Geral
Búfalos na fazenda escola da Ulbra Canoas
Tem bubalinos no campo da fazenda escola na Medicina Veterinária da Ulbra Campus Canoas. Os animais, que são utilizados em aulas práticas de várias disciplinas, são considerados um dos diferenciais do curso para aprendi7agem e preparação dos alunos para o mercado de trabalho.
O projeto inédito na Ulbra é uma parceria com a Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu). Na Expointer, nesta semana, os acadêmicos da Ulbra estão realizando visitas técnicas aos criadores de bubalinos.
É um momento em que os acadêmicos estão estudando na prática a diferença entre bovinos e bubalinos para entender um pouco mais dessa espécie, explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Jean Soares.
“São duas fêmeas e um macho de búfalos [na fazenda]. A partir deste ano somos criadores de bubaEnos”, afirma. Estes sendo preparados para contato com grande público, mas o objetivo futuro é expor os animais na Expointer.
Mercado O mercado de bubalinos está se reestruturando nos últimos anos. Um dos grandes diferenciais é a inserção em pequenas propriedades, onde a espécie se encaixa muito bem.
O búfalo é um animal mais rústico, explica Soares. Há áreas onde os produtores não têm como controlar parasitas, por exemplo, e ele se adapta melhor nessas regiões. “Os bubalinos estão passando por um processo de transformaçãomuito grande.
A cadeia vem se modificando e se reestruturando, rejuvenescendo através dos processos de sucessão nas empresas”, revela o coordenador.
A presidente da Ascribu, Desireé Mõller, diz que “a parceria com a Ascribu é urna oportunidade para mostrar aos alunos quem é o búfalo e as alternativas de mercado, de produção”, explica ela, que é egressa da instituição.
“O búfalo está melhorando o nível no Brasil. Tem uma carne muito magra e um leite com o dobro de rendimento. Hoje o mercado da vaca leiteira está em queda. O leite da búfala está em alta”, afirma. Além da Ulbra, a Ascribu também mantém parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Geral
Papai Noel dos Correios: campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul
Como adotar uma cartinha:
- Agência Moinhos de Vento (rua Coronel Bordini, 555)
- Agência Ipanema (avenida Eduardo Prado, 2165)
- Agência São João (rua Vinte e Cinco de Julho, 46)
- Agência Vila Jardim (avenida Protásio Alves, 5718)
- Agência Correios Empresa (avenida Sertório, 4222)
Municípios participantes no RS em 2024:
Campanha acontece em todo o Brasil
Geral
Prefeitura de Canoas alerta empreendedores da cidade contra tentativa de golpe
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) de Canoas recebeu diversas denúncias recentes sobre uma tentativa de golpe direcionada a empreendedores da cidade. As vítimas têm sido abordadas por meio de mensagens fraudulentas, nas quais são informadas de que seus alvarás estão irregulares e são convocadas a entrar em contato urgentemente para resolver a situação.
Esclarecimentos e orientações
A SMDETI esclarece que todas as comunicações oficiais são realizadas apenas por canais verificados, e que a notificação sobre irregularidades de alvará é feita pessoalmente por fiscais devidamente identificados. A secretaria reforça que essa é uma clara tentativa de estelionato e orienta os empresários a desconfiarem de qualquer mensagem suspeita.
Uma força-tarefa está sendo montada para apurar os casos e identificar os responsáveis. Caso receba esse tipo de mensagem, a SMDETI orienta que entre em contato diretamente pelo telefone ou e-mail disponíveis no site oficial da Prefeitura de Canoas.
Geral
Inclusão e acessibilidade são temas de seminário no Teatro do Sesc Canoas
O VII Seminário de Inclusão e Acessibilidade de Canoas tratou, na terça-feira, 3, da avaliação biopsicossocial e a efetivação de direitos; da avaliação pedagógica e a inclusão escolar de alunos com deficiência; e da acessibilidade como premissa para a inclusão.
O evento, promovido pela Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social da Prefeitura e por entidades e instituições do setor, reuniu dezenas de pessoas no Teatro de Sesc. A atividade foi alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia Nacional da Acessibilidade, comemorado na data.
Avaliação biopsicossocial
A avaliação biopsicossocial foi o tema abordado pelo diretor de Diversidade e Inclusão da Secretaria Estadual de Cidadania e Direitos Humanos, Moisés Bauer Luiz. O objetivo é verificar e avaliar os direitos de pessoas com deficiência, de forma a identificar, individualmente, de que modo ela desabilita ou prejudica a autonomia plena na vida cotidiana e profissional.
“A regulamentação da avaliação da deficiência numa perspectiva biopsicossocial ou numa perspectiva de direitos humanos é fundamental para que o Brasil implemente efetivamente a convenção da ONU, que trata de um conceito de deficiência”, afirmou.
Segundo a diretora da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social de Canoas, Xênia Portilho, o seminário é uma atividade tradicional para o segmento das pessoas com deficiência.
“Embora todos os percalços causados pela tragédia climática de maio, precisamos manter em pauta a inclusão e a acessibilidade, compartilhando conhecimentos e experiências”, completa.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdip), Dirceu Malaquias, acrescentou que é importante estimular e propor ações por uma sociedade mais acessível, para garantir a efetivação dos direitos.
- Enchente 2024 Canoas6 dias atrás
Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias
- Comunidade5 dias atrás
Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada
- Cultura5 dias atrás
Protagonistas do Vale do Sinos homenageia mulheres inspiradoras de Canoas e região por meio de quadrinhos
- Geral1 semana atrás
Marcelo Matias é eleito presidente do Simers para o triênio 25/27
- Estado5 dias atrás
Programa Partiu Futuro Reconstrução dá boas-vindas a jovens de Canoas
- Economia6 dias atrás
Pagamento antecipado do IPTU em cota única garante desconto de até 15%
- Meio Ambiente1 semana atrás
Início da colheita do melão em Nova Santa Rita destaca qualidade da fruta e produção promissora
- Geral1 semana atrás
Câmara de Canoas presta homenagem aos 187 anos da Brigada Militar em Grande Expediente