Conecte-se conosco

header-top







 

16/02/2026
 

Saúde

Covid-19: Número de casos disparam e Canoas pode entrar na bandeira preta

Redação

Publicado

em

O último boletim divulgado pela Prefeitura de Canoas, no dia 15 de dezembro, informou que a cidade registrou, em 24 horas, a morte de mais seis homens, com idades entre 54 e 81 anos, e três mulheres, com idades entre 62 e 85 anos, em decorrência do novo coronavírus. A Prefeitura, como de costume, enviou nota de pesar aos familiares e amigos das vítimas e reforçou a população o pedido para que use máscara ao sair de casa e higienize as mãos com álcool em gel e afirmou que “familiares e pessoas que tiveram contato com as vítimas serão monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica do município”.

Bandeira preta

Nossa equipe de reportagem conversou por telefone, nesta quinta-feira, 17, com o secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, que contou que o número de indicadores que determinam a cor da bandeira, do Distanciamento Controlado do Estado, aumentaram, o que indica uma forte possibilidade de Canoas ser classificada na próxima semana no mais alto risco de contágio, a bandeira preta.

Ritter também destacou que este aumento no registro de casos se dá pela maior quantidade de testes rápidos oferecidos no município, que são encontrados em todas as unidades básicas de saúde.

Para o secretário, os dados positivos se referem ao fato da taxa de mortalidade não estar acompanhando este crescimento de casos, pois os jovens têm menos riscos, uma vez que a cada cinco óbitos, quatro são de idosos.

Vacina

Quando o assunto foi a vacina, Fernando disse acreditar que ela seja uma realidade por volta do mês de fevereiro, conforme cronograma do Estado, e salienta que está trabalhando em projetos como sugestão à nova gestão a inclusão no grupo prioritário, além dos idosos, profissionais da saúde, professores, trabalhadores dos coletivos e da área da segurança.

Por fim, o secretário fez um apelo para que as pessoas não façam aglomerações e esperem pela vacina.  “É melhor que esperem um pouco mais para curtirem as festas de fim de ano, para que não seja a última de algumas pessoas”.

Visão geral da Covid-19 no município

– Negativados: 35.137
– Recuperados: 12.799
– Confirmados: 15.095
– Óbitos: 422
– Total de leitos em UTI: 100
– Leitos em UTI ocupados: 81%
– Total de leitos Covid-19: 50
– Leitos de UTI Covid-19 ocupados: 100%


Com 96 vítimas, RS tem o maior número de registros de mortes em 24 horas

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o estado teve na última quarta-feira, 16, o maior registro diário de mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Foram divulgados 96 óbitos registrados nas últimas 24 horas e mais de 900 novos infectados, sendo 82 de Canoas. Agora, o total de vítimas da Covid-19 no Estado é de 7.862 desde o início da pandemia, em março, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

A média móvel de mortes no Estado está, neste momento, em 45,8. O índice é menor do que os registrados nas duas semanas anteriores. Entre 3 e 9 de dezembro, a média foi de 53,8 vítimas, enquanto que de 26 de novembro a 2 de dezembro ficou em 53,2.

Além disso, a SES confirmou 6.618 novos infectados, chegando a 388.704 casos da doença no RS. Os recuperados são 362.214 – o equivalente a 93% dos casos. Outras 18.583 pessoas estavam em acompanhamento médico nesta quarta-feira, 16.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Farmácia Básica do CAIC estará fechada até a próxima quarta-feira, 18, para reformas

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Farmácia Básica do CAIC, no bairro Guajuviras, estará fechada ao público entre sábado, 14, e quarta-feira, 18, para a realização de reformas no prédio. O atendimento será retomado na quinta-feira, 19, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

Durante o período de fechamento, serão feitas melhorias na estrutura do espaço, como a troca do piso da recepção e do depósito, reparos em infiltrações nas paredes e pintura interna.

A Farmácia Básica é um serviço público municipal responsável pela distribuição gratuita de medicamentos essenciais, incluindo remédios de uso contínuo. O município conta com unidades em diferentes bairros. A unidade do CAIC fica na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras.

Continuar a ler

Saúde

Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11

Redação

Publicado

em

Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11

Segundo informações do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o Centro Obstétrico do Hospital Universitário de Canoas teve os atendimentos temporariamente suspensos até as 19 horas desta quarta-feira, 11, devido à insuficiência de médicos nas escalas de plantão. A interrupção, de acordo com a nota, ocorreu após a ausência de profissionais para a troca de turno, o que levou os médicos que já estavam em serviço a permanecerem além do horário previsto.

Ainda de acordo com informações enviadas pelo Simers, a decisão foi tomada com orientação da entidade, que ofereceu respaldo ético e jurídico aos profissionais envolvidos. Diante da situação, a administração hospitalar optou por suspender temporariamente os atendimentos no setor, mantendo os médicos em regime de sobreaviso para casos de emergência.

De acordo com o sindicato, os profissionais vinham relatando de forma recorrente falhas na cobertura dos plantões e encaminharam alertas formais à gestão hospitalar sobre possíveis riscos assistenciais. Conforme a entidade, não teriam sido adotadas medidas efetivas para solucionar o problema.

Com orientação do Simers, os médicos registraram boletim de ocorrência e acionaram a Comissão Técnica da instituição. A diretora do sindicato, Denise Afonso, afirmou que os profissionais não podem ser responsabilizados por falhas estruturais da gestão. “Nossa atuação é para proteger o profissional e, ao mesmo tempo, preservar a segurança do paciente”, declarou.

A crise ocorre em meio a uma transição na gestão das escalas médicas. A empresa MedIntegra deixou de atuar no hospital em 1º de fevereiro, e a nova prestadora de serviços, Promed, ainda em fase de negociação, tem previsão de assumir o atendimento em 1º de março. O intervalo entre as contratações teria contribuído para a redução progressiva do número de médicos nas escalas.

Continuar a ler

Saúde

Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

Redação

Publicado

em

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.

O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.

Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques