central de Atendimento à Mulher.

Chefe do Setor de Responsabilidade Social da Trensurb, Aline Nunes avalia que “essa ação é muito importante, pois estamos aderindo ao Agosto Lilás com a parceria da Fundação La Salle, para auxílio e conscientização das mulheres”.

Conforme Aline, “elas precisam saber quais são os tipos de violência e em quais meios elas podem denunciar. E o alcance, com o público que a Trensurb tem, é essencial”.

As próximas intervenções serão nas estações Sapucaia (21/8, 8h30), São Leopoldo (27/8, 8h30), Novo Hamburgo (27/8, 13h30) e Esteio (29/8, 8h30, 13h30 e 17h).

Concurso literário

Além das intervenções nas estações, La Salle e Trensurb também realizam o concurso literário Caminho Lilás, com inscrições abertas até 15 de setembro.

O concurso é uma oportunidade para que a população compartilhe suas vozes sobre temas essenciais como “Ser Mulher” e “As Mulheres no Enfrentamento à Violência”, visando fortalecer a conscientização e o debate sobre a violência de gênero, promovendo uma cultura de respeito e equidade.

Os participantes podem submeter poemas, contos ou crônicas que abordam essas questões com sensibilidade e profundidade. Para se inscrever no concurso ou obter mais informações, acesse bit.ly/4bZf09u.

Trensurb contra a violência de gênero

Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres.

Em 2013, a empresa formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres.

No mesmo ano, a estatal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais.

Em 2015, a empresa aderiu ao ElesPorElas e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor desse movimento mundial da ONU Mulheres, que busca envolver toda a sociedade, inclusive os homens, na promoção da igualdade de gênero.

Em 2023, a empresa instituiu sua Política de Gênero, Raça e Diversidade e um Núcleo de Apoio à Diversidade.

No mesmo ano, aderiu à iniciativa Brasil Sem Misoginia, do Ministério das Mulheres, que busca envolver diversos setores em uma mobilização nacional para enfrentamento da misoginia enquanto raiz de todas as formas de violência contra as mulheres.

Policial

Temporal derruba árvore e causa morte de motociclista na ERS-124, em Montenegro

Avatar

Publicado

em

Crédito: Polícia Civil

Um motociclista de 33 anos morreu após ser atingido por uma árvore de grande porte durante o temporal que atingiu a região na noite de quinta-feira, 6, em Montenegro. O acidente aconteceu por volta das 21h, no km 41 da ERS-124, próximo ao trevo de acesso à empresa Arauto, nas proximidades do viaduto da BR-386 e da divisa com Triunfo.

A vítima foi identificada como Maicon Veríssimo Milk, natural de São Jerônimo e morador da localidade de Boa Vista, em Triunfo.

Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Maicon trafegava em uma motocicleta Yamaha Lander XTZ250, com placas de Porto Alegre, no sentido Montenegro/Triunfo, quando uma árvore, que seria um eucalipto de grande porte, caiu sobre a pista e atingiu o veículo em razão dos fortes ventos provocados pelo temporal.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar atenderam a ocorrência, mas o motociclista morreu no local.

Na mesma rodovia, na altura do bairro Estação, outra queda de árvore atingiu um carro e bloqueou parcialmente a pista. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros realizaram a remoção da árvore e do veículo para a liberação do trânsito.

Continuar a ler

Geral

Agosto Lilás: Nova Santa Rita instala Bancos Vermelhos para alertar sobre a violência contra a mulher

Avatar

Publicado

em

O Coletivo Uma Mulher Ajuda a Outra iniciou a implantação de Bancos Vermelhos em espaços públicos de Nova Santa Rita como parte das ações da campanha Dia do Bem Fazer, promovida pelo Instituto Intercement e pelo CDC Comitê de Desenvolvimento Comunitário (Community Development Committee). A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher por meio da instalação de bancos em locais de grande circulação, transformando esses espaços em pontos de reflexão sobre o tema.

A ação também integra a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Em 2026, a mobilização coincide ainda com os 20 anos da Lei Maria da Penha, marco da legislação brasileira de proteção às mulheres em situação de violência.

Além da instalação dos bancos, estão sendo realizadas oficinas de pintura e rodas de conversa para discutir a prevenção da violência de gênero e divulgar informações sobre a rede de proteção às vítimas.

De acordo com os organizadores, até o momento foram instalados nove Bancos Vermelhos: três no Parque Olmiro Brandão e um em cada uma das praças localizadas nos bairros Califórnia, Centro, Vila Esperança, Pedreira, Maria José e Loteamento Popular.

A previsão é de que a iniciativa seja ampliada para as 19 escolas municipais e três escolas estaduais do município.

Segundo os dados informados pelo coletivo, o Rio Grande do Sul registra atualmente 43 casos de feminicídio. A proposta dos Bancos Vermelhos é contribuir para a sensibilização da população e reforçar o debate sobre a prevenção da violência contra as mulheres.

Continuar a ler

Geral

Nova Santa Rita inaugura nova sede de abrigo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita inaugurou, na quarta-feira, 5, a nova sede do Abrigo Municipal Meu Pé de Laranja Lima, destinado ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O novo prédio possui 532m² de área construída e recebeu investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

O abrigo atende, de forma temporária, crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, incluindo pessoas com deficiência, que foram afastados do convívio familiar por decisão judicial em razão de situações de violência, negligência ou maus-tratos. Atualmente, 23 crianças e adolescentes estão acolhidos na instituição.

Segundo a administração municipal, a nova estrutura foi planejada para oferecer ambientes mais amplos, acessíveis e adequados às necessidades dos acolhidos e das equipes que atuam no serviço.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Rodrigo Battistella afirmou que a entrega da nova sede representa um reforço na estrutura da rede de proteção à infância e à adolescência.

“Hoje entregamos muito mais do que um prédio. Estamos oferecendo um espaço preparado para acolher nossas crianças e adolescentes com dignidade, respeito e segurança. Cada ambiente foi pensado para proporcionar conforto e contribuir para um atendimento cada vez mais humanizado, fortalecendo a rede de proteção de Nova Santa Rita”, declarou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Solange Lewandoski Laubine, destacou que a nova sede oferece melhores condições para o atendimento e para o trabalho das equipes responsáveis pelo acolhimento.

“O acolhimento institucional exige uma estrutura adequada e um ambiente que transmita cuidado e segurança. Este novo espaço amplia nossa capacidade de atendimento e garante mais qualidade de vida às crianças e adolescentes, respeitando suas necessidades e promovendo um ambiente mais acolhedor durante esse período tão delicado”, afirmou.

A gestão do Abrigo Municipal é realizada em parceria com a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), conforme previsto na Lei Federal nº 13.019/2014, que regulamenta as parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil.

A nova sede passa a integrar a estrutura da rede municipal de assistência social voltada ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques