Conecte-se conosco

header-top


 






 

07/12/2024
 

Comunidade

Após seis anos, Presídio Canoas I é inaugurado

Segundo secretário estadual de segurança pública , Wantuir Jacini, restante do Complexo será inaugurado no final deste ano

Avatar

Publicado

em

Autoridades assinam abertura do novo presídio. Foto: Bruno Lara/OT

Autoridades assinam abertura do novo presídio. Foto: Bruno Lara/OT

Texto e fotos: Bruno Lara

 

Por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira, 1º de março, a Penitenciária Estadual de Canoas I (PECAN I), primeiro módulo dos quatro que compõe o Complexo prisional situado no bairro Guajuviras, foi inaugurada pelo governador do estado, José Ivo Sartori (PMDB) e pelo prefeito Jairo Jorge (PT).

A estrutura deve abrigar 393 apenados de regime fechado, sendo que ao menos 17 destes, trabalhadores laborais, já residiam no local na hora da inauguração oficial dos mais de 5,3 mil metros quadrados que ampara três galerias idênticas, com 16 celas, todas com oito detentos cada. O restante deve ocupar seus lugares ainda nesta tarde, em comboios que carregam de 10 a 15 detentos por vez. Todos eles, segundo prometem as autoridades, serão de baixa periculosidade e passaram por uma triagem da Susepe e da Vara de Execuções Penais para que não pertençam a facções criminosas. Uma obra orçada em quase R$ 18 milhões com quase três anos de obras e seis de tratativas entre os governos.

 

São 16 celas, cada uma com oito apenados cada. Foto: Bruno Lara/OT

São 16 celas, cada uma com oito apenados cada. Foto: Bruno Lara/OT

 

Segundo Wantuir Jacini, secretario estadual de segurança pública foram mais de 10 reuniões entre o município e o estado para que se chegasse a entrega do módulo, em uma cooperação entre as duas instâncias de governo. “Essa política foi elaborada pela então governadora Yeda Crusious e pelo prefeito Jairo Jorge, que não só concordou com o projeto como doou a área”, afirmou. Abrindo os trabalhos, Jacini foi o responsável para expor que, para a inauguração do restante dos módulos, ainda falta o cerceamento da grade do complexo, as ligações internas, o bombeamento de água e esgoto, além dos bloqueadores de celular. Para ele, no “final do ano para o início do ano que vem, paulatinamente” a estrutura poderá estar inteira em funcionamento.

Secretario Wantuir Jacini discursa na inauguração do Presídio Estadual Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

Secretario Wantuir Jacini discursa na inauguração do Presídio Estadual Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

 

Apostando na família

Em seu discurso, Sartori comentou sobre a crise na segurança pública no Rio Grande do Sul e salientou que o governo não está medindo esforços para a busca da solução do problema. Ele acredita que são vários os fatores que levam a criminalidade, o que os torna mais difícil de combater. “Poderíamos falar da desagregação da família, da crise de valores, do desemprego que, nos momentos de dificuldade, se acentua a esse processo, da violência, da falta de perspectiva, em muitas ocasiões, para a nossa juventude, do consumo de drogas e de inúmeras causas que estão na raiz da criminalidade. Na verdade, quando uma casa prisional se ergue é porque, antes disso, uma casa familiar sucumbiu”, discursa.

Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a violência é uma questão de todos. “A violência não é apenas um problema dos nossos bravos policiais. Sua superação exige a mobilização e a união de toda a sociedade e de todas as áreas do poder público. Não podemos nos paralisar diante do medo. É preciso agir”, pediu.

Governador José Ivo Sartori fala na inauguração da Penitenciária Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

Governador José Ivo Sartori fala na inauguração da Penitenciária Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

 

Posto avançado do crime

Segundo o Chefe do Executivo Municipal foi a atual administração quem ofertou a área para a governadora Yeda Crusius (PSDB). “Em abril de 2009 eu fui procurar a governadora Yeda para oferecer ao estado do Rio Grande do Sul uma área de 50 hectares, em Canoas, para a construção de um novo modelo de presídio. Nossa proposta era transformar esses prédios em espaços de ressocialização baseados no trabalho e no estudo. Queríamos também um novo tipo de gestão, as Parcerias Público Privadas (PPPs). A tradição dos prefeitos era rejeitar presídios. Neste ato ousado, propus a governadora um novo caminho. Esse projeto poderia gerar mais desenvolvimento, mais qualidade de vida, mais segurança para os canoenses”, explicou.

Jairo alfinetou, em seu discurso, a falta da aquisição do bloqueador de celulares por parte do estado. “Firmamos, desde 2009, o compromisso de implantação de bloqueadores de celulares para impedir que o presídio se transforme em um posto avançado do crime”, disse. Também afirmou que a parceria entre município e estado auxiliará na administração da quantidade de detentos na estrutura. “Por decreto, em 2014, foi criada a gestão compartilhada entre a Prefeitura e o Estado que será uma experiência inovadora. Através dessa parceria vamos impedir a superlotação. Não queremos que este complexo se torne, no futuro, um novo Carandiru”, conclui agradeço ao governador Sartori “por seu diálogo e respeito”, embora anteriormente tivesse criticado o pemedebista, justamente por falta de diálogo.

Prefeito Jairo Jorge na inauguração do Presídio Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

Prefeito Jairo Jorge na inauguração do Presídio Canoas I. Foto: Bruno Lara/OT

Bairro não queria

Os moradores do mais populoso bairro canoense, o Guajuviras, reclamam da nova instalação. Para eles, a obra foi construída sem questionar a vontade dos moradores que agora tem como vizinhos pessoas que não confiam e temem. Presente na inauguração, o vereador Francisco da Mensagem (PSB), morador do bairro, falou sobre a necessidade da instalação. “O grande desafio que nós encontramos é que hoje as pessoas reclamam da falta de local para prender aqueles que cometem crimes. O que acontece é que, se hoje as cidades absorvessem seus presos, se cada cidade fosse responsabilizada por aqueles que cometem delitos, não teria esse caos na segurança pública que a gente vivencia hoje. Falta de espaço por que nenhuma cidade quer construir presídios, mas quer que os caras fiquem presos. Esse é o grande viés que eu vejo não questão do presídio. É importante e necessário”, opina.

 

Veja fotos:

Comunidade

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista de selecionados remanescentes para retirada de geladeiras do Programa Canoas Volta pra Casa é divulgada

Na segunda-feira, 2, foi divulgada pela Prefeitura de Canoas a relação dos selecionados remanescentes e que ainda não retiraram a geladeira do Programa Canoas Volta pra Casa. A listagem foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o Escritório de Projetos, o eletrodoméstico pode ser retirado, em uma última oportunidade, nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, no horário das 9h às 16h, no depósito junto ao Senai (Rua Napoleão Laureano, 11, Centro).

Confira a listagem:

Canoas Volta Pra Casa – Listagem 02122024

Continuar a ler

Comunidade

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Redação

Publicado

em

Eleitores canoenses podem votar na Consulta Popular – Reconstrução RS até sexta-feira, 6

Os eleitores de Canoas já podem votar nas prioridades regionais para a Consulta Popular – Reconstrução RS, que começou nesta segunda-feira, 2, e segue até as 23h59 de sexta-feira, 6. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento do Estado.

Além da internet e na Coordenadoria da Pessoa Idosa (Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças), os cidadãos poderão usar o WhatsApp, através do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.

Como participar

Para participar da votação pelo site, é preciso acessar o portal da Consulta Popular, informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada.

Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém as ações.

Consinos

O Corede do Vale do Sinos (Consinos) terá R$ 2.042.857,14 para serem aplicados em projetos de desenvolvimento regional eleitos pela comunidade.

O Consinos é formado por 14 municípios do Vale do Sinos: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Continuar a ler

Comunidade

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Servidora canoense receberá homenagem póstuma no CAD Mathias Velho

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, prestará uma homenagem póstuma a servidora do Centro de Acesso a Direitos (CAD), Elisandra Jaqueline dos Passos. Falecida em agosto deste ano, Elisandra será lembrada com a instalação de uma placa que dará nome a uma das salas do CAD Mathias Velho.

Um ato está programado para o dia 3 de dezembro, na unidade onde ela trabalhava como agente de ação social ao longo de oito anos. A denominação da estrutura teve o aval da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e será chancelada por meio de decreto a ser assinado pelo prefeito Jairo Jorge. Responsável pela contratação da servidora à época, a Fundação La Salle se junta a homenagem.

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Jaqueline dos Passos

Nascida no dia 27 de dezembro de 1973, Jaqueline dos Passos faleceu em decorrência de parada cardíaca, aos 50 anos, no período em que lutava contra um câncer no estômago.

Moradora do bairro Mathias Velho, ela era mãe de duas filhas. A profissional passou a integrar o quadro de colaboradoras da Segurança Pública de Canoas, como agente de ação social, a partir da Casa da Cidadania, em  2016.

A partir de contrato com a Fundação La Salle, Jaqueline permaneceu nos projetos do sistema integral de prevenção à violência de Canoas, passando pelo Centro de Prevenção às Violências e pelo Centro de Acesso a Direitos até o seu falecimento, em 22 de agosto de 2024.

Segundo relatos de colegas e amigos, Elisandra era engajada pelas causas sociais, amava atuar na prevenção às violências, em especial com adolescentes e jovens que o CAD atende. Ainda tinha uma atuação ímpar nas visitas domiciliares e nas buscas ativas, trabalho que executava com maestria.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm