Covid: Canoas ativa novos leitos de UTI e adota protocolos do Estado

A última terça-feira, 1º, foi marcada por reuniões entre o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e entidades empresariais do município. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, em Canoas o número de óbitos não está acompanhando o crescimento do número de casos. “A maior parte dos novos contaminados é de jovens, o que é claramente visto nos indicadores de mortalidade que se mantêm abaixo do que é considerado grave”, explica.

A Prefeitura de Canoas também divulgou o boletim atualizado do coronavírus na cidade. Dos 12.717 casos confirmados da covid-19 no município, 385 foram a óbito e 10.787 foram curados. O número de testes negativos realizados pela administração municipal até o momento é de 31.641.

Para garantir atendimento aos canoenses que necessitarem de internação, a administração municipal aumentou o número de leitos exclusivos para coronavírus, passando a ter, neste momento, ao todo 50 leitos de UTI – sendo 34 no Hospital Municipal de Canoas (antigo HU); 10 no Hospital Nossa Senhora das Graças e 6 no Hospital de Pronto Socorro (HPSC). Com o acréscimo, a taxa de internação baixou de 81,5% para 62% e deve ser reavaliada pelo governo do Estado na próxima sexta-feira, 4. Canoas conta ainda com 56 leitos de UTI destinados a outras doenças.

Os canoenses que identificarem sintomatologia de gripe devem procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas de Saúde da Família (CSFs) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). A Secretaria Municipal da Saúde trabalha com horário de atendimento estendido em doze unidades de saúde: Caçapava, das 8h às 22h; São Vicente, Primeiro de Maio e Estância Velha, das 8h às 20h; e Niterói, Guajuviras, Caic, Praça América, Mato Grande, União, Harmonia e Cerne, das 8h às 19h.

Seguindo as recomendações do Estado, o município também suspendeu as cirurgias eletivas que não pertencem às áreas sensíveis, como neurologia, traumatologia e cardiologia. Os mutirões realizados desde a primeira semana de outubro foram paralisados após cumprirem cerca de 70% da meta estipulada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here