Enchente 2024 Canoas
Vereadores aprovam criação de Fundo de Proteção e contratações temporárias em Canoas
A Câmara de Vereadores de Canoas convocou os representantes legislativos para duas sessões extraordinárias na manhã sexta-feira, 17. Os dois projetos aprovados preveem ações para enfrentamento imediato, reparos em estruturas causados pela enchente e ações de longo prazo para prevenção e proteção das populações em áreas de risco.
Fundo de Proteção
O primeiro projeto institui o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil (FUMPDEC). A proposta, encaminhada pelo prefeito Jairo Jorge, tem o objetivo de centralizar e gerenciar recursos destinados à Defesa Civil e ao Escritório de Resiliência Climática do município.
O fundo será constituído por fontes de recursos como dotações orçamentárias anuais e créditos adicionais; transferências de recursos da União, do Estado ou de outros municípios; doações, auxílios, contribuições e subvenções de entidades nacionais e internacionais; recursos de empréstimos externos e internos; partes da arrecadação de receitas próprias vindas de atividades econômicas e prestação de serviços; e a remuneração decorrente de aplicações financeiras da prefeitura.
De acordo com o texto, recursos do FUMPDEC devem ser utilizados para ações como:
- Elaboração de planos de defesa civil, de contingência e de operações
- Estudos sobre ameaças, vulnerabilidades e riscos
- Elaboração de mapas de risco e de recursos institucionais
- Implantação de sistemas de informação e monitoramento em defesa civil
- Ações de prevenção, treinamento e educação
- Capacitação de recursos humanos, incluindo voluntários e núcleos comunitários
- Cadastramento de áreas e populações em situação de risco
- Campanhas de conscientização, cartilhas e palestras
- Organização de postos de comando e abrigos
- Aquisição de bens de consumo e capital para ações de socorro e assistência
- Pagamento de serviços, execução de obras ou fornecimento de bens em situações de emergência e calamidade pública
- Pagamento de servidores públicos ou contratados por prazo determinado para atender situações de emergência e calamidade pública
- Despesas com aquisição de uniformes e equipamentos de proteção individual e de trabalho
- Custear ações de prevenção em áreas de risco de desastre
A proposta prevê controle contábil do FUMPDEC de forma semestral, com balancetes que demonstrem a movimentação dos recursos. Ao final de cada exercício, o novo órgão prestaria contas ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS).
O fundo entra em vigor assim que a lei for sancionada. O texto aponta que os recursos do fundo não poderão ser contingenciados, exceto em casos de emergência ou calamidade pública, e serão depositados em conta corrente específica. É previsto também que os bens adquiridos com recursos do FUMPDEC serão incorporados ao patrimônio municipal.
Contratações temporárias
A segunda proposta aprovada nesta sexta é a que autoriza a contratação temporária de até 150 operários. A medida visa atender ao Estado de Calamidade Pública decretado pelo prefeito Jairo Jorge no dia 6 de maio.
A enchente atingiu 60% do território municipal, o que inundou cerca de 80 mil residências e deslocou 180 mil pessoas. Dados mais recentes apontam que ainda há quase 100 mil pessoas fora de suas casas na cidade. São cerca de 20 mil abrigadas em mais de 80 abrigos fornecidos pela Prefeitura, enquanto outras 77 mil se encontram em 7.648 abrigos voluntários.
Os operários que poderão ser contratados quando o projeto entrar em vigor terão regime de trabalho de 40 horas semanais. Essas contratações serão feitas por um período inicial de três meses, podendo ser prorrogadas por mais três meses, conforme a necessidade.
O recrutamento será realizado através de um processo seletivo simplificado. No momento da contratação, os candidatos deverão comprovar formação profissional adequada e atender às condições gerais para o exercício de função pública. Eles terão os seguintes benefícios:
- Auxílio transporte
- Décimo terceiro salário proporcional ao tempo de contratação
- Férias anuais acrescidas de 1/3, proporcionais ao tempo de contratação
- Jornada de trabalho de até 44 horas semanais
- Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos
- Remuneração de horas extras com adicional de 50%
- Licença maternidade, paternidade e afastamentos por luto, conforme a CLT
- Vinculação ao regime geral de previdência
O regime de trabalho poderá ser diurno, noturno, em turnos, plantões, incluindo feriados e finais de semana, conforme definido no ato da inscrição ou em cada contrato individual.
A remuneração dos contratados será equivalente à dos cargos públicos com funções similares. Na ausência de um cargo equivalente, será aplicado o piso salarial básico da categoria profissional correspondente ou, na falta deste, os valores de mercado para a atividade.
Enchente 2024 Canoas
Prefeitura de Canoas prorroga estado de calamidade pública até 10 de março de 2025
Na segunda-feira, 23, a Prefeitura de Canoas publicou no Diário Oficial do Município o decreto 541/2024, que prorroga o Estado de Calamidade Pública até o dia 10 de março de 2025. O texto, assinado pelo prefeito Jairo Jorge, determina a extensão da vigência do Decreto 176, de 6 de maio de 2024.
A decisão tem como base o Decreto Legislativo Estadual nº 57.905, de 11 de dezembro, e visa dar continuidade às ações emergenciais e de recuperação necessárias para mitigar os danos causados pela maior enchente da história de Canoas.
A manutenção do decreto assinado é necessária, entre outros pontos, em função da intensidade dos eventos climáticos, da permanência dos efeitos decorrentes, com danos materiais, ambientais, humanitários, econômicos e sociais.
Enchente 2024 Canoas
Divulgada lista com mais de 889 beneficiários do Aluguel Social em Canoas
A Prefeitura de Canoas divulgou nesta quarta-feira, 18, a lista com o nome de mais 889 beneficiários do programa Aluguel Social, que destina R$ 1 mil por até 12 meses para quem aguarda os imóveis definitivos serem adquiridos ou construídos pelo governo federal.
A lista completa dos canoenses incluídos na ação pode ser conferida no Diário Oficial do Município (DOMC). Outras 1.069 pessoas já vêm recebendo o benefício, chegando a 1.958 o número de famílias contempladas na iniciativa, um aumento de 83% no número de contemplados.
Os abrigados nos Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs) ainda não estão nesta relação. O teto de pessoas que podem ser incluídas no programa é 2.500, sem abertura de novo prazo para inscrições.
Segundo o prefeito Jairo Jorge, o aumento do número de beneficiários reflete o impacto prolongado das enchentes e a necessidade de oferecer suporte às famílias que ainda enfrentam dificuldades para se restabelecer.
“Estamos ampliando o programa, prevendo também que moradores de áreas de risco, onde obras emergenciais como a construção de diques e casas de bombas estão em andamento, tenham prioridade, mesmo sem inscrição prévia. Também estendemos as inscrições para as famílias que estão nos Centros de Humanitários de Acolhimento (CHAs)”, informou o prefeito.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo da Silva, acrescentou que a Prefeitura recebeu a inscrição de mais de 15 mil famílias. Mais de mil já estão recebendo o benefício, e outras estão em processo de finalização de vistorias e apresentação de documentação.
Em função do estado de calamidade, a reconstrução da cidade, como as obras do sistema de proteção às cheias, demanda o reassentamento de algumas famílias, sendo necessário indicá-las a programas habitacionais futuros.
Benefício
As 542 vagas deverão ser preenchidas por pessoas que estejam nos CHAs, residam nas áreas dos diques e por demais inscritos da classificação geral.
O benefício é concedido mensalmente e pago via Pix, mediante apresentação de contrato de locação e recibos mensais. Caso os comprovantes não sejam entregues até o dia 10, o pagamento pode ser suspenso no mês seguinte. A iniciativa foi criada em junho deste ano para atender às vítimas das enchentes.
Confira a lista dos novos contemplados no Aluguel Social
Enchente 2024 Canoas
Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente
Na sessão realizada na quinta-feira, 12, a Câmara aprovou o projeto de lei que institui o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, a ser comemorado anualmente em 3 de maio. A iniciativa, em primeira hora de autoria do vereador Duarte, líder do Republicanos, iria ser votada na última quinta-feira, 12.
Por pedido dos demais legisladores, Duarte retirou o projeto e os vereadores reapresentaram, mas de forma conjunta, com a assinatura de todos. A lei busca reconhecer o papel fundamental dos voluntários que atuaram durante a enchente histórica que atingiu o município e o estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Projeto de Lei
O projeto de lei aprovado pela Câmara estabelece que o dia 3 de maio será oficialmente o Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente, integrando o calendário oficial de Canoas.
A data tem como objetivo promover a valorização e o reconhecimento público do trabalho dos voluntários, destacando sua importância na superação da tragédia.
Além disso, a lei autoriza a criação de um monumento em homenagem aos voluntários, eternizando suas contribuições, e prevê ações de divulgação oficial para dar visibilidade ao seu esforço e fomentar a cultura da solidariedade.
Um marco para a memória e o reconhecimento
Canoas foi a cidade mais afetada, percaptamente, pela tragédia, com mais de 80 mil moradias atingidas e diversas áreas isoladas. Durante a crise, voluntários se mobilizaram para oferecer assistência aos desabrigados, utilizando todos os meios possíveis — terra, água e ar — para levar suprimentos, resgatar famílias e oferecer apoio emocional.
O projeto destacou a força coletiva que surgiu durante a tragédia.
“Esses heróis anônimos deixaram suas rotinas de lado para ajudar o próximo, enfrentando longas jornadas, usando recursos próprios e mobilizando redes de solidariedade. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente será uma forma de perpetuar essa memória e honrar aqueles que fizeram a diferença”, afirma a lei.
A justificativa ressaltou que o projeto é um reconhecimento às diversas formas de ajuda que surgiram durante a enchente, independentemente de religião, origem ou etnia.
“Canoas viu um verdadeiro ecossistema de solidariedade surgir. Cristãos, judeus, muçulmanos, brancos, negros e indígenas se uniram para ajudar. O Dia Municipal dos Heróis Voluntários da Enchente não celebra apenas a coragem, mas também a união em um momento de profunda dor”, declarou.
- Educação1 semana atrás
Confira lista de crianças convocadas para matrícula na etapa creche em Canoas
- Política1 semana atrás
Prefeito eleito, Airton Souza, está internado no Gracinha após complicações de procedimento cirúrgico
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Divulgada lista com mais de 889 beneficiários do Aluguel Social em Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Prefeito, vice-prefeito e os 21 vereadores eleitos em Canoas são diplomados
- Empresas & Negócios7 dias atrás
Havan anuncia loja em Canoas para o primeiro semestre de 2025
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente
- Tecnologia1 semana atrás
Carreta Digital capacita estudantes na área tecnológica em Canoas
- Transporte3 dias atrás
Prefeitura de Canoas prorroga contrato com a Sogal por mais um ano