Conecte-se conosco

header-top


 






 

25/04/2025
 

Geral

Búfalos na fazenda escola da Ulbra Canoas

Redação

Publicado

em

Búfalos na fazenda escola da Ulbra

Tem bubalinos no campo da fazenda escola na Medicina Veterinária da Ulbra Campus Canoas. Os animais, que são utilizados em aulas práticas de várias disciplinas, são considerados um dos diferenciais do curso para aprendi7agem e preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

O projeto inédito na Ulbra é uma parceria com a Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu). Na Expointer, nesta semana, os acadêmicos da Ulbra estão realizando visitas técnicas aos criadores de bubalinos.

É um momento em que os acadêmicos estão estudando na prática a diferença entre bovinos e bubalinos para entender um pouco mais dessa espécie, explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Jean Soares.

“São duas fêmeas e um macho de búfalos [na fazenda]. A partir deste ano somos criadores de bubaEnos”, afirma. Estes sendo preparados para contato com grande público, mas o objetivo futuro é expor os animais na Expointer.

Mercado O mercado de bubalinos está se reestruturando nos últimos anos. Um dos grandes diferenciais é a inserção em pequenas propriedades, onde a espécie se encaixa muito bem.

O búfalo é um animal mais rústico, explica Soares. Há áreas onde os produtores não têm como controlar parasitas, por exemplo, e ele se adapta melhor nessas regiões. “Os bubalinos estão passando por um processo de transformaçãomuito grande.

A cadeia vem se modificando e se reestruturando, rejuvenescendo através dos processos de sucessão nas empresas”, revela o coordenador.

A presidente da Ascribu, Desireé Mõller, diz que “a parceria com a Ascribu é urna oportunidade para mostrar aos alunos quem é o búfalo e as alternativas de mercado, de produção”, explica ela, que é egressa da instituição.

“O búfalo está melhorando o nível no Brasil. Tem uma carne muito magra e um leite com o dobro de rendimento. Hoje o mercado da vaca leiteira está em queda. O leite da búfala está em alta”, afirma. Além da Ulbra, a Ascribu também mantém parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Geral

Gestão municipal de Canoas apresenta balanço dos 100 dias de governo

Redação

Publicado

em

Gestão municipal de Canoas apresenta balanço dos 100 dias de governo

Na tarde de quinta-feira, 24, no Paço Municipal, o prefeito de Canoas Airton Souza e o vice-prefeito Rodrigo Busato concederam entrevista coletiva, e apresentaram as realizações dos cem dias de sua gestão. O evento contou com a presença de profissionais dos principais veículos de comunicação da cidade e da região metropolitana. Uma apresentação no telão sintetizou os primeiros serviços iniciados ou executados nos meses iniciais do governo.

Reconstrução pós-enchente

Nos diques Mathias Velho e Rio Branco foi concluída a etapa de fechamento definitivo das rupturas e neste momento se encontra em andamento o projeto para recomposição da altura das estruturas dos diques. O dique Niterói está em fase de construção do aterro que servirá de base para a pavimentação da rua que passa por cima do dique e que elevará a estrutura.

No Muro da Cassol, a obra foi iniciada no dia 17 de março, pois a antiga estrutura não era adequada para contenção de cheias e, agora, será construído um sistema completo e que realmente funcione para proteger a cidade. Já no Mato Grande, estão sendo executados serviços de escavação, aplicação de manta geotêxtil e aterro com argila, e a próxima etapa será o reassentamento das famílias que estão sobre o trecho da obra no lado leste das pontes.

A respeito das casas de bombas, a administração destacou a entrega da manutenção e energização da Casa de Bombas Cinco Colônias e Casa de Bombas 6.

Habitação

“O que aconteceu em maio passado afetou a cidade em várias áreas, seja na habitação, como na erosão que provocou rede viária e atingiu também todas as nossas escolas”, salientou o prefeito, que informou ir a Brasília na próxima semana assinar junto ao Ministério das Cidades a construção de mais 1,5 mil moradias em Canoas, que se juntarão às mais 6 mil, autorizadas ou em tratativas de autorização.

Saúde

Na área da Saúde foi lembrado que as filas para mamografia no município foram zeradas, além da realização de diversos mutirões de exames. Ainda durante a coletiva, o prefeito Airton Souza falou sobre a possibilidade da emergência do Hospital de Pronto Socorro (cuja estrutura está em obras) sair do Hospital Nossa Senhora das Graças e ir para o Hospital Universitário (HU). Inclusive, na manhã de quinta-feira, representantes da Prefeitura de Canoas, governo do Estado e direção do HU para analisar a viabilidade de transferência.

“O bicho vai pegar”

O prefeito citou ações de todas as secretarias municipais e subprefeituras, consideradas importantes e do mesmo patamar como uma engrenagem necessária para o crescimento do terceiro maior município gaúcho.

Não falta entusiasmo, não falta vontade de fazer as coisas acontecerem. Foi um período de entrosamento para todos nós nos conhecermos. Agora, daqui para frente, gente, o bicho vai pegar”, conclamou Airton, que respondeu às perguntas da imprensa em seguida.

Rodrigo Busato, mesmo com as dificuldades que qualquer cidade gaúcha vem passando, projeta momentos promissores adiante.

“Depois de uma calamidade, depois de os problemas já citados aqui, com todas essas entregas, estou muito otimista e, sim, daremos a volta por cima e seremos muito felizes”, enfatizou o vice-prefeito de Canoas.

Consulta pública

Durante o evento, a Administração Municipal lançou a Consulta Pública de Prioridades, em que a população poderá apontar os investimentos considerados prioritários. Basta apontar a câmera do celular e acessar o QR Code disponível nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas ou então clicar aqui neste link e votar.

Continuar a ler

Geral

Governadores do Sul firmam parceria com Banco Mundial para enfrentamento de eventos climáticos extremos

Redação

Publicado

em

Governadores do Sul firmam parceria com Banco Mundial para enfrentamento de eventos climáticos extremos

O governador Eduardo Leite participou, na quarta-feira, 23, em Brasília, da reunião do Conselho de Governadores do Codesul, que reúne os Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. O encontro marcou a assinatura de um memorando de entendimento com o Banco Mundial para a criação de um sistema integrado de monitoramento climático e gestão de riscos, além do avanço em temas estratégicos como segurança nas fronteiras, infraestrutura logística e criação de um fundo constitucional para a região.

“A tragédia climática que enfrentamos no Rio Grande do Sul e os riscos que também ameaçam nossos vizinhos reforçam a urgência de prepararmos nossas estruturas. O projeto que estamos construindo com o Banco Mundial é um marco: queremos garantir respostas mais rápidas, integradas e eficazes frente a eventos extremos que não respeitam fronteiras”, afirmou Leite.

O projeto, coordenado por Leite no âmbito do Codesul, prevê a criação de um sistema unificado de dados hidrometeorológicos, protocolos interestaduais de atuação e estruturação de governança conjunta entre as defesas civis dos quatro Estados. Também está prevista a possibilidade de uma linha de crédito específica do Banco Mundial para ações emergenciais em desastres climáticos.

Durante a reunião, os governadores também apresentaram o plano estratégico Visão Regional 2040, com diretrizes para desenvolvimento sustentável da região. O documento foi construído com apoio técnico da Unisinos e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Entre os destaques estão ações coordenadas nas áreas de meio ambiente, educação, logística e segurança pública.

Outro ponto da pauta foi o fortalecimento da malha ferroviária da Região Sul. Um estudo contratado pelo Governo do RS e apresentado no encontro revelou que 759 quilômetros de linhas férreas no Estado estão inoperantes atualmente, principalmente após as enchentes. Foram debatidas alternativas de revitalização e a necessidade de revisão da atual concessão federal à empresa Rumo.

A reunião também abordou perdas dos Estados do Codesul com a suspensão da nova regra de distribuição dos royalties do petróleo e a necessidade de regulamentação do Fundo de Catástrofes previsto na Lei Complementar 137/2010. Os governadores reforçaram ainda o apoio à criação do Fundo Constitucional da Região Sul e Sudeste, previsto na PEC 27/2023.

Participaram do encontro os governadores Eduardo Leite (RS), Eduardo Riedel (MS), Jorginho Mello (SC) e o vice-governador do Paraná, Darci Piana, além de representantes do Banco Mundial, do presidente do BRDE, o ex-governador Ranolfo Vieira Júnior, do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, da secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffman, e de parlamentares federais das bancadas dos quatro Estados.

Continuar a ler

Geral

Projeto Professora Maluquinha comemora 25 anos com atividades na Biblioteca Municipal

Redação

Publicado

em

Projeto Professora Maluquinha comemora 25 anos com atividades na Biblioteca Municipal

Nesta quarta-feira, 23, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, localizada na Rua Ipiranga, nº 105, bairro Centro, recebe a comemoração dos 25 anos do projeto Prof. Maluquinha. A atividade acontece ás 10 horas, integrando a programação da IV Semana do Livro de Canoas.

Criado em 2000 por Christiane Oliveira — intérprete da Professora Maluquinha —, o projeto se tornou uma referência nas ações de incentivo à leitura no município, fazendo parte da rotina escolar e do calendário de atividades culturais da cidade. Para marcar a data, serão recebidas turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental, além do público em geral, com oficinas e encontros literários.

Demais atividades da IV Semana do Livro de Canoas:

Oficina de marca-páginas
Confecção de marcadores com técnica de origami, no formato de rosa — símbolo tradicional do Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril.
Horário: 14 h
Local: Biblioteca João Palma da Silva

Encontro do Clube de Leitura “Nós, ‘voz’, lemos”
Leitura coletiva do conto “As mãos de meu filho”, de Érico Veríssimo.
Horário: 15 h
Local: Biblioteca João Palma da Silva

A participação nas atividades é gratuita e aberta à comunidade.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques