Conecte-se conosco

header-top






 

27/07/2024
 

Geral

Marítimo realiza semana de avaliações em busca de novos talentos

Redação

Publicado

em

Por Graziele Albuquerque

Brasil, nação do futebol. País que serviu e serve de celeiros para diversos craques dos principais times mundiais. O sonho de ser jogador de futebol é quase uma unanimidade entre as crianças brasileiras. A maioria delas vê nessa oportunidade uma grande chance de colocar em prática o seu talento e poder mudar as suas vidas e das pessoas que amam. Para isso é preciso talento, obviamente, e um clube que abra as portas para o começo da carreira do atleta. Durante o mês de fevereiro, dezenas destes sonhos passaram pelo Complexo Esportivo da Ulbra, no CT do Marítimo. O clube, de origem portuguesa e com sede no Brasil, realizou avaliações das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, para compor os elencos dos respectivos times.

Na avaliação do Sub-20, a qual será finalizada nesta sexta-feira, 26 atletas foram avaliados pela comissão técnica do clube. A análise aconteceu durante toda a semana, de segunda a sexta, em dois turnos de trabalho e no final os atletas disputaram um amistoso contra uma escola de futebol do Marítimo, após disso cada jogador receberá um relatório onde constará a aprovação, ou não, nos testes. “Nós temos atletas de vários lugares do país e do estado, por exemplo, Caxias, Curitiba, Ceará, São Paulo, entre outros. São vários meninos, em busca de um sonho de ser jogador de futebol”, resalta o Gerente de Marketing, Julio Lucena.

O técnico Matheus Seben, que esteve à frente da Comissão Técnica, explica que o trabalho realizado durante a semana é intenso, por isso é chamado de pré-temporada as avaliações. “Nós trabalhamos durante cinco dias, em dois turnos, para tentar criar um sistema tático e entrosar a equipe, para que assim eles consigam colocar em prática no amistoso e dar a resposta que o clube precisa, para consequentemente entrar na equipe conosco. Por conta da visibilidade que o clube vem tendo, tivemos bastante procura. E os atletas vem querendo entrar pra equipe. Espero que no fim desta avaliação, muitos destes sejam aprovados”.

Matheus falou da responsabilidade de fazer parte do sonho destes atletas que estão em avaliação, pois é ele, juntamente com comissão técnica, que irá barrar ou dar continuidade ao desejo de se tornar jogador de futebol.

De acordo com o professor, todos os dias é realizado um relatório de toda a comissão técnica, e esse é enviado para Portugal, juntamente com vídeos e fotos, seguindo um planejamento. As escolhas são feitas em conjunto. Matheus passou uma temporada em Portugal se preparando para as avaliações.

O clube irá jogar as competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol, e planeja estar entre os clubes que disputaram a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, a qual acontece no mês de janeiro na capital paulista. Com a profissionalização do time português no Brasil, o Marítimo irá contratar atletas profissionais para jogar a Terceirona Gaúcha. A equipe profissional será treinada por um treinador que virá de Portugal.

Oportunidade de atuar na Europa

O clube tem como incentivo aos atletas que se destacarem atuando aqui no Brasil, a chance de ir para Portugal, um dos motivos que fazem os jovens jogadores quererem atuar no Marítimo: o sonho de jogar num clube europeu.

O goleiro Bernado, de 2,06m, sonha com está possibilidade. “ Penso em manter o foco e aproveitar essa oportunidade que o Marítimo dá. Espero que um dia, com bastante trabalho e persistência, eu chegue lá”.

Canoenses na Comissão Técnica

A Comissão Técnica presente nas avaliações conta com dois canoenses, Nininho, preparador de goleiros e Vinícius Vanin, preparador físico.

Nininho tem uma extensa carreira com passagem pelo Sport Club Internacional, e auxiliando técnicos conhecidos no Brasil, como Mano Menezes, Antônio Lopes e Celso Roth. O canoense se diz orgulhoso de estar participando do Marítimo. “O nosso futebol é sério, trabalhamos com seriedade. Canoas merece, o futebol também”.

Morador do bairro Hércules, Vinicius relembrou os bons momentos que a cidade  viveu junto com o time Canoas Futebol, quando vários eixos apoiavam o clube. “Vivemos essa época e agora podemos resgatar com o Marítimo. O clube é europeu e trabalha com uma metodologia um pouco diferente, que consta uma perspectiva tanto para atleta, quanto para a sociedade, o que é bem perspectiva”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

Publicado

em

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

Continuar a ler

Geral

Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos na Expointer

Redação

Publicado

em

Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos na Expointer

É com recorde de participantes que o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) vai celebrar seus 25 anos de criação na 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro: serão 413 empreendimentos ocupando o espaço.

Na comparação com o ano passado, que teve 372 presentes, serão 41 expositores a mais. Um total de 181 municípios estarão representados no espaço.

O número de empreendimentos liderados por mulheres também cresceu. Em 2024, serão 216, superando os 148 do ano passado. Estarão presentes ainda 125 jovens na liderança de empresas; em 2023, foram 87. O espaço contará ainda com 73 estreantes.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, o aumento do número de expositores demonstra a importância da feira para os empreendedores familiares.

“Este tem sido um ano desafiador para o Rio Grande do Sul como um todo, mas especialmente para o pequeno produtor rural. Apesar dos obstáculos impostos, vamos conseguir superar e ampliar o número de empreendimentos presentes”, comemora.

“Isso mostra mais uma vez a relevância que o espaço tem para a economia dessas famílias, que veem a Expointer como o ponto alto de comercialização do ano.”

Variedade

As agroindústrias presentes pertencem ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além disso, o pavilhão terá expostos produtos como flores e plantas.

Seis estandes apresentarão artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng, um estande contará com produtos artesanais feitos por comunidades quilombolas gaúchas e 38 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos.

O PAF conta também com uma praça de alimentação, que possui sete cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares.

No espaço, o público da feira poderá consumir pratos variados, produzidos com artigos da agricultura familiar, em receitas ligadas à tradição e aos costumes das diversas etnias presentes no meio rural do Estado.

O espaço da agricultura familiar é reconhecido pela grande variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

No artesanato, estarão produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais – como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha.

Entre os produtores de plantas e flores, destaca-se a produção de suculentas, orquídeas, bromélias e cactos, além da oferta de sementes crioulas.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pela SDR, pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), pela Via Campesina e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Continuar a ler

Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

Publicado

em

Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm