Conecte-se conosco

header-top








 

29/03/2024
 

Saúde

Canoas tem todos os leitos UTI Covid ocupados

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas informou nesta quarta-feira, 9, que a cidade registrou, nas últimas 24 horas, a morte de dois homens, com 57 e 23 anos, e três mulheres, com 87, 86, e 62 anos, em decorrência do novo coronavírus. Na ocasião, como vem acontecendo desde o início das mortes ocasionadas pela pandemia na cidade, a Prefeitura expressou pesar aos familiares e amigos das vítimas.

Bandeira vermelha

Recentemente o governador do Estado Eduardo Leite reforçou a urgência no cumprimento das medidas de distanciamento social e cuidados com as normas da vigilância sanitárias. Logo após o período eleitoral, centenas de casos votaram a ser notificados pelas secretarias de saúde do Brasil e os números divulgados voltaram a alarmar.

Com isso, uma nova classificação deixou praticamente todo o Rio Grande do Sul na bandeira vermelha do distanciamento controlado, e um novo decreto restringiu novamente as regras para o comércio, idas a parques e praias e as cidades voltaram a ficar mais vazias, mesmo com a proximidade das festividades do final de ano, que devem ter uma alta significativa nas vendas online.

Diferente do que vinha acontecendo nas classificações das bandeiras no Estado, desta vez, não foi aberta a possibilidade de renegociação, com pedidos dos prefeitos municipais, devidamente argumentados com dados das suas secretarias de saúde, para que a cor da bandeira, e suas restrições, fossem alteradas.

Números do coronavírus em Canoas até o momento

– Negativados: 33.493

– Recuperados: 11.758

– Confirmados: 14.070

– Óbitos: 402

– Total de leitos em UTI: 100

– Leitos em UTI ocupados: 86%

– Total de leitos Covid-19: 50

– Leitos de UTI Covid-19 ocupados: 100%

Aumento dos casos

Apesar das inúmeras campanhas e da perspectiva de segunda onda já anunciadas pelos especialistas, as pessoas cansaram do isolamento e voltaram a manter o contato físico, relaxamento das medidas que pode ser a resposta para a enorme quantidade de novos infectados pela doença. Abaixo, reforçando a importância das normas sanitárias e de distanciamento social, listamos novamente os sintomas que podem ser indicadores do contágio do vírus que já matou mais de 178 mil brasileiros e 1.572.565 de pessoas em todo o mundo.

Fique atento

A Covid-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

Sintomas mais comuns:

– febre
– tosse seca
– cansaço

Sintomas menos comuns:

– dores e desconfortos
– dor de garganta
– diarreia
– conjuntivite
– dor de cabeça
– perda de paladar ou olfato
– erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Sintomas graves:

– dificuldade de respirar ou falta de ar
– dor ou pressão no peito
– perda de fala ou movimento

Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.

Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.

Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.

Evite visitar pessoas idosas ou de grupo de risco. Fiquei em casa se puder, e se não, use máscara o tempo todo e use álcool em gel.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Casos de dengue aumentam 48% em oito dias em Canoas

Redação

Publicado

em

Casos de dengue aumentam 48% em oito dias em Canoas - O Timoneiro

Em apenas oito dias, o total de casos de dengue em Canoas neste ano aumentou 47,98%. Em 19 de março, eram 1.138 ocorrências da doença.

O novo boletim divulgado nesta quarta-feira, 27, pelo setor de epidemiologia do governo municipal mostrou que o número saltou para 1.684 pessoas que contraíram dengue apenas em 2024.

Do total de casos, 1.675 são autóctones, ou seja, foram pessoas que pegaram a doença dentro do município. Apenas nove casos são importados – quando os infectados trouxeram a doença de fora.

Os bairros com mais casos confirmados são o Estância Velha, com 739 (43,88%), Guajuviras, com 316 (18,76%) e Nossa Senhora das Graças, com 138 (8,19%).

Casos confirmados por bairro

  • Estância Velha: 739 casos
  • Guajuviras: 314 casos autóctones e 2 importados
  • Nossa Senhora das Graças: 137 casos autóctones e 1 caso importado
  • Mathias Velho: 94 casos
  • Harmonia: 90 casos
  • Niterói: 78 casos autóctones e 2 importados
  • Olaria: 64 casos
  • Igara: 42 casos
  • Rio Branco: 34 casos
  • Marechal Rondon: 21 casos autóctones e 2 importados
  • Mato Grande: 19 casos
  • São José: 15 casos autóctones e 1 caso importado
  • Centro: 12 casos autóctones e 1 caso importado
  • Fátima: 12 casos
  • São Luís: 4 casos

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 27/03)

Continuar a ler

Saúde

Comitê contra o Aedes aegypti anuncia reforço da Força Aérea Brasileira

Redação

Publicado

em

Após a publicação do decreto que declara situação de emergência em saúde pública no município, o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti) fez uma reunião de alinhamento para as ações que devem ser desenvolvidas. Durante o encontro, foi comunicado que a partir desta quarta-feira, 27, um grupo de 20 soldados do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) vai participar da força-tarefa, em parceria com a Defesa Civil e Agentes de Combate às Endemias, para conscientizar a população e combater os focos do mosquito.

O secretário de Saúde, Jurandir Maciel, enfatizou a importância da iniciativa no combate à proliferação do mosquito da dengue e a agilidade que essa situação exige. “Precisamos de muito mais braços para fazer com que a dengue não se alastre por toda a cidade. Importante o nosso planejamento para que as estruturas de atendimento suportem a demanda que hoje está concentrada, principalmente, nas UPAs Rio Branco e Boqueirão”, salientou o secretário.

Composto por representantes de diferentes secretarias municipais, além de integrantes das instituições de saúde do município, o Comitê tem por objetivo promover a união de esforços na prevenção e enfrentamento da epidemia de dengue. “Os números registrados até o momento só não são maiores graças ao trabalho iniciado no bairro Estância Velha, onde, através do mapeamento dos pontos de risco, foi possível realizar o bloqueio químico das áreas”, enfatizou Jurandir. Ele lembra que a ação que vai começar nesta semana possibilitará a realização de uma varredura na região, a fim de estancar novos focos.

O médico veterinário Roger Halla apresentou do mapa da distribuição de casos no município, que inicialmente eram tratados como surtos epidêmicos, isolados no bairro Estância Velha e nos setores 6 e 4A do Guajuviras. As regiões de maior incidência da doença são conhecidas através da inclusão dos resultados positivos das testagens de dengue no sistema, permitindo o georreferenciamento.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue na cidade, ao mesmo tempo em que promove ações de conscientização da população, fiscalizando possíveis focos e combatendo a presença do mosquito em diferentes bairros. Com mais de 1.100 casos de dengue confirmados, quase metade deles estão concentrados no bairro Estância Velha.

Continuar a ler

Saúde

UTILIDADE PÚBLICA: Atendimento da US Santo Operário segue provisoriamente nas unidades vizinhas

Redação

Publicado

em

UTILIDADE PÚBLICA: Atendimento da US Santo Operário segue provisoriamente nas unidades vizinhas - Foto: Amanda Furtado

As equipes da US Santo Operário atendem, temporariamente, divididas em outras duas unidades de saúde: US Praça América (avenida Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho) e US Cerne (rua Engenheiro Kindler, 1460, Vila Cerne). O horário de atendimento é das 8h às 17h.

A mudança provisória acontece, desde quinta-feira (21), para a conclusão das obras de reforma na US Santo Operário. Conforme a Secretaria de Saúde a previsão de retomada dos serviços para a Unidade de origem, que estava prevista para essa segunda-feira (25), precisou ser revista para a próxima quarta-feira (27).

Veja os usuários da US Santo Operário devem buscar os serviços:
US Praça América (avenida Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho):
Equipe ESF 1 – médico, enfermeira e técnico de enfermagem mais a Equipe de Saúde Bucal – Odonto e auxiliar de saúde bucal;

US Cerne (rua Engenheiro Kindler, 1460, Vila Cerne):
Equipe ESF 2 – médico, enfermeira e técnico de enfermagem

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm