Policial
Polícia Federal apura crimes de corrupção na compra de materiais nas Secretarias de Educação de Canoas e Eldorado do Sul

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, 14, uma operação destinada a combater crimes licitatórios e de corrupção, praticados nas Secretarias de Educação de Canoas e de Eldorado do Sul.
Busca e apreensão
Policiais federais cumprem hoje dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, na Grande Porto Alegre.
Compra de livros e conjuntos de robótica
Durante o curso das investigações, foi identificado que, nos anos de 2021 e 2022, os envolvidos realizaram a compra de livros e conjuntos de robótica com direcionamento de fornecedor e sobrepreço inicial no contrato, fazendo uso de procedimentos de adesões a atas de registros de preços de outros entes federativos.
Segundo a PF, também é investigado o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos envolvidos de forma direta e indiretamente com os casos. Foram alvos da operação dois servidores públicos municipais.
A reportagem de O Timoneiro entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Canoas, que enviou uma nota. Confira abaixo:
“A Prefeitura de Canoas abriu, em 30 agosto de 2023 (Portaria 5.035/23), uma sindicância para apurar as adesões às referidas atas de registro de preços, entre 2021 e 2022. O termo de homologação (98/205), publicado no Diário Oficial do Município, em 4 de junho, acolhe o relatório final da Comissão Sindicante, que recomenda a abertura de um processo de auditoria, o que já está em curso. A Prefeitura trabalha para elucidar os fatos e reforça o seu compromisso com a transparência e com a lisura nos processos, bem como com a gestão e correta aplicação dos recursos públicos”.
Policial
Guarda Municipal de Canoas prende dupla por tráfico de drogas no bairro Harmonia

A Guarda Municipal (GM) de Canoas prendeu, por volta do meio-dia do domingo, 15, uma dupla por tráfico de entorpecentes na região da Praça da Juventude Martin Luther King, no bairro Harmonia. Ambos com antecedentes criminais pelo delito; o homem, de 26 anos, e a mulher, de 24, estavam com as drogas nas proximidades do ginásio do Centro Cultural e Esportivo (CCE). Os dois juntos estavam com quase 60 porções, a maior parcela de cocaína e uma pequena quantidade de maconha.
Ainda segundo a GM, o rapaz havia saído de uma detenção cerca de duas horas antes de ser detido novamente. A prisão dele por tráfico no domingo também é a quarta efetuada este ano pelos agentes em um curto espaço de tempo.
No instante em que notaram o patrulhamento da GM, os dois suspeitos tentaram abandonar o endereço ingressando em um táxi. O veículo acabou interceptado para a revista pessoal do casal. O homem estava com 36 pinos de cocaína, um celular, carregador, a quantia de R$ 20,00 e anotações de uma chave pix, enquanto a mulher, escondia 15 pinos com cocaína escondidos em uma meia e ainda seis porções de maconha.
Os dois detidos foram apresentados pela GM à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.
Policial
Câmeras flagram carro suspeito e operação termina com prisões em Nova Santa Rita

Dois homens foram presos em Nova Santa Rita na última sexta-feira, 13 de junho, após uma operação articulada entre a Secretaria Municipal de Segurança, Brigada Militar e Polícia Civil. A ação foi desencadeada a partir de um alerta do sistema de videomonitoramento, que identificou a circulação de um veículo suspeito na cidade.
O automóvel FIAT UNO já havia sido apontado em denúncias relacionadas a furtos com arrombamento em residências. A partir do rastreamento, as equipes se deslocaram até o endereço vinculado ao veículo, localizado próximo a uma casa no município.
Ao perceberem a chegada dos agentes, os dois ocupantes tentaram fugir para uma área de matagal. Durante a perseguição, houve confronto. Um dos suspeitos investiu contra os policiais com um pé de cabra, enquanto o outro entrou em luta corporal com os agentes. Ambos foram contidos e algemados.
Durante a ação, um sargento da Brigada Militar sofreu ferimentos na mão e foi encaminhado à Policlínica Municipal para atendimento. Após a prisão, os homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada.
O prefeito Rodrigo Battistella ressaltou a importância da tecnologia aliada à integração entre as forças de segurança: “Investimos em inteligência e vigilância para proteger as famílias de Nova Santa Rita. A resposta rápida nesta ocorrência mostra que estamos no caminho certo.”
O secretário municipal de Segurança, Moacir Godoy, também comentou o sucesso da operação:”Nosso foco é agir de forma preventiva e rápida. Essa prisão mostra que o trabalho conjunto está funcionando e a cidade está mais segura.”
Policial
Fernando Collor é preso após ordem de Alexandre de Moraes e será transferido para Brasília

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira, 25, em Maceió (AL), enquanto se preparava para viajar a Brasília, onde planejava se apresentar voluntariamente à Polícia Federal. A ordem de prisão foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o esgotamento dos recursos no processo em que Collor foi condenado por envolvimento em um esquema de corrupção ligado à BR Distribuidora.
A defesa confirmou que a prisão ocorreu por volta das 4 horas, quando o ex-presidente estava a caminho da capital federal. No momento, ele permanece custodiado na sede da Polícia Federal em Alagoas, aguardando transferência para Brasília, onde cumprirá pena em regime fechado.
A condenação de Collor, que soma oito anos e dez meses de reclusão, é resultado das investigações da Operação Lava-Jato. Segundo a sentença, ele teria recebido R$ 20 milhões com o auxílio de dois empresários — Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos — para facilitar contratos fraudulentos entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia. Em troca, oferecia apoio político para manter diretores na estatal.
Na noite anterior à prisão, Moraes rejeitou um novo recurso apresentado pela defesa (embargos infringentes), considerando-o protelatório e sem respaldo legal, já que não houve votos absolventes suficientes no julgamento para justificar tal recurso. O ministro determinou o cumprimento imediato da pena, sem necessidade de esperar a publicação do acórdão.
Além de Collor, os outros envolvidos também tiveram suas penas executadas: Pedro Paulo deverá cumprir quatro anos e um mês em regime semiaberto, enquanto Luis Amorim foi condenado a penas restritivas de direitos.
O STF ainda julgará se mantém a prisão, em sessão virtual marcada para esta sexta-feira.
- Política5 dias atrás
Vereadores aprovam projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Clima1 semana atrás
Defesa Civil Estadual emite alerta para ciclone extratropical e grande volume de chuva no final de semana
- Canoas 86 anos1 semana atrás
Semana de Canoas é marcada por atividades e início de obras de unidades de saúde
- Comunidade4 dias atrás
Campanha do Agasalho 2025 inicia doação de roupas nesta quarta-feira, 2
- Educação4 dias atrás
Governo abre concurso com 6 mil vagas para professores e retoma promoções na Rede Estadual
- Economia5 dias atrás
BRDE apresenta novo plano estratégico com foco na economia resiliente e inovação
- Clima1 semana atrás
Governador reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas
- Canoas2 dias atrás
Comissão de Moradores dos bairro Fátima e Niterói realizam manifestação no sábado, 5