Conecte-se conosco

header-top








 

28/03/2024
 

Política

Série ” O que seu vereador anda fazendo…”

Redação

Publicado

em

Vereador Alexandre Gonçalves (PPS)
Timoneiro: O que já realizou durante o seu mandato?

Vereador Alexandre Gonçalves: Com intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores do bairro Niterói, o qual vivo, em 2013 criei o Espaço Social e Cultural, que mantenho até hoje. Lá são ofertados cursos de dança, ginastica, tricô, crochê, capoeira, ballet, pilates, jiu jitsu, alfabetização de adultos, curso profissionalizante de depilação e outros, e claro, todas as atividades são gratuitas. Desde o início mantenho o Vereador na Rua, onde visito bairros afim de conhecer a demanda de cada local e tornar o mais acessível possível a interação dos munícipes com o meu mandato. Primo pela inclusão e tenho concentrado esforços nessa área. Tenho protocolado 07 projetos que beneficiam autistas e nesse ano conquistamos o Ambulatório de Diagnóstico Precoce do Autismo, porém ainda há muito a avançar. Destaco ainda, a luta pela regularização dos exames, cirurgias e consultas através do Projeto Corujão da Saúde (em tramitação na câmara), que prevê a compra de vagas na rede privada em horários alternativos. Na área da segurança, trouxe em 2017 uma emenda de R$360 mil para investimento em armamento e viaturas. Fui Presidente da Câmara ano passado, onde promovi as audiências públicas nos bairros, criei a Escola do Legislativo, implementei o sistema de TI e a votação eletrônica. Com essas ações além de promover maior agilidade e transparência, ainda economizamos R$3.5milhões de reais. Nestes 07 anos de mandato participei de todas as comissões. Presidi as comissões de Finanças e Orçamento, Comissão Saúde, Educação, Cultura, Transportes e Comissão para Acompanhar o Aumento Repentino do Preço do Combustível.


Timoneiro: Quais as principais demandas dos populares que procuram seu gabinete?

Alexandre: Atendemos todos os tipos de demandas em nosso gabinete, em que pese, pedidos de empregos aumentaram consideravelmente. Ajudamos a fazer currículos, inscrição no Banco de Oportunidades e outros sites que ofertam vagas de emprego. Demandas de acesso a saúde pública também são frequentes e por isso pensei no Projeto do Corujão da Saúde. Referente as demandas de segurança e transporte público, disponibilizamos a interação entre os munícipes e os agentes responsáveis através das Audiências Públicas. Como atuo veementemente na inclusão, demandas sobre o tema também são constantes no gabinete. Criei a Comissão de Inclusão na Rede Regular de Ensino do Município, com participação do Legislativo, Executivo e familiares. As reuniões são mensais.

Timoneiro: Das promessas de campanha, o que ainda falta ser realizado?
Alexandre: Não fiz promessas, apenas me comprometi em ser porta voz dos que me elegeram, afinal, contrariando o que muitos acreditam, vereadores possuem funções específicas e tem limitações. Meu mandato foi construído no dia a dia, conversando com as pessoas, ouvindo demandas, sugestões, críticas e pensando soluções.

Timoneiro: Pretende se candidatar na eleição de 2020?
Alexandre: Sim. Meu nome está sempre à disposição do partido. Fui o2º vereador mais votado na eleição de 2016, sinal de que estamos no rumo certo. De que nosso trabalho vem sendo realizado com seriedade e isso percebido por nossos eleitores. Não quero parar, acredito que estou mais experiente e tenho muito a contribuir com o município. Quero continuar fazendo o que é certo.

Continuar a ler

Política

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, questiona e critica atual gestão municipal sobre déficit orçamentário

Redação

Publicado

em

Ex-secretário da Fazenda de Canoas, João Portela, Discute Déficit Orçamentário em Sessão da Câmara - Foto: Bruna Ourique

Na Câmara Municipal de Canoas, um grande expediente proposto pelos vereadores debateu as finanças da cidade. O ex-secretário da Fazenda, João Portela, foi convidado a participar do tema do déficit orçamentário, que tem sido amplamente discutido pela atual administração municipal.

Portela detalhou seu histórico de gestão, abrangendo períodos críticos da administração financeira de Canoas. Ele compartilhou insights sobre as várias fases da economia municipal, incluindo os anos de 2007-08, 2019-20, 2021-22 e seu recente retorno em 2023.

Durante a sessão, Portela abordou tópicos como a contabilidade pública, dívida consolidada, e a gestão fiscal e enfatizou a necessidade de transparência e responsabilidade na administração dos recursos públicos.

‘Desajustes e alertas’

O ex-secretário alertou sobre os desajustes financeiros previstos, resultantes da queda na arrecadação e do aumento das despesas, criticando a gestão atual pela demora em reconhecer e abordar esses problemas.

Ele detalhou como o déficit mensal de Canoas, oscilando entre 30 a 40 milhões, foi mascarado por decisões administrativas que levaram a uma dívida acumulada considerável.

Portela discutiu as estratégias utilizadas para cobrir o déficit, mencionando medidas como receitas extraordinárias e privatizações. Ele projetou um cenário desafiador até novembro de 2024, sublinhando a importância de um planejamento financeiro eficaz para mitigar futuras crises.

Críticas e Perspectivas

O ex-secretário criticou a atual gestão financeira de Canoas por sua abordagem tardia e ineficiente, oferecendo soluções para a crise financeira, que incluem tanto a busca por receitas extraordinárias quanto a redução de despesas.

Continuar a ler

Política

Partido de Busato divulga nota confirmando saída do novo bloco político de Canoas

Redação

Publicado

em

Partido de Busato confirma saída do novo bloco político de Canoas

Após umas série de reuniões amplamente divulgadas pela mídia, o novo bloco político que está se encontrando para formar nominatas para as eleições municipais deste ano em Canoas, um dos partidos anuncia sua retirada.

Na tarde da segunda-feira, 18, uma nota assinada por Sérgio Ricardo Spiercart (Côca), presidente em exercício do União Brasil em Canoas, partido do ex-prefeito Luiz Carlos Busato, confirmou o que vinha sendo especulado nas redes sociais.

Confira na íntegra:

Nota do União Brasil

“Em função de recentes informações que circulam na imprensa sobre os rumos do União Brasil em Canoas, a bem da verdade, trazemos alguns esclarecimentos.

O União Brasil manifesta sua preocupação com a maior crise institucional da história de Canoas, a qual, de uma forma ou outra, afeta a continuidade e a qualidade de obras e serviços essenciais para a população.

Diante deste cenário, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, união e paz como pilares fundamentais para a superação dessas dificuldades.

Foi com base nesses valores, agregando a sua liderança, experiência política e também de gestão, que o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato, representante eleito pelo União Brasil, foi chamado para dialogar com uma frente de partidos em Canoas, com objetivo de buscar discutir o futuro da cidade.

Diante desse embate contínuo da atual gestão, por vezes somos confundidos como partícipes dessa disputa.

Portanto, nesse sentido, reiteramos aqui o desejo de conciliação e paz para o bem da cidade, mas tomamos a decisão da saída das discussões da frente recém-criada.

Seguimos um caminho de independência e desejamos a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais. É somente com união e comprometimento que poderemos retomar o rumo de Canoas e superar as dificuldades enfrentadas. Não é hora ainda de discutir quem será o próximo prefeito ou prefeita, a prioridade é a cidade, que precisa urgentemente de soluções.

O União Brasil permanecerá firme em sua missão de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar e progresso de nossa querida cidade”.

Continuar a ler

Política

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos

Redação

Publicado

em

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos - Foto: Alisson Moura

A terceira reunião do novo bloco político de Canoas, que conta com a participação de 12 partidos, aconteceu nesta segunda-feira, 18, e as lideranças focaram na formação das nominatas, com objetivo de que que todas as agremiações possam eleger o maior número de vereadoras e vereadores pleito deste ano.

Novo encontro

De acordo com a nota enviada pelo bloco, a partir do próximo encontro, programado para 8 de abril, os partidos irão iniciar a segunda fase, ‘com um cronograma de discussão para a formulação conjunta de um projeto de cidade, que busque o desenvolvimento social e econômico de Canoas’.

Presentes

Estiveram presentes neste terceiro encontro os presidentes do PSD, Celso Pitol; do Republicanos, vereador Pastor Duarte; do PDT, vereador Alexandre Gonçalves; do PT, Vitor Labes; do PV, vereador Cris Moraes; do PC do B, Fábio Leivas; do Podemos, Mauri Grando; do Avante, Mário Cardoso; do Solidariedade, Alexandre Garcia Martins; do Agir, Pastor Éverton Soares, e do PSB, Diego Santa Helena.

Também participaram os vereadores Emilio Neto, Linck, Dr. Laércio, Patricio, Bamberg, Jefferson Otto, Patteta e a Vereadora Maria Eunice. A reunião ainda contou com a ex-vice-prefeita, professora Beth Colombo, e o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge, bem como os advogados especializados em Direito Eleitoral, Dr. Roger Fischer e Dr. Rafael Morgental, que analisaram as principais inovações na legislação para as eleições de 2024.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm