Conecte-se conosco

header-top








 

28/03/2024
 

Geral

CARNAVAL 2020: Última noite de desfiles do Grupo de Acesso

Redação

Publicado

em

 

Textos e fotos: Daniela Uequed e Douglas Angeli

Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos de Santa Cruz e Unidos de Padre Miguel foram os destaques.

Sete escolas de samba realizaram a segunda noite de desfiles da série A do carnaval carioca no sábado, 22. A campeã, que será conhecida na quarta-feira, 26, ganhará o direito de desfilar no grupo especial no próximo ano – entre as grandes da Marquês de Sapucaí. Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos de Santa Cruz e Unidos de Padre Miguel foram os destaques.

Sossego – A Acadêmicos do Sossego, escola de Niterói, abriu a noite com o enredo “Tambores de Olokum”, celebrando as raízes sagradas e a história do Maracatu. A escola inovou ao trazer o cabeleireiro Anderson Morango como porta-bandeira para promover uma reflexão sobre o preconceito. Um homem portanto a bandeira de um escola de samba é um fato novo no sambódromo, mas remonta à origem do quesito na década de 1930: antes de Dodô da Portela assumir o posto em 1935, Ubaldo conduziu o pavilhão da escola de Madureira. No século XXI, o gesto assume um caráter político: “Sou resistência”, afirmou Anderson à reportagem do jornal Timoneiro.

É a Marta! – A Inocentes de Belfort Roxo fez uma homenagem a Marta da Silva, jogadora da seleção brasileira de futebol. A artilheira desfilou no último carro da escola junto de sua mãe, D. Teresa. A escola da Baixada Fluminense fez um bom desfile, alegre e correto. O desfile destacou a nordestina Marta como um exemplo de superação.

Assista aos vídeosyoutu.be/AvGWLHvpJOg  youtu.be/ovcGkkFJUMQ

Em seguida, veio a Unidos de Bangu, escola de samba da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com o enredo “Memórias de um Griô”, a agremiação contou a história do continente africano e da escravidão na ótica de um griô, ou griot – responsável, em diversas tradições africanas, pela transmissão das narrativas orais de seus povos. Ludmila Amorim, ritmista formada na Estação Primeira de Mangueira, veio de Brasília para tocar ganzá na escola e afirmou a nossa reportagem: “Estar na Sapucaí é minha missão de cada ano. Nasci para estar aqui”.

Santa Cruz nordestina – Tradicional escola da Zona Oeste, a Acadêmicos de Santa Cruz realizou um melhores desfiles da noite. Com o tema “Santa Cruz de Barbalha, um conto popular no Cariri”, do carnavalesco Cahê Rodrigues, a escola representou elementos tradicionais do Ceará em suas alegorias – em especial a cidade de Barbalha, homenageada pelo enredo. Destaque para o belo samba, muito cantado na avenida, e para a comissão de frente representando a dança do canavial.

Imperatriz Leopoldinense – A grande expectativa da noite foi correspondida pela Imperatriz, oito vezes campeã do grupo especial e rebaixada no ano passado. Para seu retorno ao grupo principal, a escola apostou na reedição do histórico enredo de 1981 – quando foi campeã homenageando o compositor Lamartine Babo.  O samba “Só dá Lalá”, muito bem executado, empolgou o público presente no sambódromo. Destaque para as marchinhas de carnaval compostas por Lamartine, bem como os hinos dos principais clubes de futebol do Rio de Janeiro – também de sua autoria. O enredo desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, que retornará à avenida neste domingo com a Mangueira. Algumas falhas não tiraram a imponência do desfile. Apesar das luzes da segunda alegoria estarem apagadas, a beleza da comissão de frente, das esculturas das alegorias e das fantasias – incluindo a ala de baianas – causou a melhor impressão da noite.

Unidos de Padre Miguel

Penúltima escola dos desfiles da série A,  a Unidos de Padre Miguel, conhecida como UPM,  do mesmo bairro da famosa Mocidade Independente, apresentou o enredo “Ginga”, sobre a capoeira. Apesar de um bom conjunto de fantasias e alegorias, a escola teve dificuldades com a segunda alegoria, que demorou a ingressar na avenida e desfilou sem uma parte – que teve de ser retirada ainda na concentração, o que também a prejudicou na evolução.

Império da Tijuca

Encerrando a segunda noite de desfiles, a Império da Tijuca, conhecida como o “primeiro império do samba”, por ter sido fundada antes do Império Serrano (em 1943), contou a história de Evandro Santos – fundador de uma biblioteca popular na Vila da Penha, zona Norte do Rio. Falando da educação e dos livros, a escola fez um desfile correto, mas sem grandes destaques.

Neste domingo, 23, sete escolas darão início aos desfiles do grupo especial: Estácio de Sá, Unidos do Viradouro, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio, União da Ilha do Governador e Portela.

Recado pro Guajuviras direto da Sapucaí https://www.youtube.com/watch?v=cf4PnIvShgM

Continuar a ler

Ensino

IFRS oferece 20 vagas no Mestrado Profissional em Informática na Educação gratuito

Redação

Publicado

em

IFRS oferece 20 vagas no Mestrado Profissional em Informática na Educação gratuito

O Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) lançou edital para a seleção de novos alunos. As aulas serão realizadas no Campus Porto Alegre, a partir de agosto de 2024, nas terças, quartas e quintas-feiras no turno da tarde.

O mestrado tem duas áreas de concentração

Tecnologias Educacionais; e Educação na Sociedade em Rede. São também duas linhas de pesquisa: Tecnologia da informação aplicada à educação e Práxis educativa na sociedade digital. São ofertadas 20 vagas, sendo 17 para acesso universal, uma reservada para pessoa com deficiência (PcD), uma para preto ou pardo e uma para indígenas.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo de estudantes estarão abertas no período de 19 de abril a 2 de maio de 2024, conforme orientações descritas no edital. O curso é gratuito, mas para participar da seleção há uma taxa de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio podem solicitar isenção da taxa de 1º a 8 de abril de 2024.

Sobre o processo de seleção

O processo de seleção terá duas etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda, classificatória. A primeira etapa consiste em uma prova presencial composta por parte objetiva (40% da nota) e discursiva (60% da nota). A segunda etapa é realizada pela análise de currículo e do anteprojeto de pesquisa e por defesa oral do anteprojeto pelo candidato.

Datas importantes:

  • Solicitação de isenção da taxa da inscrição – 1º a 8 de abril
  • Inscrições – 19 abril a 02 de maio
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 03 de maio
  • Divulgação das inscrições homologadas – 14 de maio
  • Prova presencial no IFRS-CampusPorto Alegre – 22 de maio
  • Resultados da primeira etapa – 31 de maio
  • Divulgação dos homologados para a segunda etapa – 05 de junho
  • Defesa presencial do anteprojeto – de 10 a 21 de junho, das 8h às 20h
  • Resultados preliminares – 25 de junho
  • Resultados finais – 28 de junho
Continuar a ler

Geral

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas está com inscrições abertas

Redação

Publicado

em

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas está com inscrições abertas - Foto: Amanda Furtado

A Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes abre inscrições para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas.

Os interessados devem fazer a solicitação, via Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), e apresentar os documentos para credenciamento até o dia 22 de abril.

A entrega pode ser feita na central, na rua Ipiranga, 120, Centro, ou pelo e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br.

Documentação exigida

Entre a documentação exigida, é necessário apresentar a cópia de documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de residência e título de eleitor.

Em caso de entidades ou de movimentos sociais, é preciso um ofício assinado pelo representante legal, com a indicação para o processo de votação

Objetivos

A coordenadoria busca, por meio dos colegiados, debater as principais demandas, incentivando a comunidade canoense na construção de políticas públicas. Também objetiva democratizar e ampliar a participação de representantes da sociedade civil, lideranças e ativistas.

Confira abaixo o edital com mais informações:

EDITAL_11_2024_CHAM_PUBLICO_COM_ALT_2

 

Continuar a ler

Geral

Perimetral Oeste tem início de obras em novo trecho

Redação

Publicado

em

A obra do trecho 4 da Perimetral Oeste começou na segunda-feira, 25. A nova etapa abrange a avenida República entre as ruas Coronel Vicente, bairro Harmonia, e Califórnia, no Mato Grande.

Com investimento de mais de R$ 5 milhões, o trecho 4 da Perimetral Oeste tem uma extensão de 500 metros e previsão de entrega para seis meses. Haverá a recuperação de pavimentação, drenagem, construção de ciclovia, sinalização, urbanização, calçadas, rede de videomonitoramento e rede de água e esgoto. Para realização das obras, a rua da República terá o trânsito alterado. Inicialmente, o tráfego ficará em duas mãos na pista leste, para que a empresa contratada trabalhe na via oeste.

“Esse é um trecho muito importante desta ligação entre os bairros Mathias Velho e Rio Branco. É um percurso que todos podem ver, é um gargalo, com ruas estreitas. Gosto de frisar que o projeto das secretarias de Projetos, de Obras e de Transportes. São os funcionários da casa. Com isso, deixamos de pagar esta parte para uma empresa e o valor pode ser investido em outras coisas,” salienta o secretário de Obras, Marco Oliveira.

Após a conclusão dessa etapa, a rotina no entorno vai mudar. Para o morador da rua República, Paulo Ricardo Correa da Silva, esta é uma importante obra: “É excelente, pois vai melhorar o trânsito. Como tem essa escola aqui, o engarrafamento no horário de pico é ruim. É muito fluxo, por causa do Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Tem muita ambulância passando, devido ao acesso para o BR-448, e vai melhorar o escoamento para os carros.”

O projeto inteiro da Perimetral Oeste conta com uma extensão de 8,2 km, paralela à BR-448. Os bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia e Mathias Velho estão diretamente envolvidos e poderão ser cruzados de norte a sul em 15 minutos. Os custos estimados da obra giram em torno de R$ 136,5 milhões, incluindo os valores corrigidos dos trechos concluídos.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm