Conferência Municipal de Saúde de Canoas ocorre no sábado, 6

Pré-Conferência de Saúde do Quadrante Noroeste reuniu população na EMEF Thiago Würth

A VII Conferência Municipal de Saúde de Canoas será realizada no próximo sábado (6), no Salão de Atos da Universidade La Salle, no Centro. Com o tema “Democracia e Saúde – saúde como direito de todos e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, a conferência vai reunir membros da comunidade, gestores públicos, movimentos sociais e servidores da área. A organização do evento é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a Lei Federal nº 8142/90, a Conferência Nacional de Saúde deve ser realizada a cada quatro anos, sendo necessária a realização de etapas municipais no terceiro ano de governo local. Essas mobilizações são fundamentais para que a comunidade possa exercer o seu direito de cidadania, previsto na Constituição Federal, de modo que participe ativamente das discussões em torno da saúde pública.
Para o secretário da Saúde de Canoas, Fernando Ritter, esse é o momento da comunidade avaliar a situação da saúde no município. “As conferências servem para que possamos propor diretrizes para a área da saúde. Com viés democrático, de participação popular, elas têm vistas à elaboração de políticas públicas voltadas às necessidades da nossa cidade”, destaca.
Durante todo o mês de março, a Secretaria realizou as pré-conferências de saúde, organizadas por quadrantes. No último sábado (30), a Pré-Conferência do Quadrante Noroeste fechou o calendário, e reuniu cerca de 40 pessoas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Thiago Würth, no bairro Mathias Velho. A presença confirmada nas pré-conferências é requisito para a participação na Conferência Municipal. Serão tratados temas dentro de quatro eixos temáticos: saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Gestão que unifique o SUS.
Paralelamente, a SMS realiza a VII Conferencinha de Saúde, a fim de envolver também as crianças nos debates sobre saúde pública. No sábado, serão eleitos os delegados que participarão das conferências estadual e nacional, sendo a 8° Conferência Estadual de Saúde realizada entre 24 e 26 de maio, em Porto Alegre, e a 16ª Conferência Nacional de Saúde entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.
Confira a programação da Conferência Municipal de Saúde:
8h – Credenciamento
9h – Mesa de abertura
10h – Coffee break
10h20 – Palestra de apresentação do tema “Democracia e Saúde”
11h20 – Divisão de salas por eixo e orientações
12h – Almoço
13h30 – Salas de discussão de grupos por eixo
15h30 – Coffee break
16h – Votação das propostas
17h – Reunião e eleição dos delegados
18h – Encerramento