Conecte-se conosco

header-top



 




 

16/05/2024
 

Economia

Gramado Summit recebe 15 mil pessoas e se consolida no cenário nacional

Redação

Publicado

em

A edição 2024 do Gramado Summit terminou na sexta-feira, 12, com público total de 15,3 mil pessoas. Os visitantes vieram de 23 estados brasileiros. Conforme os organizadores, cerca de 70% do público é de fora do Rio Grande do Sul, o que mostra a consolidação do evento no cenário nacional da inovação.

Realizado em Gramado, na Serra Gaúcha, o encontro reuniu dez trilhas de conteúdo, 400 palestrantes, 500 expositores (sendo 300 startups ou pequenos negócios) e 500 investidores. Os segmentos de maior destaque entre as startups foram retailtechs e edtechs, healthtechs, fintechs, martechs, RHtechs, govtechs, indtechs, foodtechs e proptechs.

O governo do Estado, via Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), apoiou a participação de 30 startups nesta edição. Elas foram selecionadas no edital Startup Lab e apresentaram seus produtos para potenciais investidores e parceiros em estandes posicionados na entrada do evento.

Ao longo dos três dias, além de exporem nos estandes, as startups fizeram apresentações na arena do governo. “O incentivo às startups é uma das formas que o governo tem de fomentar o ecossistema de inovação. Queremos proporcionar espaços e dar visibilidade a empreendedores, impulsionando, assim, novos negócios”, destacou a titular da Sict, Simone Stülp.

Economia

Receita Estadual adota medidas para agilizar entrega de mercadorias importadas

Redação

Publicado

em

Devido às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, a Receita Estadual tomou medidas para agilizar o processo de importação de mercadorias.

Foi dispensada a necessidade de anuência prévia do fisco para a entrega de produtos importados por alfândega em locais como portos, aeroportos e rodoviárias. A medida está em vigor até 29 de maio.

Além disso, devido à suspensão temporária da emissão da Guia de Liberação de Mercadoria Estrangeira (GLME), as mercadorias importadas com isenção de imposto estadual podem ser destinadas aos compradores sem a necessidade de conferência do documento. Após a retomada das emissões da guia, a Receita Estadual entrará em contato com as empresas para regularizar a situação.

As ações no âmbito estadual têm como objetivo agilizar o processo de entrega de itens importados, facilitar o fluxo logístico no Estado e acelerar as entregas aos consumidores. Isso também contribui para a redução dos custos operacionais das empresas e dos espaços com alfândega.

Continuar a ler

Economia

Corsan altera cobrança de faturas para quem teve falta de água por conta das enchentes

Redação

Publicado

em

As enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul prejudicaram gravemente o sistema de abastecimento de água da Corsan. Com isso, a cobrança da fatura terá alterações conforme diferentes casos.

A companhia já havia anunciado que clientes vivem em áreas alagadas terão isenção da cobrança da tarifa social de água por até 6 meses.

Clientes em áreas não atingidas deverão ter a cobrança normal, mas com a leitura ocorrendo com atrasos, mesmo que ainda no mês de maio. Entretanto, contas em áreas atingidas, as pessoas que tiveram ou ainda têm falta de água por conta das enchentes terão isenção da taxa básica e serão cobradas em maio, junho e julho apenas pela média de consumo.

Para aqueles que não conseguirem acesso à conta, a Corsan oferece a fatura simplificada nos seus canais de relacionamento:

Com esse serviço, é possível gerar o código Pix e códigos de barras para pagamento das faturas em aberto.

Continuar a ler

Economia

Moradores de Canoas podem solicitar Saque Calamidade à Caixa em razão da enchente

Redação

Publicado

em

Canoas passa a integrar a relação de municípios gaúchos que estão no Saque Calamidade, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), liberado para trabalhadores atingidos pela catástrofe natural que assolou o Rio Grande do Sul.

A partir desta quinta-feira, 16, os canoenses poderão solicitar o benefício em uma agência da Caixa ou via aplicativo, por motivo urgente de necessidade pessoal, para quem teve a residência atingida pela enchente.

O prefeito Jairo Jorge homologou a situação de calamidade pública, de nível III, no dia 6 de maio.

Conforme a Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade é possível em situações urgentes e graves com a comprovação do fenômeno. É possível sacar até R$ 6.220 de cada conta do titular no FGTS, sempre limitado ao saldo disponível. A retirada do dinheiro pertencente ao trabalhador apenas é possível caso o município esteja sob decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecidos pelo Governo Federal.

Em virtude da dimensão da catástrofe natural que atinge o Rio Grande do Sul, o Governo Federal acabou com o intervalo mínimo de 12 meses para um novo saque por parte dos trabalhadores dos municípios atingidos em um outro momento no último ano.

A solicitação do saque pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, clicando em “Solicitar seu Saque 100% Digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar Saque”. Em seguida, clicar em “Calamidade Pública”, informar o nome do município e marcar na lista, selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e o número da residência.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm