Conecte-se conosco

header-top






 

26/07/2024
 

Saúde

Prefeito Nedy participa de ação contra Dengue no bairro Estância Velha; casos chegam a 96 na região

Redação

Publicado

em

Canoas decreta situação de emergência diante do risco de epidemia de dengue; casos passam de mil

Na segunda-feira, 19, o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, participou da operação de pulverização contra a dengue, acompanhado pelo Secretário de Saúde, Jurandir Maciel. A iniciativa visa combater o surto epidêmico nessa região de Canoas.

Sobre a ação

A ação foi realizada no bairro Estância Velha em trechos das ruas Júlio Pereira de Souza, Walter Spiess, Canela, Jabuticabas e Alcides Sabedot.

“Estamos enfrentando um desafio sério com o surto de dengue no nosso país, e em Canoas não é diferente. A Prefeitura está fazendo a sua parte para frear a propagação do vírus, mas é fundamental que cada cidadão esteja atento e adote medidas preventivas em seus lares. Juntos, podemos derrotar a dengue”, enfatizou Nedy.

Dengue em Canoas

A Secretaria de Saúde emitiu um Alerta Epidemiológico após confirmar casos autóctones de dengue. Segundo o boletim semanal, 126 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Canoas, sendo 96 casos no bairro Estância Velha. Esses números reforçam a gravidade da situação, configurando um surto epidêmico na região.

Além da aplicação de inseticidas e monitoramento dos casos, a Diretoria de Vigilância em Saúde realiza ações de conscientização e fiscalização de possíveis focos do mosquito transmissor.

As pulverizações ocorrem após a Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e são direcionadas a áreas com registros positivos para Dengue, Chikungunya e Zika vírus, visando bloquear a circulação do vírus na região.

Conforme o médico veterinário que é técnico da Saúde de Canoas, Roger Halla, cada morador pode fazer semanalmente uma checagem em seu pátio para verificar se não há focos de mosquitos, observando os métodos de prevenção.

Por exemplo, não acumular entulhos e lixo, verificar potes, vasos de plantas, ralos e calhas de casa, que possam armazenar água, entre outros.

Denúncias de possíveis focos podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.

 

Saúde

Locais de atendimento provisório de saúde no lado Oeste de Canoas

Redação

Publicado

em

Unidade de Saúde e Farmácia Básica CAIC, em Canoas, abrem para atendimento no sábado

Devido aos danos causados pela enchente, várias unidades de saúde em Canoas estão em recuperação. Para garantir que a população do lado Oeste continue tendo acesso a serviços essenciais, foram instaladas estruturas provisórias que oferecem atendimentos médicos, de enfermagem, psicossociais, procedimentos ambulatoriais e vacinação.

Horários de funcionamento:

– Atendimentos médicos: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
– Vacinação: Até as 16h

Endereços dos locais de atendimento provisório:

1. Praça Cônego Lotário Steffens
Rua José de Alencar, 414, Rio Branco

2. CTG Piazitos do Sul
Rua Cairu, 1780, Fátima

3. EMEF Max Adolfo Oderich
Rua Professora Dona Sara, 100, Harmonia

4. Igreja Evangélica Pentecostal Cristã
Rua São João Batista, 1570, Harmonia

5. Estacionamento do Hospital de Pronto Socorro (HPS)
Rua Florianópolis, 1686, Mathias Velho

6. Ao lado da Unidade de Saúde União
Rua São Borja, 595, Mathias Velho

7. EMEF Thiago Würth
Av. Rio Grande do Sul, 4240, Mathias Velho

Esses locais garantem que a população continue a ter acesso aos cuidados de saúde necessários até que as unidades permanentes sejam restauradas.

Continuar a ler

Saúde

Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura nova sala cirúrgica e amplia capacidade de atendimento

Redação

Publicado

em

Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura nova sala cirúrgica e amplia capacidade de atendimento

O Hospital Nossa Senhora das Graças inaugura, nesta quinta-feira, 25, uma nova sala cirúrgica, equipada para realizar uma ampla gama de procedimentos cirúrgicos essenciais. Este novo espaço foi projetado para garantir máxima segurança e eficiência aos pacientes.

Com esta inauguração, o hospital agora conta com um total de nove salas cirúrgicas, sendo uma exclusiva para a oftalmologia. Este aumento significativo na infraestrutura permitirá que o hospital realize aproximadamente 200 cirurgias a mais por mês, proporcionando um atendimento mais rápido e eficiente à comunidade.

A nova sala cirúrgica será oficialmente aberta nesta quinta-feira. O investimento total para sua construção foi de aproximadamente R$ 22 mil, incluindo materiais de construção. A obra foi executada pela própria equipe de infraestrutura do hospital.

Este marco representa mais um passo significativo na trajetória do Hospital Nossa Senhora das Graças, fortalecendo o compromisso da instituição com a qualidade no cuidado com a saúde.

Continuar a ler

Saúde

Canoas passa dos 7,7 mil casos de dengue em 2024

Redação

Publicado

em

O município de Canoas já registrou 7.709 casos de dengue desde o dia 1º de janeiro. A informação está em boletim do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde com data de 18 de julho.

Foram 2.330 casos novos em 49 dias. Um a cada 45 canoenses teve a doença apenas neste ano.

Ao se comparar na proporção, Canoas tem mais casos que a capital gaúcha. Porto Alegre, em dados de terça-feira, 23, divulgou o registro de 10.279 casos de dengue. Como a cidade tem mais de 1,3 milhão de pessoas, isso significa que apenas um em cada 129 portoalegrenses pegaram a doença.

Dessa forma, é possível afirmar que, em Canoas, a taxa de infecção é quase três vezes maior.

De todos os casos registrados, continuam sendo apenas 10 os importados – ou seja, aqueles contraídos fora da cidade. Os outros 7.699 ocorreram dentro de Canoas, sendo considerados autóctones.

Casos por bairro

  • Estância Velha: 1.664 casos
  • Guajuviras: 1510 casos autóctones e 2 importados
  • Niteroi: 910 casos autóctones e 2 importados
  • Mathias Velho: 742 casos
  • Harmonia: 619 casos
  • Nossa Senhora das Graças: 448 casos autóctones e 2 casos importados
  • Rio Branco: 464 casos
  • Olaria: 383 casos
  • Igara: 274 casos
  • Marechal Rondon: 152 casos autóctones e 2 importados
  • Fátima: 151 casos
  • Mato Grande: 124 casos
  • São José: 124 casos autóctones e 1 caso importado
  • Centro: 91 casos autóctones e 1 caso importado
  • São Luís: 36 casos
  • Brigadeira: 7 casos

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 18 de julho, às 9 horas, sujeito a alterações)

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm