Conecte-se conosco

header-top


 






 

18/04/2025
 

Comunidade

Após seis anos, Presídio Canoas I é inaugurado

Segundo secretário estadual de segurança pública , Wantuir Jacini, restante do Complexo será inaugurado no final deste ano

Avatar

Publicado

em

Autoridades assinam abertura do novo presídio. Foto: Bruno Lara/OT

Autoridades assinam abertura do novo presídio. Foto: Bruno Lara/OT

Texto e fotos: Bruno Lara

 

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 1º de março, a Penitenciária Estadual de Canoas I (PECAN I), primeiro módulo dos quatro que compõe o Complexo prisional situado no bairro Guajuviras, foi inaugurada pelo governador do estado, José Ivo Sartori (PMDB) e pelo prefeito Jairo Jorge (PT).

A estrutura deve abrigar 393 apenados de regime fechado, sendo que ao menos 17 destes, trabalhadores laborais, já residiam no local na hora da inauguração oficial dos mais de 5,3 mil metros quadrados que ampara três galerias idênticas, com 16 celas, todas com oito detentos cada. O restante deve ocupar seus lugares ainda nesta tarde, em comboios que carregam de 10 a 15 detentos por vez. Todos eles, segundo prometem as autoridades, serão de baixa periculosidade e passaram por uma triagem da Susepe e da Vara de Execuções Penais para que não pertençam a facções criminosas. Uma obra orçada em quase R$ 18 milhões com quase três anos de obras e seis de tratativas entre os governos.

 

São 16 celas, cada uma com oito apenados cada. Foto: Bruno Lara/OT

São 16 celas, cada uma com oito apenados cada. Foto: Bruno Lara/OT

 

Segundo Wantuir Jacini, secretario estadual de segurança pública foram mais de 10 reuniões entre o município e o estado para que se chegasse a entrega do módulo, em uma cooperação entre as duas instâncias de governo. “Essa política foi elaborada pela então governadora Yeda Crusious e pelo prefeito Jairo Jorge, que não só concordou com o projeto como doou a área”, afirmou. Abrindo os trabalhos, Jacini foi o responsável para expor que, para a inauguração do restante dos módulos, ainda falta o cerceamento da grade do complexo, as ligações internas, o bombeamento de água e esgoto, além dos bloqueadores de celular. Para ele, no “final do ano para o início do ano que vem, paulatinamente” a estrutura poderá estar inteira em funcionamento.

Secretario Wantuir Jacini discursa na inauguração do Presídio Estadual Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

Secretario Wantuir Jacini discursa na inauguração do Presídio Estadual Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

 

Apostando na família

Em seu discurso, Sartori comentou sobre a crise na segurança pública no Rio Grande do Sul e salientou que o governo não está medindo esforços para a busca da solução do problema. Ele acredita que são vários os fatores que levam a criminalidade, o que os torna mais difícil de combater. “Poderíamos falar da desagregação da família, da crise de valores, do desemprego que, nos momentos de dificuldade, se acentua a esse processo, da violência, da falta de perspectiva, em muitas ocasiões, para a nossa juventude, do consumo de drogas e de inúmeras causas que estão na raiz da criminalidade. Na verdade, quando uma casa prisional se ergue é porque, antes disso, uma casa familiar sucumbiu”, discursa.

Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a violência é uma questão de todos. “A violência não é apenas um problema dos nossos bravos policiais. Sua superação exige a mobilização e a união de toda a sociedade e de todas as áreas do poder público. Não podemos nos paralisar diante do medo. É preciso agir”, pediu.

Governador José Ivo Sartori fala na inauguração da Penitenciária Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

Governador José Ivo Sartori fala na inauguração da Penitenciária Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

 

Posto avançado do crime

Segundo o Chefe do Executivo Municipal foi a atual administração quem ofertou a área para a governadora Yeda Crusius (PSDB). “Em abril de 2009 eu fui procurar a governadora Yeda para oferecer ao estado do Rio Grande do Sul uma área de 50 hectares, em Canoas, para a construção de um novo modelo de presídio. Nossa proposta era transformar esses prédios em espaços de ressocialização baseados no trabalho e no estudo. Queríamos também um novo tipo de gestão, as Parcerias Público Privadas (PPPs). A tradição dos prefeitos era rejeitar presídios. Neste ato ousado, propus a governadora um novo caminho. Esse projeto poderia gerar mais desenvolvimento, mais qualidade de vida, mais segurança para os canoenses”, explicou.

Jairo alfinetou, em seu discurso, a falta da aquisição do bloqueador de celulares por parte do estado. “Firmamos, desde 2009, o compromisso de implantação de bloqueadores de celulares para impedir que o presídio se transforme em um posto avançado do crime”, disse. Também afirmou que a parceria entre município e estado auxiliará na administração da quantidade de detentos na estrutura. “Por decreto, em 2014, foi criada a gestão compartilhada entre a Prefeitura e o Estado que será uma experiência inovadora. Através dessa parceria vamos impedir a superlotação. Não queremos que este complexo se torne, no futuro, um novo Carandiru”, conclui agradeço ao governador Sartori “por seu diálogo e respeito”, embora anteriormente tivesse criticado o pemedebista, justamente por falta de diálogo.

Prefeito Jairo Jorge na inauguração do Presídio Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

Prefeito Jairo Jorge na inauguração do Presídio Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

Bairro não queria

Os moradores do mais populoso bairro canoense, o Guajuviras, reclamam da nova instalação. Para eles, a obra foi construída sem questionar a vontade dos moradores que agora tem como vizinhos pessoas que não confiam e temem. Presente na inauguração, o vereador Francisco da Mensagem (PSB), morador do bairro, falou sobre a necessidade da instalação. “O grande desafio que nós encontramos é que hoje as pessoas reclamam da falta de local para prender aqueles que cometem crimes. O que acontece é que, se hoje as cidades absorvessem seus presos, se cada cidade fosse responsabilizada por aqueles que cometem delitos, não teria esse caos na segurança pública que a gente vivencia hoje. Falta de espaço por que nenhuma cidade quer construir presídios, mas quer que os caras fiquem presos. Esse é o grande viés que eu vejo não questão do presídio. É importante e necessário”, opina.

 

Veja fotos:

Comunidade

Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre

Redação

Publicado

em

Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre

Será inaugurado nesta terça-feira, 15, o Espaço Palestino, que pretende ser a casa dos lutadores e apoiadores do povo palestino em Porto Alegre.

O Espaço Palestino está localizado no Centro Histórico da capital gaúcha e o evento de inauguração está marcado para as 18h30. Ele é uma iniciativa do vereador Pedro Ruas (PSOL).

“Diante do genocídio sofrido pelo povo palestino, que continua neste exato momento, nosso papel é se manifestar em cada lugar onde estivermos, e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, diz o vereador. “Após a vitória de Donald Trump nos EUA, tornou-se ainda mais importante que, no mundo todo, nos parlamentos, nas universidades, nos sindicatos, nos manifestemos em solidariedade ao sofrimento e à tragédia do povo palestino.”

Na ocasião, haverá também a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Brasil-Palestina, outra iniciativa de Ruas na Câmara Municipal. Ela é a primeira frente destinada à integração dos parlamentares brasileiros com a Palestina criada em Porto Alegre, mas já está influenciando outras iniciativas análogas em outras cidades do Rio Grande do Sul.

Como parte do grande evento de inauguração do Espaço Palestino, Ruas também entregará à Fepal um quadro com a fotografia (foto acima) em tamanho ampliado de seu encontro com o líder histórico da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat. A foto foi tirada quando da viagem de Ruas a Lisboa, em 2000, representando Leonel Brizola, que não pôde comparecer devido a uma cirurgia.

“Minha ligação com a Causa Palestina é muito antiga e minha amizade sempre foi muito intensa e verdadeira”, conta o vereador, que está em seu 8° mandato. “Sempre fui muito ligado aos palestinos, há mais de 35 anos, e foi uma grande honra poder encontrar pessoalmente o comandante Arafat.”

O evento de inauguração do Espaço Palestino é aberto ao público e o próprio Espaço, em si, também estará disponível para as organizações e movimentos populares que queiram realizar atividades em apoio ao povo palestino em Porto Alegre.

Serviço

  • O quê? Inauguração do Espaço Palestino e instalação da Frente Brasil-Palestina da Câmara de Porto Alegre
  • Quando? Terça (15), às 18h30
  • Onde? Espaço Palestino (Av. Borges de Medeiros, 328 sala 74 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Continuar a ler

Comunidade

Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório

Redação

Publicado

em

Homens que completarão 18 anos recebem orientação sobre alistamento militar obrigatório

Desde o início do mês de abril, homens que completarão 18 anos em 2025, contam com atendimento e orientação sobre o alistamento militar obrigatório, diretamente na Diretoria da Família e Juventude, da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão.

A Diretoria já realizava atendimentos aos jovens com criação de currículos e emissão de título de eleitor. Com mais esse serviço, os jovens interessados podem se direcionar à Secretaria, na Rua Fioravante Milanêz, 256, sala 501.

Os atendimentos ocorrem toda terça-feira e quinta-feira, das 9 às 17 horas, e os interessados devem levar Documento de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento e possuir uma conta no Gov.br.

Continuar a ler

Comunidade

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

Redação

Publicado

em

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças, está com inscrições abertas para diversas atividades voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas. A programação inclui aulas de ginástica, pilates, inclusão digital, coral, entre outras, todas oferecidas gratuitamente.

Com uma rotina diária de atividades, o espaço busca proporcionar um envelhecimento ativo e saudável. A chefe de unidade do CCI, da Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão, Camila Ferreira, destaca que “o objetivo é ampliar a participação da comunidade idosa, queremos que os idosos estejam ativos, integrados e protegidos. Nós dizemos que o curso de inclusão digital é de inclusão social também, eles têm dificuldade às vezes de pegar um Uber, querem explorar mais as ferramentas do WhatsApp, a intenção é mostrar que eles também podem continuar aprendendo”.

A professora Jenifer Cavalhero, que atua no local há dois anos, enfatiza os benefícios das aulas, “eles melhoram a qualidade de vida e conquistam autonomia, e mais do que isso: convivem, se divertem e criam vínculos. A cada dois meses fazemos confraternizações que são muito importantes para o bem-estar do grupo”.

Entre os participantes, a alegria em fazer parte das atividades é evidente. Nélia Flores, de 63 anos, aluna de ginástica e pilates, diz que o espaço é um refúgio para a alma, “a dança liberta, traz saúde mental. Aqui somos tratados com carinho, principalmente depois da enchente. Canoas é vitoriosa e a gente também precisa se sentir assim”.

José Carvalho do Nascimento participa do curso de inclusão digital e relata a importância da inclusão tecnológica, “se a gente não acompanhar, fica pra trás. Aqui eu aprendo, faço amizades e isso faz bem pro ser humano.” Já dona Luisa Pereira, de 83 anos, é enfática: “Conviver com pessoas é a melhor coisa que existe. Eu adoro estar aqui”.

Confira a programação completa do CCI:

  • Aula de ginástica: segundas e quartas, das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: segundas e quartas, das 9h30 às 10h30
  • Ginástica do cérebro: terças, das 14h30 às 15h30 (a partir de 22/04)
  • Tricô e crochê: quartas, das 14h às 15h (a partir de 23/04)
  • Coral Vozes da Sabedoria: quartas, das 15h30 às 16h30
  • Inclusão digital: quintas, das 14h30 às 15h30 (a partir de 24/04)

As aulas são realizadas na sede do CCI, localizada na Rua Clemente Pinto, 92. Para mais informações ou para se inscrever, os interessados podem ir até o local ou entrar em contato pelo telefone (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques