Saúde
Covid-19: Número de casos disparam e Canoas pode entrar na bandeira preta

O último boletim divulgado pela Prefeitura de Canoas, no dia 15 de dezembro, informou que a cidade registrou, em 24 horas, a morte de mais seis homens, com idades entre 54 e 81 anos, e três mulheres, com idades entre 62 e 85 anos, em decorrência do novo coronavírus. A Prefeitura, como de costume, enviou nota de pesar aos familiares e amigos das vítimas e reforçou a população o pedido para que use máscara ao sair de casa e higienize as mãos com álcool em gel e afirmou que “familiares e pessoas que tiveram contato com as vítimas serão monitorados pela equipe de vigilância epidemiológica do município”.
Bandeira preta
Nossa equipe de reportagem conversou por telefone, nesta quinta-feira, 17, com o secretário de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, que contou que o número de indicadores que determinam a cor da bandeira, do Distanciamento Controlado do Estado, aumentaram, o que indica uma forte possibilidade de Canoas ser classificada na próxima semana no mais alto risco de contágio, a bandeira preta.
Ritter também destacou que este aumento no registro de casos se dá pela maior quantidade de testes rápidos oferecidos no município, que são encontrados em todas as unidades básicas de saúde.
Para o secretário, os dados positivos se referem ao fato da taxa de mortalidade não estar acompanhando este crescimento de casos, pois os jovens têm menos riscos, uma vez que a cada cinco óbitos, quatro são de idosos.
Vacina
Quando o assunto foi a vacina, Fernando disse acreditar que ela seja uma realidade por volta do mês de fevereiro, conforme cronograma do Estado, e salienta que está trabalhando em projetos como sugestão à nova gestão a inclusão no grupo prioritário, além dos idosos, profissionais da saúde, professores, trabalhadores dos coletivos e da área da segurança.
Por fim, o secretário fez um apelo para que as pessoas não façam aglomerações e esperem pela vacina. “É melhor que esperem um pouco mais para curtirem as festas de fim de ano, para que não seja a última de algumas pessoas”.
Visão geral da Covid-19 no município
– Negativados: 35.137
– Recuperados: 12.799
– Confirmados: 15.095
– Óbitos: 422
– Total de leitos em UTI: 100
– Leitos em UTI ocupados: 81%
– Total de leitos Covid-19: 50
– Leitos de UTI Covid-19 ocupados: 100%
Com 96 vítimas, RS tem o maior número de registros de mortes em 24 horas
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o estado teve na última quarta-feira, 16, o maior registro diário de mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Foram divulgados 96 óbitos registrados nas últimas 24 horas e mais de 900 novos infectados, sendo 82 de Canoas. Agora, o total de vítimas da Covid-19 no Estado é de 7.862 desde o início da pandemia, em março, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A média móvel de mortes no Estado está, neste momento, em 45,8. O índice é menor do que os registrados nas duas semanas anteriores. Entre 3 e 9 de dezembro, a média foi de 53,8 vítimas, enquanto que de 26 de novembro a 2 de dezembro ficou em 53,2.
Além disso, a SES confirmou 6.618 novos infectados, chegando a 388.704 casos da doença no RS. Os recuperados são 362.214 – o equivalente a 93% dos casos. Outras 18.583 pessoas estavam em acompanhamento médico nesta quarta-feira, 16.
Saúde
Unidade de Saúde Igara suspende atendimentos nos próximos dois dias para mudança de endereço

A Unidade de Saúde Igara, em Canoas, terá os atendimentos suspensos nos dias 16 e 17 de julho em razão da mudança para um novo endereço.
Durante esse período, os usuários que precisarem de atendimento deverão se dirigir à Unidade de Saúde São José, localizada na Rua João Pessoa, s/nº.
Os serviços da Unidade de Saúde Igara serão retomados normalmente na segunda-feira, 20 de julho, no novo prédio situado na Rua Tupi, 284, ao lado da Igreja Católica São Cristóvão.
A mudança faz parte do processo de transferência da unidade para uma nova estrutura de atendimento à comunidade.
Saúde
Canoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que há vagas disponíveis para consultas oftalmológicas após o credenciamento do Hospital de Olhos de Canoas, a revisão das solicitações pendentes e a realização de ações de agendamento.
Segundo a Secretaria da Saúde, pacientes que aguardam consultas oftalmológicas desde 2023 e ainda não foram chamados podem entrar em contato com a Ouvidoria da pasta pelo WhatsApp (51) 3425-7628 para verificar a possibilidade de agendamento.
De acordo com o município, no início deste ano havia mais de 10 mil pacientes aguardando consultas oftalmológicas. A Secretaria informou ainda que, em junho, foram realizados mais de 3 mil atendimentos na especialidade e que a previsão da pasta é concluir a fila de espera até setembro.
A Secretaria da Saúde informou que a Diretoria de Regulação está realizando os agendamentos e que Agentes Comunitários de Saúde fazem a entrega dos comprovantes de consulta nas áreas de atuação para auxiliar na localização dos pacientes.
Ainda conforme a pasta, pacientes que tiveram alteração no número de telefone ou nos contatos para recados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualizar os dados cadastrais. A Secretaria afirma que cerca de 50% das tentativas de contato realizadas pelas equipes não são concluídas devido a telefones desatualizados ou inexistentes.
Saúde
Anvisa apreende lotes falsificados do Mounjaro e proíbe venda de produtos sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira, 10, a apreensão de lotes falsificados do medicamento Mounjaro. A medida foi adotada após a empresa responsável pelo registro do produto identificar no mercado unidades com características diferentes das encontradas no medicamento original.
De acordo com a Anvisa, os lotes que não podem ser comercializados, distribuídos ou utilizados são:
Mounjaro 10 mg: lote 855044;
Mounjaro 15 mg: lotes D880403, MJR 257 e D854901.
Entre as irregularidades identificadas estão a utilização de lotes que não são reconhecidos pela fabricante, casos de numeração serial incompatível com o lote informado, dispositivos diferentes do modelo original e erro de grafia na embalagem. Em um dos lotes, a palavra “solution” foi substituída por “soluction” na rotulagem.
Anvisa também proíbe produtos sem registro
A agência também determinou a apreensão de medicamentos e produtos sem registro, notificação ou cadastro junto à Anvisa. A medida envolve itens fabricados por empresas sem Autorização de Funcionamento e impede a venda, distribuição, fabricação, divulgação e uso desses produtos.
Entre os produtos afetados estão todos os lotes fabricados pela empresa PSM Pennaforte Produtos Naturais Ltda. ME (CNPJ: 12.316.032/0001-80):
Dia Forte Lótus Nutri;
Tribulus Terrestris com Maca Natumix;
Amora Branca Natumix;
Sucupira Natumix;
Espinheira Santa Natumix;
Mounjaro Natumix;
Ora Pro Nóbis Natumix;
Ozempic Natural Natumix.
A mesma determinação foi aplicada aos produtos fabricados pela empresa Bálsamos Jes Suplemento Natural Ltda. (CNPJ: 48.244.369/0001-76). A lista inclui:
Calm Je’s;
Lipo Je’s;
Bálsamo Je’s Algas Marinhas;
Cura Je’s;
Milagroso;
Liberta Álcool Je’s;
Virtuosa Je’s;
Ouvido Bem Je’s;
Bálsamo Je’s Colmavit 2.
A resolução da Anvisa também alcança o produto Mega Viril Lótus Nutri, fabricado pela empresa Muwiz Indústria e Laboratório Ltda. (CNPJ: 08.787.804/0001-94).
A agência reforça que consumidores que encontrarem esses produtos devem evitar o uso e comunicar a ocorrência aos canais oficiais de fiscalização.

Assistência Social6 dias atrásNova Santa Rita inaugura neste sábado Cozinha Comunitária com capacidade para distribuir 120 refeições diárias

Policial6 dias atrásBrigada Militar socorre bebê de 7 meses após engasgamento em Canoas

Geral2 dias atrásNova Santa Rita lança programa de qualificação profissional com ações voltadas ao emprego e empreendedorismo
Policial1 semana atrásHomem é preso em Canoas durante operação da Polícia Federal contra esquema de apostas ilegais

Saúde2 dias atrásCanoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde
- Policial6 dias atrás
Mulher é presa preventivamente por suspeita de coagir testemunha em investigação de estupro de vulnerável em Canoas

Geral2 dias atrásCorsan terá atendimento nos Procons de Esteio e Sapucaia do Sul nesta terça-feira

Defesa Civil6 dias atrásFórum da Defesa Civil da Granpal reúne municípios da Região Metropolitana em Canoas



















































